19 de janeiro de 2015

100 Melhores Personagens de Filmes - Nº 81



Filme: Psycho
Actor: Anthony Perkins

por Miguel Pontares


   
    Um estranho complexo de Édipo, conjugado com um transtorno de identidade. Pode-se explicar assim a origem comportamental do "menino da mamã" mais perturbador da História do Cinema.
    Norman Bates foi criado pelo escritor Robert Bloch e eternizado no grande ecrã por Anthony Perkins, na adaptação de Psycho de Alfred Hitchcock. É um facto que em 1998 Vince Vaughn também deu vida a Bates, assim como Freddie Highmore interpreta (magnifica e actualmente) a personagem na série Bates Motel, mas para os efeitos pretendidos é o senhor Perkins e o filme de 1960 que interessam.
    Alguns de vocês já terão visto Psycho, e outros talvez vejam a série da A&E (uma prequela do filme). Quem é Norman Bates? É um homem que foi abusado emocionalmente pela mãe, uma mulher que incendiou a sua percepção generalizada sobre as mulheres, partilhando com ele sentimentos de ciúme e dependência doentios. Em Psycho conhecemo-lo como o gerente de um motel pouco requisitado, cuja vivência com a mãe (Norma) é perturbada pela chegada de Marion Crane (Janet Leigh), uma mulher em fuga que desperta o interesse de Norman. Com o decorrer dos acontecimentos vemos a mãe Norma a matar tanto Marion como um detective, e só no final do filme fica claro que foi tudo obra de Norman. Percebe-se que Norman matou a mãe e o companheiro dela, e que a partir daí passou a ter duas personalidades, mantendo a sua e assumindo também a identidade, os juízos e tudo aquilo que definia a sua mãe e a relação dela com ele.
    É presença obrigatória em qualquer viagem no tempo ao longo das melhores personagens do Cinema, sendo por muitos considerado um dos maiores vilões de todos os tempos. E nunca esqueceremos aquele olhar final, incisivo e doente, do homem que acaba internado num hospício e que deixa a personalidade da sua mãe tornar-se 100% dominante. Um conselho pessoal: vejam a série Bates Motel - não está ao nível da prequela Hannibal, mas quase, e é uma herdeira legítima do legado psicótico, com Freddie Highmore e Vera Farmiga em grande. 


← Anterior (82)                                                                                                                                                                                                              Seguinte (80) →                                                                                                                                                                                      

Nota Editorial: A compilação/ organização e ordem das personagens deste Top é responsabilidade de Miguel Pontares e Tiago Moreira. Os textos tiveram a colaboração de Daniel Machado, Lorena Wildering, Nuno Cunha, Sara Antunes Santos e Carolina Moreira.
Foram tidos em consideração filmes lançados até 20 de Novembro de 2014. Mais informamos que poderão existir spoilers relativos às personagens e/ ou aos filmes que elas integram, passíveis de constar na defesa e caracterização de cada uma das 100 personagens.

0 comentários:

Enviar um comentário