30 de janeiro de 2015

Crítica: The Disappearence of Eleanor Rigby - Him | Her | Them

Realizador: Ned Benson
Argumento: Ned Benson
Elenco: Jessica Chastain, James McAvoy, Viola Davis, William Hurt, Bill Hader, Ciarán Hinds
Classificação IMDb: 7.2 | 7.3 | 6.6 || Metascore: 63 | 67 | 57 || RottenTomatoes: 63%
Classificação Barba Por Fazer: 73


    Este ano está a ser irremediavelmente marcado pelo conceito inovador e duradouro de 'Boyhood' de Richard Linklater, mas houve outros projectos criativos. 'The Disappearence of Eleanor Rigby' é o exemplo perfeito de como a arte é tantas vezes melhor no seu estado puro e genuíno e não quando alguém lhe reconhece o potencial de fazer dinheiro. Ned Benson (ex-namorado de Jessica Chastain) reuniu um elenco de excelência, 2 jovens actores (Jessica Chastain e James McAvoy) com um futuro brilhante à sua frente, e inovou ao fazer dois filmes, adoptando duas perspectivas. Passo a explicar. Temos assistido a muitas trilogias, filmes em várias partes espaçados por anos, mas não é hábito alguém lançar no mesmo ano a mesma história, mas contada por cada uma das partes envolvidas, o homem ('Him') e a mulher ('Her').
    É um formato que resultou na série premiada 'The Affair', na qual cada episódio acompanha o POV de Noah e Alison; claro está que o problema deste 'The Disappearence of Eleanor Rigby' prendeu-se com o Box Office. Era altamente improvável que compensasse colocar em simultâneo as versões 'Him' e 'Her' no Cinema, e por isso depois de estrear no festival de Toronto o lado de James McAvoy, a The Weinstein Company adquiriu os direitos de distribuição, sob a condição de que as perspectivas se casassem, fossem editadas e transformadas numa terceira versão conjunta: 'Them'.
    E 'Them' é, francamente, um filme comum. Um puzzle ao qual parecem faltar peças, especialmente se se tiver visualizado primeiro 'Him' e 'Her'. Este 'The Disappearence of Eleanor Rigby' é sumariamente uma história de amor, mas que contempla a relação de um casal que procura ultrapassar a perda do seu filho. Eleanor Rigby (Chastain) e Conor (McAvoy) vêem-se acompanhados com grandes nomes do cinema como Viola Davis e William Hurt, e ainda Bill Hader (The Skeleton Twins e tanta coisa do Saturday Night Live) e Ciarán Hinds (Game of Thrones). A banda sonora de Son Lux é um dos destaques deste filme em que a protagonista feminina tem nome de canção dos Beatles, e para além dos bons desempenhos dos 2 actores principais, cada um com destaque na sua versão, Benson merece destaque, não só pelo conceito Him/ Her, mas por aquela cena final de cada uma dessas versões, completando-se grafica e simbolicamente uma à outra e conseguindo um dos mais bonitos encerramentos dos romances recentes do Cinema.

    Em vez de tripartir a avaliação, preferimos considerar 'The Disappearence of Eleanor Rigby' como um todo. Não há uma ordem lógica para visualizar os filmes, mas a melhor opção talvez seja ver primeiro 'Him' e depois 'Her', e ficar por aí, não vendo 'Them'.
    É uma estreia prometedora do realizador-argumentista Ned Benson, num projecto diferente que perdeu quando o quiseram rentabilizar, tornando-o apenas mais um filme. Jessica Chastain, também produtora, reiterou sempre que embora a versão 'Them' fosse para a frente, nunca iriam abdicar das duas versões inicialmente feitas, e no final ficamos com aquela sensação - passando a metáfora - de que ouvimos uma música reconfortante e desconhecida, mas que perdeu a sua magia e carácter especial ao passar "em rádio", comercializando-se.

0 comentários:

Enviar um comentário