14 de janeiro de 2015

100 Melhores Personagens de Filmes - Nº 83



Filme: The Girl with the Dragon Tattoo
Actriz: Rooney Mara

por Nuno Cunha (Escritor Convidado)


    Uma jovem pálida, quase anoréxica, com piercings na cara, tatuagens no corpo e uma memória fotográfica. Esta é Lisbeth Salander, uma hacker internacionalmente reconhecida e com claros problemas de socialização, fruto de uma infância conturbada.
    Este filme de David Fincher é resultado da adaptação do primeiro livro da trilogia Milennium, do sueco Stieg Larsson, que morreu antes de poder ver as suas obras tornarem-se best-sellers mundiais. Rooney Mara vive a pele da problemática e misteriosa Lisbeth Salander, que é chamada para ajudar o jornalista Mikael Blomkvist, interpretado pelo 007 Daniel Craig, a resolver um crime cometido há 40 anos atrás.
    Embora o titulo em inglês não o deixe perceber, Os Homens que Odeiam as Mulheres é uma homenagem que Stieg Larsson decide fazer à luta contra a violência e abuso a mulheres, depois de ter testemunhado uma cena de violação na sua adolescência. Num dos momentos mais fortes e violentos do filme, depois de ter sido vítima de chantagem e abusos sexuais por parte do seu novo tutor, Salander prepara e executa na perfeição um plano para se vingar deste.
    A verdade é que Lisbeth Salander não é aquela personagem de quem devemos esperar um sorriso ou uma grande (ou sequer alguma) demonstração de afeto, mas também não é pessoa de ficar à espera da ajuda dos outros para resolver os seus problemas.
    Aquele que é, até ao momento, o papel da vida de Rooney Mara, valeu-lhe as suas únicas nomeações para o Óscar e Globo de Ouro de Melhor Actriz. Para esta interpretação da anti-heroína Lisbeth Salander, Mara teve de se preparar durante um ano, o que implicou cortar metade do cabelo e colocar piercings em várias partes do corpo.
    Ao contrário do que acontece no livro, no filme de Fincher a história centra-se muito mais em Lisbeth Salender, enquanto o mundo de Mikael Blomkvist é deixado para segundo plano. Isto demonstra bem a forma como o desempenho de Rooney Mara roubou a Daniel Craig todo o protagonismo do filme. Se fosse hoje, a Sony e David Fincher não voltariam, muito provavelmente, a demorar tanto tempo até entregarem o papel à actriz natural de Nova Iorque.

← Anterior (84)                                                                                                                                                                                                               Seguinte (82) →


Nota Editorial: A compilação/ organização e ordem das personagens deste Top é responsabilidade de Miguel Pontares e Tiago Moreira. Os textos tiveram a colaboração de Daniel Machado, Lorena Wildering, Nuno Cunha, Sara Antunes Santos e Carolina Moreira.
Foram tidos em consideração filmes lançados até 20 de Novembro de 2014. Mais informamos que poderão existir spoilers relativos às personagens e/ ou aos filmes que elas integram, passíveis de constar na defesa e caracterização de cada uma das 100 personagens.

0 comentários:

Enviar um comentário