3 de janeiro de 2015

Previsões Óscares 2015 (Actualizado a 03/01/15)

Ora, muito boa tarde. A última vez que nos pronunciámos sobre os Óscares vindouros corria o mês de Dezembro. Chegado 2015 parece-nos a altura certa para realizarmos umas últimas previsões antes de saírem os nomeados (a 15 de Janeiro). Claro que nessa data faremos eco, para contar aos mais desatentos que filmes/ actores estarão na corrida às estatuetas douradas. A cerimónia dos Globos de Ouro - totalmente independente dos Óscares - é a 11 de Janeiro, e por isso com os nomeados para a grande noite do cinema a 15/01 só faremos posteriormente os nossos prognósticos bem perto de 22 de Fevereiro.
    Vamos lá então pôr as mãos na massa!

Melhor Filme

    Pode-se dizer que no espaço do último mês o filme que terá visto o seu "coeficiente de Óscares", chamemos-lhe assim, subir, terá sido The Grand Budapest Hotel. Não para ganhar, a categoria principal pelo menos, mas a comédia com Ralph Fiennes tem visto aumentar a sua reputação. Justamente.
    Não obstante, Boyhood e Birdman são os alvos a abater. A viagem de 12 anos pela vida do jovem Ellar Coltrane, e Birdman, o filme mais nomeado para os Globos de Ouro com 7 indicações, mantêm-se na pole position. Mas nunca se sabe. The Imitation Game e Selma também já parecem estar a aquecer o seu lugar entre os nomeados e, imaginando que são 9 como nos últimos anos, abre-se espaço na equação para Whiplash, Gone Girl, Theory of Everything (embora a Academia queira reconhecer apenas os actores Eddie Redmayne e Felicity Jones, e não tanto o filme), sem colocar de parte Unbroken, Nightcrawler, Interstellar, Foxcatcher e American Sniper.

Melhor Realizador

    Se na pole position da categoria principal continuam Boyhood e Birdman, o mesmo raciocínio se mantém no âmbito dos realizadores. Richard Linklater e Alejandro González Iñárritu não deverão escapar ao lote de 5 nomeados. Por um lado pode ganhar um criativo capaz de apostar nos mais ousados conceitos sociais; por outro lado podemos ter pelo 2.º ano consecutivo um realizador mexicano premiado. Cada vez é mais certo também que haverá uma mulher nomeada, mas em princípio não será Angelina Jolie, sendo sim Ava DuVernay. É possível que Wes Anderson consiga, à quarta nomeação, a primeira enquanto realizador; e o leque restante de opções é vasto, desde Morten Tyldum a David Fincher, passando por Christopher Nolan, Clint Eastwood, Damien Chazelle e Bennett Miller.

Melhor Actor

    Da última vez que nos pronunciámos para cá, houve 1 nome que elevou a sua cotação - Jake Gyllenhaal. O actor, nomeado em 2005 por 'Brokeback Mountain', pode ter na personagem Louis Bloom o seu regresso às listas de nomeados. 
    No topo das expectativas mantêm-se Michael Keaton e Eddie Redmayne, com Benedict Cumberbatch e David Oyelowo a completarem o quinteto mais provável. Qualquer nome destes que não surja, significaria que Steve Carell, Ralph Fiennes, Bradley Cooper, Miles Teller, Oscar Isaac, Ellar Coltrane ou Timothy Spall se teriam ficado a rir.

Melhor Actriz

    Nesta categoria já há muito que tudo parece escrito. Julianne Moore, Reese Witherspoon, Felicity Jones e Rosamund Pike já são previsões de longa data, mas perduram altamente fiáveis. Curiosamente Witherspoon deverá concorrer como nomeada, apoiando também como produtora - de Gone Girl - a colega Rosamund Pike. 
    Poderá Jennifer Aniston conseguir a sua 1.ª nomeação? 
    Em todo o caso, Amy Adams, Marion Cotillard, Hilary Swank e Shailene Woodley são as únicas que a podem ameaçar, sendo que Gugu Mbatha-Raw ('Belle', 'Beyond the Lights') deve ter em 2015 apenas o ano em que a levam mais a sério.

Melhor Actor Secundário

    À imagem da categoria anterior, já há alguns meses que o Top-4 parece certo. J.K. Simmons, Edward Norton, Ethan Hawke e Mark Ruffalo compõem um conjunto forte e que parece inquebrável. 
    O mais certo, copiando os Globos de Ouro, é Robert Duvall fechar as contas. Duvall esteve magnífico em 'The Judge', nunca foi nomeado no séc. XXI e é um dos grandes actores da velha guarda
    Tom Wilkinson poderia estragar as contas do senhor Duvall, enquanto que Josh Brolin e Miyavi colocam-se como menos prováveis.

