5 de janeiro de 2015

100 Melhores Personagens de Filmes - Nº 87



Filme: The Constant Gardener
Actriz: Rachel Weisz

por Miguel Pontares



    Em 2010 Rachel Weisz foi eleita a mulher com que mais homens gostariam de se casar. Como é que isto aconteceu? Bem, primeiro que tudo, por isto. Mas não só de beleza contida e requintada se faz Weisz, a actriz que os homens respeitam e na qual vêem uma manhã de Natal, o seu papel de Tessa Quayle terá também contribuído em parte.
    A mulher de Ralph Fiennes em O Fiel Jardineiro é um rosto de paz, camuflado por suspeitas de adultério, uma humanitária e activista repleta de mistério. Uma mulher de causas nobres.
    Resumidamente, Tessa Quayle é encontrada morta no Quénia, para onde viajara com o marido Justin Quayle (Ralph Fiennes) no início da acção do filme. Justin procura compreender o que terá conduzido àquele desfecho, e embora inicialmente acabe por suspeitar que ela o traía com um colega, acaba por dar sequência à investigação que Tessa realizava praticamente sozinha, procurando pôr a nu os meandros criminosos do papel das companhias farmacêuticas em África. No fim, Justin junta-se à mulher, compreendendo-a e conhecendo os (bons) segredos que ela tinha.
    Com um pano de fundo e uma energia semelhantes à que Blood Diamond irradia, O Fiel Jardineiro combina a dimensão amorosa e humana com equilíbrio, com Fernando Meirelles a transmitir a imagem correcta da obra de John le Carré. Alguém escreveu à data que o filme contava a história de amor de um homem com um fantasma, por ser o viúvo Justin a procurar respostas, ladeado pela memória da sua mulher, e preenchendo esse vazio à medida que - camada a camada - percebe a paixão, a preocupação pelos outros e a necessidade de fazer justiça e contar a verdade que caracterizava a mulher.

    Rachel Weisz ganhou o óscar de Melhor Actriz Secundária em 2006, nesta personagem feminina independente e altruísta. Um segredo que vale a pena descobrir. 

← Anterior (88)                                                                                                                                                                                                               Seguinte (86) →



Nota Editorial: A compilação/ organização e ordem das personagens deste Top é responsabilidade de Miguel Pontares e Tiago Moreira. Os textos tiveram a colaboração de Daniel Machado, Lorena Wildering, Nuno Cunha, Sara Antunes Santos e Carolina Moreira.
Foram tidos em consideração filmes lançados até 20 de Novembro de 2014. Mais informamos que poderão existir spoilers relativos às personagens e/ ou aos filmes que elas integram, passíveis de constar na defesa e caracterização de cada uma das 100 personagens.

0 comentários:

Enviar um comentário