4 de janeiro de 2015

100 Jogadores que podem marcar 2015 (51-100)

Em Abril passado elaborámos uma lista de 100 alvos de transferência que entendemos que, pela lógica, iriam agitar o mercado de transferências veranil. Constavam nomes como Suárez, James, Kroos, Shaw, Griezmann, Lallana, Rakitic, Garay, Diego Costa, Alexis, Markovic, Sadio Mané e Paulo Oliveira, e muitos mais.
    Na entrada no novo ano de 2015 parece uma boa ideia ligar novamente a bola de cristal e especular que 100 jogadores poderão ter impacto neste ano futebolístico: quer pela sua performance, quer por se tornarem - agora em Janeiro ou no Verão - altamente cobiçados, quer por ser a época em que se dão a conhecer, ou simplesmente porque 2015 pode ser um ano decisivo nas suas carreiras, de afirmação. Ora cá vai disto, evitando nomes como o nosso Cristiano Ronaldo, Messi, Bale, Neymar ou Suárez. Com esses já se sabe o que é que a casa gasta...

    Hoje revelamos a metade inferior da lista, do centésimo ao 51.º jogador, e amanhã o Top-50.

51. Gervinho (Roma) - Desde a saída de Conte que a Juve não parece tão favorita a somar nova Serie A. A Roma, comandada pelo coração de Totti e pela mestria de Rudi Garcia, é a única equipa capaz de fazer frente aos campeões italianos. Mas os romanos têm também uma palavra a dizer na Liga Europa. Em ambas as competições, sobretudo na Europa, Gervinho é o jogador certo para figurar mais vezes na ficha de jogo do que em anos anteriores. Para além disso, já no arranque do novo ano tem a CAN onde ele, Yaya, Bony e Aurier terão que assumir a Costa do Marfim, uma das favoritas à conquista do troféu africano a par da Argélia.

52. Grzegorz Krychowiak (Sevilha) - Unai Emery tem no polaco um dos melhores médios defensivos em potência. 2015 vai confirmá-lo.

53. Antoine Griezmann (Atlético Madrid) - Simeone contratou Mandzukic, tem agora Torres, mas ao longo de 2015, Griezmann deverá acabar por ser o melhor marcador do Atlético. O extremo francês, que evoluindo assim será titular indiscutível na interessante França do Euro 2016, tem tudo para fazer uma boa Champions até onde der, e uma excelente Liga Espanhola.

54. Xherdan Shaqiri (Bayern Munique) - É certo que Shaqiri tem tudo para ser o sucessor de Ribéry/ Robben em Munique, mas com 23 anos e tanto talento e explosividade não pode ser apenas um plano B ou C de Guardiola. O suiço tem que tomar uma decisão em 2015 e o melhor seria, já em Janeiro, abraçar novo projecto: a Juventus parece interessada, o Liverpool era capaz de ser uma boa opção.

55. Pizzi (Benfica) - A vida dá muitas voltas, mas o talento de Pizzi nunca deixou dúvidas a ninguém. Com a saída de Enzo para Valência, Jorge Jesus terá em Talisca e Pizzi os seus principais projectos para 8 (dificilmente o técnico português quererá para já conciliar Samaris com Cristante). Pizzi tem, sobretudo até Amorim estar a 100%, a maior oportunidade da sua carreira. Todos sabemos que tem técnica, capacidade para fazer golos bonitos, decide rápido e pensa bem. Com a atitude certa, e com um misto de pulmão e coração, 2015 pode dar uma boa surpresa ao futebol português e concretamente ao Estádio da Luz.

56. Breel Embolo (Basel) - Nascido em 1997 (tem 17 anos), Embolo é a nova coqueluche do Basel de Paulo Sousa. Em tão tenra idade já tem 5 golos no campeonato, já marcou na Champions, e já escolheu a Suiça como a Selecção que irá representar. 2015 só pode trazer coisas boas para um jogador assim.

57. Aleksandar Mitrovic (Anderlecht) - Mitrovic, um dos caros desejos de Jorge Jesus para o Benfica, é um jogador com mercado. É candidato a ser o melhor marcador do campeonato belga, e deve ser este ano que faz as malas.

58. Jack Grealish (Aston Villa) - Paul Lambert tem um extremo traquina na cantera. O Aston Villa defende bem, mas só ataca bem quando Benteke joga por 3. Grealish poderá refrescar a equipa.

