30 de dezembro de 2014

Crítica: The Interview

Realizador: Evan Goldberg, Seth Rogen
Argumento: Dan Sterling, Seth Rogen, Evan Goldberg
Elenco: James Franco, Seth Rogen, Randall Park, Lizzy Caplan
Classificação IMDb: 6.6 | Metascore: 52 | RottenTomatoes: 51%
Classificação Barba Por Fazer: 66

    A coisa demorou mas o filme mais polémico do ano/ melhor golpe publicitário da história do cinema, finalmente teve luz verde. A comédia de Seth Rogen e Evan Goldberg, que criaram em 2013 'This is the End', com James Franco num dos principais papéis e Randall Parker encarregue de satirizar Kim Jong-un, o líder da Coreia do Norte.
    Verdade seja dita toda a polémica decorrente do ataque de hackers à SONY - que trouxe a público opiniões sobre actores, 4 filmes (Fury, Annie, Mr. Turner e Still Alice) e cujas ameaças originaram forte reacção a favor do filme - contribuiu para que o cinema e a política, dicotomia também explorada no filme, se confundissem. Barack Obama manifestou-se a favor do lançamento de 'The Interview' e aquele que era (e é) um filme a brincar tornou-se uma coisa séria, tendo por consequência uma onda de espectadores que se sentiram persuadidos a ver o filme. Afinal de contas, 'The Interview' tornou-se a bandeira da liberdade de expressão, o filme do povo e da liberdade. O filme do mundo.
    Mas vamos ao conteúdo. 'The Interview' tem no centro duas personagens: Dave Skylark (James Franco) e o produtor do seu programa, o talk-show Skylark Tonight, Aaron Rapoport (Seth Rogen). Skylark está habituado a entrevistar famosos - o filme inclui cameos com Eminem, Joseph Gordon-Levitt ou Rob Lowe - e por isso, em conjunto com Rapoport, definem que, na onda do 1.000.º episódio do programa, um objectivo interessante seria conseguir entrevistar Kim Jong-un (Randall Parker), líder da Coreia do Norte, mas um fã de Skylark Tonight. Até aqui tudo bem, mas depois envolve-se a CIA, com a agente Lacey (Lizzy Caplan, de Masters of Sex) no comando das operações, e a missão surge: com a "desculpa" da entrevista, Skylark e Rapoport devem envenenar Kim Jong-un com ricina (aquele momento em que os fãs de 'Breaking Bad' sentem uma súbita saudade).
    Não interessa contar mais mas interessa sim fazer um raio-X a este 'The Interview'. Seth Rogen e Evan Goldberg não inovaram no formato ('This is the End' teve muita estupidez junta, mas acaba por ser uma comédia superior a esta) mas podemos dizer que ousaram. E de que maneira. É sabido que a Coreia do Norte é um tópico sensível e a sátira é feita com Kim Jong-un, mas temos que ser crescidinhos e perceber que não está aqui em causa um patrocínio ao terrorismo ou uma carta branca para a guerra, é apenas um filme.
    'The Interview' é basicamente apenas mais uma comédia entre tantas, muito inferior por exemplo a 'The Grand Budapest Hotel', mas torna-se engraçado, se virmos bem a situação como ela é, o contra-senso que é por um lado toda a polémica e politiquice, e por outro aquilo que o filme é - o estúpido e imaturo humor a que Rogen já nos habituou, com alguns momentos para mais tarde recordar, uma suave piada machista (We are in 2014. Women are smart now), 'Firework' de Katy Perry e um cão a acrescentarem uma dose de fofice. Dá para rir um bocadinho, e normalmente com Seth Rogen e James Franco (na sua versão cómica) ou se gosta ou se odeia. Não vai ser nem de perto nem de longe a comédia mais marcante da vossa vida, e inclusive o hype que teve em plataformas como o IMDb prende-se apenas com o peso que 'The Interview' ganhou na agenda mediática. O filme esteve inclusive com 9.8 no IMDb, e daí para cá tem decrescido para valores mais realistas. Talvez a melhor forma de pôr um ponto final nisto seja citar o filme e, num linha repleta de poesia urbana, representar a postura de quem fez 'The Interview': They Hate Us Cuz They Ain't Us.

0 comentários:

Enviar um comentário