27 de dezembro de 2014

100 Melhores Personagens de Filmes - Nº 91



Filme: Training Day
Actor: Denzel Washington

por Tiago Moreira



    Senhoras e senhores, apresento-vos um dos maiores vilões do cinema: Alonzo Harris - interpretado por Denzel Washington, naquele que é o papel da sua vida até ao momento. Uma representação tão boa que lhe valeu o Oscar de melhor actor em 2002, levando a melhor sobre Russel Crowe, Sean Penn, Will Smith e Tom Wilkinson. Um filme realizado por Antoine Fuqua e escrito por David Ayer, "Training Day" conta a história de um polícia novato que tem como sonho entrar na equipa da polícia de narcóticos local. Para isso, tem que passar pelos ensinamentos da nossa personagem - Alonzo Harris. Contudo, desde bem cedo verifica que não será fácil. A película passa-se durante as primeiras 24 horas de treino de Jake Hoyt onde o consagrado detective Harris vai mostrando que não é aquilo que parece. Para sobreviver no meio do crime sem levantar suspeitas, Alonzo acaba por se transformar ele próprio num criminoso. Respeitando a analogia e considerando que os polícias são ovelhas, Alonzo não só se disfarçou de lobo, como também se tornou num. Contudo, Hoyt apenas quer lutar pelo bem e não está disposto a seguir o caminho do seu tutor... O que faz com que o próprio aluno se vire contra o professor - depois de ter sido uma peça de xadrez do seu próprio tabuleiro.
    Sem dúvida que é uma personagem que merece ser destacada por nós naquele que foi o grande papel de Denzel Washington até ao momento. Uma personagem hostil - como se tratasse de um verdadeiro gangster - e extremamente metódico. Com tudo pensado ao pormenor, para ter apenas proveito próprio. Alonzo Harris revela-se ao longo do filme um homem sem escrúpulos, capaz de atropelar tudo e todos por um objectivo. Para a nossa personagem todos são peças de xadrez num jogo em que ele tem que ganhar custe o que custar. Denzel Washington deu-lhe vida e mereceu o devido prémio no fim. Excelente performance do actor nova-iorquino que - depois do Oscar - vê aqui no Barba Por Fazer mais uma distinção ao seu trabalho. Esta muito mais consagrada que a primeira, obviamente...

← Anterior (92)                                                                                                                                                                                                               Seguinte (90) →

Nota Editorial: A compilação/ organização e ordem das personagens deste Top é responsabilidade de Miguel Pontares e Tiago Moreira. Os textos tiveram a colaboração de Daniel Machado, Lorena Wildering, Nuno Cunha, Sara Antunes Santos e Carolina Moreira.
Foram tidos em consideração filmes lançados até 20 de Novembro de 2014. Mais informamos que poderão existir spoilers relativos às personagens e/ ou aos filmes que elas integram, passíveis de constar na defesa e caracterização de cada uma das 100 personagens.

0 comentários:

Enviar um comentário