59. Predrag Rajkovic (Crvena Zvezda) - Desconhecido, ainda, Rajkovic pode dar-se a conhecer este ano. A Sérvia está no Mundial Sub-20 e no Euro Sub-21, por isso alguma das gerações ele há-de integrar, e muitos serão os olheiros a pedirem ajuda para escrever o nome deste guardião nos blocos de notas.

60. Matt Ritchie (Bournemouth) - A equipa líder do Championship, onde Callum Wilson também tem brilhado, tem em Ritchie aquele jogador que faz a diferença. Leva 6 golos e 11 assistências, e aos 25 anos já é mais do que altura certa para chegar ao escalão máximo do futebol inglês.

61. Fabian Schär (Basel) - O melhor central suiço da actualidade acaba contrato com a equipa de Paulo Sousa neste Verão. 2015 é o ano em que defronta o Porto na Champions, e depois chegará irremediavelmente um "salto" que já deveria ter acontecido. Benfica e Porto beneficiariam em tê-lo.

62. Moi Gómez (Villarreal) - Longe dos holofotes que incidem sobre as principais equipas, o futebol do Villarreal é, muitas vezes, um regalo para a vista. Moi Gómez está a despontar, mas a juventude do submarino amarelo não fica por aí - há Denis Cheryshev e Luciano Vietto.

63. Wilfried Bony (Swansea) - Foi o melhor marcador da Premier League no ano civil de 2014. Agora tem vários desafios: realizar uma boa CAN procurando ser um digno sucessor de Didier Drogba; terminar 14/ 15 com mais golos do que na época anterior; e, se não antes, no Verão um clube inglês com Europa acabará por convidá-lo.

64. Mayke (Cruzeiro) - Campeão pelo Cruzeiro, está preparado para a Europa. Sai Danilo, entra Mayke?

65. Michail Antonio (Nottingham Forest) - Assombalonga faz golos, Michail Antonio faz tudo. O extremo esquerdo do Nottingham Forest está a ser um dos melhores jogadores do Championship e em 2015 poderá tornar-se um nome conhecido para, por exemplo, os fanáticos do Fantasy da Premier League.

66. Davy Klaassen (Ajax) - Há já duas temporadas que Klaassen - intitulado na Holanda como um jovem Dennis Bergkamp - tem deixado um cheirinho do que pode dar, mas com a ajuda de Schöne e Milik este pode ser o ano de explosão.

67. Dennis Praet (Anderlecht) - O 10 do Anderlecht elevou o seu futebol no início de 2014/ 15, está um jogador mais maduro e decisivo, mas este é ainda o começo de uma carreira que ainda pode dar para qualquer lado. Tanto ele, com o ainda mais benjamin Youri Tielemans, precisarão dos treinadores certos, e de se desenvolverem nos clubes certos.

68. Raphael Guerreiro (Lorient) - Conseguiu um impacto significativo na recta final de 2014, e neste ano o conto de fadas do luso-francês terá novos capítulos. O Lorient não o deve segurar muito mais tempo, e caso Ronaldo venha a ser experimentado como ponta-de-lança na Selecção, Fernando Santos poderia dinamizar a equipa com uma ala esquerda com Guerreiro e Coentrão.

69. Lucas Romero (Vélez) - O jovem argentino tem as características que poderiam fazer dele um possível sucessor de Enzo Pérez. Só isto deveria chegar como elogio. Veremos se 2015 é o ano em que compra bilhete para a Europa.

70. Max Meyer (Schalke 04) - Com 17 anos o talento do jovem Maximilian Meyer não deixava dúvidas a ninguém. Actualmente com 19, é um talento de excepção, um menino-de-ouro, e Di Matteo poderá ser crucial na sua carreira.

71. Daniele Rugani (Empoli) - É um dos jovens centrais da moda, e a médio-prazo poderá fazer parte da defesa da Juventus. Algo que dificilmente acontecerá em 2015, mas é no Empoli que a sua reputação se está a tornar mais sólida de dia para dia.

72. José Luis Gayá (Valência) - Houve Jordi Alba, houve Bernat, e agora há Gayá. O Valência não pára de formar laterais-esquerdos, e Nuno Espírito Santo agradece.

