5 de janeiro de 2015

100 Jogadores que podem marcar 2015 (1-50)

Ontem, para os menos atentos, divulgámos com a ajuda da nossa bola de cristal 50 jogadores que poderão ter impacto no planeta Futebol em 2015. Referimos que esse impacto se poderia dever à sua performance, ao facto de serem (neste mercado de Janeiro, ou no Verão) potenciais alvos de alguns clubes, acabando outros jogadores por serem também alguns deles jovens promessas que poderão dar os seus primeiros passos neste ano, e noutros casos sendo 2015 o ano de afirmação.
    Este é o Top-50.

1. Marco Reus (Borussia Dortmund) - Aquele que fora até ao Mundial 2014 o melhor jogador alemão de 2013/ 14, tem tudo para ser a perdição de 2015. Real Madrid, Bayern, Chelsea, Barcelona, Manchester United, Arsenal, todos o querem.. Em princípio até se poderá resolver tudo sem grande novela e com algum a garanti-lo rapidamente, mas não há ninguém - tirando os crónicos Ronaldo, Messi, Neymar, Bale e companhia - que irá marcar tanto 2015 como o alemão. Ou imita Lewandowski e Götze, ou veste o manto branco do Real, ou confia a sua vida a Mourinho, ou surpreende.

2. Alexandre Lacazette (Olymp. Lyon) - Considerando os principais campeonatos, só Cristiano Ronaldo tem mais golos do que ele (18 golos em 19 jogos) em 2014/ 15. O avançado francês, outrora herói improvável dos benfiquistas, fez-se jogador em 2014 e é um dos casos sérios para acompanhar este ano. 

3. Kevin De Bruyne (Wolfsburgo) - Não fosse Robben estar um degrau acima e De Bruyne poderia reclamar o estatuto de melhor jogador da actual Bundesliga. Com 3 golos e 10 assistências (no panorama europeu só Fàbregas tem mais assistências que ele), o jogador que Mourinho não valorizou está numa forma monstruosa. Comanda uma equipa com ambições na Liga Europa, e promete acordar os livros de cheques no decorrer de 2015.

4. Giannelli Imbula (Olymp. Marselha) - O médio defensivo/ médio centro do Marselha de Marcelo Bielsa tem tudo para ser um dos nomes fortes de 2015. Um gigante que enche o campo, o tipo de jogador que ajudaria Arsenal e Manchester United, embora tenha o ADN Mourinho. Mas mesmo que não se transfira, o que interessa é que este é o ano da sua afirmação mundial.

5. Kevin Kampl (Borussia Dortmund) - O esloveno proveniente de Salzburgo pode ser uma peça-chave para fazer o Dortmund acordar internamente. Certo é que ao longo de 2015 terá a missão de se assumir como sucessor de Marco Reus.

6. Ricardo Rodríguez (Wolfsburgo) - Tem potencial para ser o melhor lateral-esquerdo do mundo. Só é de estranhar não ter saído do clube ainda em 2014.

7. Memphis Depay (PSV) - Ficou no pódio de Melhor Jogador Jovem do último Mundial, juntamente com Pogba e Varane, e desde aí tem desenvolvido o seu instinto goleador. Eindhoven que o aproveite, porque um jogador com as suas características físicas e técnicas não é comum.

8. Morgan Schneiderlin (Southampton) - Integrando um conjunto que reúne Fàbregas, Hazard, Agüero, Alexis Sánchez, Diego Costa, Matic e De Gea, Schneiderlin - que se manteve de alma e corpo no Southampton, embora tenha querido também sair aquando do êxodo veranil - está a ser um dos melhores jogadores da Premier League. O francês cansa com tamanha perfeição táctica, e Koeman deveria agradecer ao vê-lo entrar todos os dias no centro de treinos porque ao longo deste ano isso acabará por deixar de acontecer.

9. Paulo Dybala (Palermo) - Um Agüero em potência, salvas as devidas comparações, Dybala deverá escolher em 2015 entre representar a Argentina ou a Itália. Deve escolher as Pampas, e embora a qualidade exista em abundância, quem sabe não justifique a chamada à Copa América.

10. Martin Ødegaard (Strømsgodset) - Quem garantirá o prodígio norueguês de 16 anos é uma das perguntas de 2015. Ajax, Liverpool e Manchester United seriam boas escolhas de carreira.

11. Saido Berahino (West Brom) - O ano de 2015 de Berahino tem duas certezas e uma bifurcação dúbia. As certezas é que este deve ser o ano em que ele (tal como Austin e Kane) se estreia na Selecção de Inglaterra; e é forte candidato a figurar na shortlist de candidatos a melhor jogador jovem da Premier League. A dúvida que existe nesta altura é se fica no West Brom e explode numa equipa que Tony Pulis irá segurar no principal escalão, tornando-a mais sólida defensivamente e competitiva, ou se parte já em Janeiro para outro clube como o Liverpool ou o Tottenham.

12. Roberto Firmino (Hoffenheim) - É simplesmente bom demais para o Hoffenheim. Até alguém perder a cabeça por ele, continuará a encantar os relvados na Bundesliga.

