6 de dezembro de 2014

100 Melhores Personagens de Filmes - Nº 100



Filme: Rocky
Actor: 
Sylvester Stallone

por Tiago Moreira



    Começa assim a nossa aventura nesta nova iniciativa! Na cauda do nosso top 100 está Rocky Balboa - eternizado por Sylvester Stallone. Um filme escrito pelo próprio e que foi um sucesso de bilheteira na década de 70/80. Um sucesso tão grande que a última passagem do trailer do primeiro filme acabou por se confirmar - «His name is Sylvester Stallone, but you will always remember him as Rocky». A história de Rocky Balboa arrastou-se durante anos perfazendo um total de seis filmes - o último dos quais já no século XXI.
    Num filme de cariz dramático e desportivo, Rocky era um boxista amador - com o seu próprio trabalho - que tinha o sonho de um dia se tornar profissional. Rocky treinava sempre com afinco (quem não se lembra das imagens ao som "Eye of the Tiger"?), até que o milagre surge. O actual campeão de pesos pesados Apollo Creed resolve dar uma oportunidade a um amador de lutar contra ele. Entre milhares, Rocky foi o escolhido e acabou por surpreender o mundo ao empatar contra o campeão do mundo Apollo. A história começou aqui, mas depois desenrolou-se pelos restantes filmes. Resumidamente e com os devidos spoilers incluídos, Rocky acaba por ganhar a Apollo tornando-se campeão do mundo, com a morte do seu treinador Mickey acaba por perder o título para Clubber Lang, mas reconquista-o rapidamente com a ajuda inesperada de Apollo - que se tornou assim o seu treinador. Como se não bastasse, Apollo morre num combate amigável contra o soviético Drago e Rocky acaba por reclamar vingança e derrota o russo no seu próprio país. O quinto filme acabou por ser um fiasco - mais relacionado com o dinheiro - e o último foi apenas para matar saudades, apesar de Rocky Balboa acabar por fazer um discurso motivacional épico para o seu filho.
    Esta é sem dúvida uma personagem emblemática e a que mais marcou a carreira de Sylvester Stallone. Toda ela tem um simbolismo incutido. Rocky Balboa não é só o boxista mais famoso da história do cinema. É também um símbolo de dedicação e esforço na conquista de sonhos mesmo que estes pareçam difíceis de alcançar. Tem a arte de saber aguentar a pancada e continuar em frente - como ele próprio referiu metaforicamente no seu último filme. Mesmo tendo toda esta atitude, Rocky também tinha que ter a sua própria motivação/inspiração. E a verdade é que quase todo o homem a busca no amor. E é aí que Adrian - a mulher da sua vida - entra.
    A fasquia começou elevada com Rocky a ficar no número 100 do nosso top. Assim sendo, daqui para a frente a fasquia só pode elevar. Fiquem atentos!



Nota Editorial: A compilação/ organização e ordem das personagens deste Top é responsabilidade de Miguel Pontares e Tiago Moreira. Os textos tiveram a colaboração de Daniel Machado, Lorena Wildering, Nuno Cunha, Sara Antunes Santos e Carolina Moreira.
Foram tidos em consideração filmes lançados até 20 de Novembro de 2014. Mais informamos que poderão existir spoilers relativos às personagens e/ ou aos filmes que elas integram, passíveis de constar na defesa e caracterização de cada uma das 100 personagens.


0 comentários:

Enviar um comentário