73. André Silva (Porto) - A estrela portuguesa no Euro Sub-19 tem em 2015 uma tentadora missão - ser o novo Nélson Oliveira português no Mundial Sub-20 da Nova Zelândia. Enquanto não tem os minutos que já deveria ter numa liga profissional (não apenas no Porto B, mas rodando num Guimarães ou Paços), pode ser na Selecção que tanto ele como Ivo Rodrigues e Rafa encontrem o seu espaço de afirmação.

74. Hélder Costa (Gil Vicente) - O futebol português forma extremos com fartura, mas poucos com a qualidade de Hélder Costa. Pela mão de José Mota (foi para o Gil por empréstimo do Benfica) terá na 1.ª metade do ano a oportunidade de finalmente provar o seu valor na 1.ª liga e, considerando a sua habilidade para destruir defesas, inventar novos caminhos e perfumar a linha de fundo, 2015 é o ano em que o menino se faz homem. 

75. Naldo (Wolfsburgo) - Caso o Wolfsburgo garanta a meio de 2015 o 2.º lugar da Bundesliga atrás do Bayern, terá que agradecer ao seu ataque de veludo, mas também a um veterano que, como Luisão, se tem refinado com a idade. Naldo é um líder, uma ameaça no jogo aéreo, e vai continuar a marcar golos como tem feito até aqui.

76. Nathaniel Clyne (Southampton) - Durante 2015 passará a ser unanimemente considerado o melhor lateral-direito inglês da actualidade. Sim, Kyle Walker foi ultrapassado.

77. Timo Werner (Estugarda) - Começou a jogar cedo como sénior e aos 18 anos tem todos os ingredientes para dar craque. Precisa ainda de conseguir melhores números, e seria aconselhável em 2015 permanecer no seu clube de formação, embora encaixasse que nem uma luva no Dortmund, ou na Premier League.

78. Anthony Martial (Mónaco) - Ocampos e Ferreira-Carrasco já são mais conhecidos, e por isso Martial pode ser o diamante que Leonardo Jardim vai trabalhar neste ano civil.

79. Manolo Gabbiadini (Sampdoria) - Finalmente confirmou o seu potencial de homem-golo e caso a Sampdoria alcance as competições europeias, terá que lhe agradecer ter feito a sua quota-parte.

80. Daley Sinkgraven (Heerenveen) - Todos os anos aparece um holandês assim. Sinkgraven é um craque em potência no país das Tulipas, deu-se a conhecer na 2.ª metade de 2014, mas não vai parar por aqui.

81. Hernâni (Vit. Guimarães) - Embora tenha sido Bernard Mensah o 1.º a dar sinais de craque, mantemos a opinião que já tínhamos no Verão - Hernâni tem qualidade para outros voos. Se mantiver o que tem feito até agora é difícil imaginá-lo muito mais tempo na cidade-berço, mas seria uma pena o Porto atraí-lo e "queimá-lo" como fez - até agora - com Tiago Rodrigues e Ricardo.

82. Britt Assombalonga (Nottingham Forest) - O portentoso avançado do Nottingham soma 13 golos no Championship e deslumbrou Inglaterra na sua parelha com Michail Antonio. Entretanto, a lesão de Andy Reid baixou a qualidade exibicional do colectivo, mas caso a equipa não suba, Assombalonga vai ser altamente pretendido.

83. Lucas Andersen (Ajax) - Encantou na Eusebio Cup jogada na Luz, e terá este ano a sua chance de afirmação enquanto sénior. É um dinamarquês na senda de Eriksen, e é uma questão de tempo até todos o acharmos mágico.

84. Ryan Ledson (Everton) - Em 2014 já teve minutos na Liga Europa pelos toffees mas o jovem capitão dos júniores do Everton, líder também nas camadas jovens inglesas, poderá ter a sua oportunidade caso Ross Barkley rume a outras paragens. Roberto Martínez acredita nele, e isso por vezes é o mais importante.

85. Ricardo Pereira (Porto) - O lateral/ extremo do Porto é daqueles jogadores que todo o treinador gosta. Cumpre tacticamente, é objectivo, tem pulmão para dar e vender, e sempre que é chamado corresponde. Está a ser desperdiçado no banco ou bancadas do Dragão, e o Euro Sub-21 poderá comprová-lo.