13. Eden Hazard (Chelsea) | Kun Agüero (Manchester City) - Já todos os conhecemos, por isso que impacto poderão ter neste ano? A Premier deve ser decidida entre Chelsea ou Manchester City e a decisão do melhor jogador da competição poderá passar entre Eden e Kun. Embora até agora fosse possivelmente Fàbregas a merecer a distinção de melhor jogador do campeonato, no final é possível que o mediatismo se vire para Hazard. Agüero tem a seu favor o facto de ser o favorito à Bola de Prata em Inglaterra (só Diego Costa o pode incomodar, porque Austin, Alexis, van Persie e Bony terão missão mais complicada), e contra si apenas o seu background de lesões.

14. Steven Gerrard (Liverpool) - O impacto de alguns jogadores desta lista é uma incógnita, uma suposição fundamentada. Gerrard é a maior das certezas. O capitão do Liverpool, depois de 17 temporadas em Anfield, dirá adeus em Maio de 2015. Poucas imagens terão tanto impacto neste ano como a despedida de Gerrard do seu estádio a 16 de Maio diante do Crystal Palace, e da Premier League 1 semana depois em casa do Stoke.

15. Andriy Yarmolenko (Dínamo Kiev) - Quem agarra o sucessor de Shevchenko? Uma pergunta para ser respondida este ano.

16. Abdul Rahman Baba (Augsburg) - É um dos laterais esquerdos mais entusiasmantes fora do radar dos grandes clubes (Jordan Amavi, também DE e também de 20 anos é outro). Algo que não deve durar muito mais tempo.

17. Bernardo Silva (Mónaco) - Colocar Bernardo tão acima neste conjunto de 100 jogadores é acreditar na palavra de Luís Filipe Vieira. Se Bernardo Silva regressar efectivamente ao Benfica e puder representar as águias em 2015/ 16, será a notícia do ano para o clube da Luz. Um 10 puro como já quase não há, um pequeno génio.

18. Harry Kane (Tottenham) - Teve uma das evoluções mais inesperadas na recta final de 2014, gritou o seu talento no primeiro dia de 2015 diante do Chelsea, e a coisa não vai parar por aqui. White Hart Lane nunca terá novamente alguém como Bale, mas Kane pode revelar-se um goleador que há 2 anos atrás não parecia que pudesse vir a ser.

19. David De Gea (Manchester United) - Cada vez mais há super-valorizações de jogadores por algum hype desmedido. Com De Gea não está a ser o caso, o espanhol está a ser o melhor guarda-redes da Premier League, poderá terminar a temporada com esse estatuto e a admiração que reúne poderá fazer com que o queiram retirar de Old Trafford, mas parece impossível isso acontecer.

20. Arkadiusz Milik (Ajax) - Com 20 anos o polaco (mais maduro formará uma dupla temível com Lewandowski daqui a uns anos..) está no Ajax, mas emprestado pelo Leverkusen. Poderão continuar a vê-lo em Amesterdão a espalhar qualidade com Schöne, Klaassen e El-Ghazi, mas em 2015/ 16 não deve sair da Alemanha.

21. Nico Gaitán (Benfica) - Se o Benfica revalidar o título de campeão nacional em Maio, muito provavelmente o 10 dos encarnados será considerado o melhor jogador da liga portuguesa. Poderemos só o ter em Portugal durante metade de 2015, mas será uma metade marcante.

22. Sadio Mané (Southampton) - A CAN chegou no momento em que estava a explodir no Southampton, mas o senegalês promete continuar a apaixonar os adeptos ingleses ao longo deste ano.

23. Nemanja Matic (Chelsea) - Porquê colocar aqui Matic? Simples. Ao longo de 2015 será inequívoco para a globalidade do mundo do futebol: o Chelsea tem o melhor médio defensivo do mundo.

24. Rony Lopes (Lille) - A par de Bernardo Silva e Gonçalo Guedes (Chaby tinha potencial para integrar este lote) representa o futuro do futebol português, embora já pertença ao Manchester City, que parece acreditar nele a médio-longo prazo. Em 2015 Marcos Lopes poderá estrear-se na Selecção de Portugal, embora tenha também nacionalidade brasileira, e uma vez que pode ser incluído tanto nos convocados para o Mundial Sub-20 como para o Euro Sub-21, a Federação deveria chamá-lo para a primeira competição.

25. Ross Barkley (Everton) - Jamie Carragher disse recentemente "com Gerrard a dizer adeus, Ross Barkley deveria ser o seu sucessor". A transferência é complicada porque faria de Barkley um mal amado eterno em Goodison Park, embora inclusive Carragher tenha feito toda a carreira em Anfield e fosse adepto do rival Everton em pequeno. Certo é que 2015 é um ano para Barkley crescer na Selecção dos 3 leões, e equipas como o Manchester City ou o Liverpool talvez o venham a pretender.