Melhor Actriz Secundária

    Nas 4 categorias de interpretação, a de Melhor Actor talvez seja aquela que está mais em aberto. A seguir, talvez esta. Patricia Arquette é a favorita, uma garantia entre as nomeadas e a mais provável vencedora a 22 de Fevereiro. 
    A lógica acrescentaria ao leque de brilhantes actrizes a veterana Meryl Streep, as já nomeadas Jessica Chastain e Keira Knightley e a estreante Emma Stone.



    Nos Argumentos Originais, para além de Birdman e Boyhood, é altamente provável que The Grand Budapest Hotel também figure. Daí para a frente tudo é mais difícil de descortinar: podem surgir os outsiders Whiplash e Nightcrawler, ou outra surpresa (Selma ou Foxcatcher).
    Nas adaptações Gillian Flynn, a escritora do livro e argumentista do filme Gone Girl, é praticamente certa sendo, numa categoria não tão forte como os Originais, surgirem os argumentos de filmes como The Imitation Game, Theory of Everything, Wild, Inherent Vice ou The Theory of Everything.

    Os filmes de animação mantêm The Lego Movie como favorito, mas Big Hero 6 pode roubar-lhe protagonismo. The Boxtrolls, How to train your Dragon 2 e The Tale of Princess Kaguya poderão ser os restantes nomeados.


E pronto, aqui fica um resumo:
Legenda: Altamente ProvávelProvávelQuem Sabe Se Não lhes Dá uma Coisinha e o/a Nomeiam?!

Melhor Filme
BoyhoodBirdmanSelmaThe Imitation GameThe Grand Budapest Hiotel, WhiplashGone GirlThe Theory of EverythingUnbroken, Interstellar, Foxcatcher, American SniperNightcrawler, Into the Woods

Melhor Realizador
Richard Linklater (Boyhood), Alejandro González Iñárritu (Birdman), Ava DuVernay (Selma), Morten Tyldum (The Imitation Game), Wes Anderson (The Grand Budapest Hotel), David Fincher (Gone Girl), Christopher Nolan (Interstellar), Angelina Jolie (Unbroken), Clint Eastwood (American Sniper), Damien Chazelle (Whiplash), James Marsh (The Theory of Everything), Bennett Miller (Foxcatcher)

Melhor Actor
Michael Keaton (Birdman), Eddie Redmayne (The Theory of Everything), Benedict Cumberbatch (The Imitation Game), David Oyelowo (Selma), Jake Gyllenhaal (Nightcrawler), Steve Carell (Foxcatcher), Oscar Isaac (A Most Violent Year), Jack O'Connell (Unbroken), Timothy Spall (Mr. Turner), Miles Teller (Whiplash), Bradley Cooper (American Sniper), Ellar Coltrane (Boyhood), Ralph Fiennes (The Grand Budapest Hotel)

Melhor Actriz
Julianne Moore (Still Alice), Rosamund Pike (Gone Girl), Felicity Jones (The Theory of Everything), Reese Witherspoon (Wild), Jennifer Aniston (Cake), Amy Adams (Big Eyes), Hilary Swank (The Homesman), Shailene Woodley (The Fault in Our Stars), Emily Blunt (Into the Woods), Marion Cotillard (Deux Jours, Une Nuit; The Immigrant)

Melhor Actor Secundário
J.K.Simmons (Whiplash), Edward Norton (Birdman), Ethan Hawke (Boyhood), Mark Ruffalo (Foxcatcher), Robert Duvall (The Judge), Miyavi (Unbroken), Tom Wilkinson (Selma)Christoph Waltz (Big Eyes), Josh Brolin (Inherent Vice)

Melhor Actriz Secundária
Patricia Arquette (Boyhood), Keira Knightley (The Imitation Game), Emma Stone (Birdman), Jessica Chastain (A Most Violent Year; Interstellar), Meryl Streep (Into the Woods), Carmen Ejogo (Selma), Laura Dern (Wild), Naomi Watts (St. Vincent)

Melhor Argumento Original
BoyhoodBirdmanThe Grand Budapest Hotel, Whiplash, NightcrawlerSelmaFoxcatcher, A Most Violent YearInterstellarMr. Turner

Melhor Argumento Adaptado
The Imitation GameGone GirlThe Theory of EverythingInherent ViceWild, UnbrokenStill AliceAmerican Sniper

Melhor Filme de Animação
Big Hero 6The Lego MovieHow to Train Your Dragon 2The BoxtrollsThe Tale of Princess KaguyaSong of the Sea, The Book of Life
    

Nós voltamos perto de 11 de Janeiro, na Antevisão dos Golden Globes 2015. Até lá!

0 comentários:

Enviar um comentário