86. Patrick Roberts (Fulham) - Na segunda metade do Championship o Fulham vai procurando uma luz ao fundo do túnel para voltar aos seus dias de glória. Patrick Roberts, seja no Fulham ou num clube melhor de Inglaterra, acabará mais tarde ou mais cedo por chamar a si os olhares dos adeptos e da imprensa. Para além dele, o Fulham tem ainda Moussa Dembele e Cauley Woodrow. 

87. Denis Suárez (Sevilha) - O Manchester City abdicou dele, o Barcelona aproveitou e emprestou-o ao Sevilha. O mal de Denis Suárez é a quantidade anormal de médios espanhóis de qualidade, mas a magia do Sevilha normalmente sai dos seus pés. É um jogador para acompanhar.

88. João Teixeira (Benfica) - A transferência de Enzo Pérez pode precipitar o desenvolvimento de Pizzi, mas também de João Teixeira. O jovem 97 do Benfica merece a confiança de Jesus, podendo desempenhar um papel de jogador de rotação semelhante ao de André Gomes na temporada 2013/ 14.

89. James Wilson (Manchester United) - A qualidade não engana, e van Gaal gosta dele. O melhor para Wilson seria um empréstimo, a sua Era há-de chegar, e 2015 será um ano importante essencialmente para ele crescer.

90. André André (Vit. Guimarães) - Com justiça já deveria ter ido à Selecção. Foi um dos melhores médios portugueses a actuar na Liga Portuguesa em 2014, e 2015 esperemos que seja o ano em que Fernando Santos olha para ele.

91. Enner Valencia (West Ham) - A adaptação a Inglaterra está a ser dificultada pelo extraordinário começo de Diafra Sakho, e pelo ressurgir de Andy Carroll. No entanto, a ida de Sakho para a CAN e o maior conhecimento do futebol inglês podem elevar Valencia a um nível diferente na 2.ª volta da Premier League, tornando-se jogador-chave na entrada da próxima temporada.

92. Domenico Berardi (Sassuolo) - Em 2013/ 14 deu-se a conhecer, e este ano será um dos grandes obstáculos de Portugal no Euro Sub-21.

93. Fabian Delph (Aston Villa) - Já internacional A, Delph acaba contrato no final desta temporada. A aventura em Villa Park está a chegar ao fim, e por isso começam-se a chegar à frente equipas mais reputadas em Inglaterra pelo pequeno mas incansável Delph.

94. Bryan Cristante (Benfica) - A pérola italiana que o Seixal guarda vai crescer aos poucos em 2015. Cristante tem tudo, mas precisa de tempo, e de minutos de jogo.

95. Marko Pjaca (Dinamo Zagreb) - O Dínamo Zagreb lançou nos últimos anos jogadores como Luka Modric, Mateo Kovacic e Alen Halilovic. Contando também com Ante Coric (17 anos), a equipa croata pode ter em Pjaca o seu próximo craque a curto-prazo.

96. Dan Crowley (Arsenal) - Está longe de ser certo que Crowley, actualmente com 17 anos, dê os primeiros passos como sénior em 2015. Ainda assim, aqui fica registada a aposta num playmaker com potencial gigante, candidato a estrear-se em 2015/ 16. A habitual maré de lesões no Norte de Londres pode ajudá-lo a ter a sua oportunidade.

97. Will Hughes (Derby County) - É um dos médios que irá marcar as próximas gerações do futebol britânico e, caso o Derby não consiga subir para a Premier League em Maio, candidatos não irão faltar a garantir Hughes. Os rivais de Liverpool teriam bastante a ganhar em tê-lo.

98. Callum Chambers (Arsenal) - Um dos novos projectos de Arsène Wenger é fazer de Chambers, originalmente lateral, um central. O sábio francês vê nele um Tony Adams em gestação, e Callum tem a seu favor o facto de com 19 anos jogar com alguma regularidade numa equipa de topo, e este ano terá também Euro Sub-21.

99. Kuca (Estoril) - O cabo-verdiano do Estoril tem sido consistente, marcado golos e mostrado a irreverência e imprevisibilidade do seu futebol. Será que no Verão continua no Estoril?

100. Fernando Torres (Atlético Madrid) - El Niño regressou ao berço, tendo Diego Simeone fé no seu ressuscitar. Será definitivamente a última oportunidade da carreira daquele que já foi um dos melhores avançados do mundo.


100 Jogadores que podem marcar 2015 (1-50)

0 comentários:

Enviar um comentário