15 de dezembro de 2014

Sporting contra o Wolfsburgo na Liga Europa

Liga Europa - Se por um lado o Sporting escapou hoje ao possível destino de encontrar o Real Madrid nos oitavos da Champions e ser atropelado, a sorte dos leões não se arrastou para o sorteio da Liga Europa. Entre os possíveis adversários (de um lote de não-cabeças-de-série que até se poderia considerar mais forte que os cabeças-de-série) calhou o Wolfsburgo, 2.º classificado da liga alemã e uma das equipas em melhor momento de forma nesta temporada no panorama europeu. O sorteio da "piscina dos pequenos" ditou alguns jogos interessantes:

Wolfsburgo - Sporting

Ajax - Legia

Roma - Feyenoord

Villarreal - Red Bull Salzburg

PSV - Zenit

Liverpool - Besiktas

Tottenham - Fiorentina

Celtic - Inter

Guingamp - Dínamo Kiev
Trabzonspor - Nápoles
Young Boys - Everton
Torino - Athletic Bilbao
Sevilha - Borussia Mönchengladbach
Dnipro - Olympiacos
Anderlecht - Dínamo Moscovo
Aalborg - Club Brugge

Barba Por Fazer - Parece injusto se pensarmos que nestes dezasseis-avos-de-final há um Aalborg-Club Brugge e o Sporting terá no seu destino o Wolfsburgo. Os leões não são favoritos, mas pode acontecer que canalizem a vontade de fazer justiça na Alemanha, contra um primo do Schalke. O que é certo é que este Wolfsburgo está bastantes furos acima do Schalke 04, tem Kevin De Bruyne a realizar a melhor época da sua carreira, e conta ainda com craques como Ricardo Rodríguez, Perisic, Olic e Caligiuri. Quando Luiz Gustavo ou Aaron Hunt são figuras secundárias numa equipa percebe-se o seu potencial, contando o Wolfsburgo ainda com um bom guarda-redes (Benaglio), uma defesa segura onde Naldo faz mossa nas bolas paradas ofensivas, e há ainda Bendtner, um suplente talhado para defrontar equipas portuguesas. Será preciso o Sporting realizar 2 exibições como as que teve nos dois jogos com o Schalke, e esperar que desta vez não surjam factores extra-futebol.
    De resto há de tudo um pouco neste sorteio. O jogo menos interessante é mesmo o Aalborg - Club Brugge, mas há alguns jogos em que um lado tem claramente responsabilidade de seguir em frente. O sorteio foi bastante simpático para o Everton, equipas como o Dínamo Kiev, Roma e Ajax têm obrigação de seguir em frente, e há vários jogos que prometem. O detentor da Liga Europa, o Sevilha, vai encontrar o Borussia Mönchengladbach; Tottenham e Fiorentina medem forças, bem como PSV e Zenit (os russos são favoritos, embora Depay e companhia não tenham nada a perder). O Liverpool defronta o Besiktas onde joga Demba Ba, que marcou na temporada passada em Anfield após a fatídica escorregadela do capitão Steven Gerrard; e talvez o embate mais imprevisível de todos seja o Villarreal-Salzburgo. Os austríacos continuam a espalhar bom futebol, mesmo sem a doutrina de Schmidt, e com jogadores como Soriano, Alan e Kampl (Sabitzer está a aparecer, e há ainda o jovem Massimo Bruno) tudo pode acontecer. Do outro lado, o submarino amarelo tem-se apresentado bem, e Vietto está a ter uma boa 1.ª época de adaptação à Europa. Veremos que submarinos vão ao fundo, no final desta batalha naval da Liga Europa.

0 comentários:

Enviar um comentário