26. Jackson Martínez (Porto) - Vamos simplificar o seu impacto em 2015: vai ser o melhor marcador da Liga Portuguesa 14/ 15, e no Verão o Porto encaixará o valor da sua cláusula de rescisão.

27. Marko Vejinovic (Vitesse) - Oito golos, 5 assistências e muito futebol nos pés do médio sérvio do Vitesse. É um dos craques desconhecidos do futebol holandês. Vamos ver por quanto tempo.

28. Arjen Robben (Bayern Munique) - Fortíssimo candidato a melhor jogador da Bundesliga 14/ 15, "basta" que o Bayern chegue longe na Champions (depois do Real Madrid, é o favorito) para que Robben possa ambicionar um lugar entre os Top-3 da Bola de Ouro. 

29. Enzo Pérez (Valência) - O Valência não é superior ao Benfica, mas competir na Liga Espanhola é um sonho para qualquer sul-americano. Enzo alcançou o seu e, daqui para a frente, terá muito maior projecção internacional. Nuno Espírito Santo conseguiu o trunfo certo para a luta pelo 4.º lugar.

30. Gonçalo Guedes (Benfica) - Jorge Jesus parece acreditar mais nele do que na maioria dos produtos do Seixal porque certamente o seduz a capacidade física e o potencial goleador de Gonçalo. 2015 pode ser o ano em que a carreira de Gonçalo Guedes se inicia a sério, integrando o plantel principal em definitivo (pelo menos em 2015/ 16). E poderia ser um wildcard interessante para a Selecção no Mundial Sub-20.

31. Simone Scuffet (Udinese) - Tem sido suplente de Karnezis mas com 18 anos é difícil encontrar um guarda-redes com tamanho potencial como o italiano. A maioria dos adeptos ainda não o conhece e até pode ser mais tarde que o mundo se renda a ele. Será que a Juventus escolherá Scuffet como sucessor de Buffon, ou acreditará em Leali?

32. Loïc Perrin (Saint-Étienne) - O capitão da equipa francesa, embora já com 29 anos, tem sido um dos melhores centrais no futebol europeu no último par de anos. 2015 pode ditar um reconhecimento tardio.

33. Isco (Real Madrid) - James, Kroos e Modric tiveram um 2014 em cheio. A metamorfose de Isco iniciou-se em 2014 mas, pela mão de Ancelotti (não é resultadista, é milagreiro!) Francisco Alarcón vai ser peça fundamental na dinâmica merengue rumo à conquista da Liga BBVA e à revalidação do título europeu.

34. Alan (RB Salzburg) - Sadio Mané rumou ao Southampton, Kampl ao Dortmund e, considerando que o matador Jonathan Soriano tem 29 anos e Alan Carvalho é 4 anos mais novo, o brasileiro pode seguir as pisadas dos companheiros rumo a uma liga mais competitiva.

35. Jordan Henderson (Liverpool) - O Liverpool até poderá tentar encontrar fora um jogador que desempenhe o papel desportivo de Gerrard, mas a solução parece já estar no balneário. Henderson, cuja evolução tem sido excelente nas últimas temporadas, pode este ano receber o testemunho do seu capitão, e quem sabe a braçadeira.

36. Marc Stendera (Eintracht Frankfurt) - Na geração alemã que derrotou Portugal na final do Euro Sub-19, apesar de terem sido Selke e Mukhtar a reclamar algum protagonismo, Marc Stendera deixou patente que é o porta-estandarte da geração. Aos 19 anos já joga com alguma frequência no Eintracht Frankfurt, e o Mundial Sub-20 poderá ser a competição da sua afirmação planetária.

37. Pierre-Emile Hojbjerg (Bayern Munique) - O dinamarquês que faz lembrar Strootman é um dos jovens mais promissores da actualidade. Guardiola tem 2 opções: ou aposta nele com frequência, ou deixa-o crescer onde ele possa ser 1.ª escolha.

38. Nabil Fekir (Olymp. Lyon) - Lacazette tem estado incrível mas o menos conhecido Nabil Fekir também tem sido essencial no renascer do Lyon. Um franco-argelino com a qualidade técnica que caracterizou outros jogadores com essas duas pátrias nas últimas décadas, é certamente alguém para o mundo conhecer em breve.

39. Christoph Kramer (Gladbach) - O motivo do seu impacto é a transferência que acabará por acontecer, invariavelmente, ao longo deste ano.

40. Franco Vázquez (Palermo) - Dybala é aquele de quem todos falam, mas o Palermo não seria o mesmo sem o talentoso Vázquez. Um pouco como Matteo Darmian, lateral direito do Torino, não deve perdurar desconhecido muito mais tempo.

41. Daniel Wass (Évian) - Longe vão os tempos em que o norueguês jogava no Benfica. Wass, agora com 25 anos e com o seu instinto finalizador apurado na Ligue 1 (soma já 8 golos esta temporada), deve dar o salto em 2015. Em França, apenas Lacazette e Gignac têm mais golos que ele.

42. Luiz Adriano (Shakhtar Donetsk) - Actual melhor marcador da Champions - essencialmente graças ao BATE Borisov, e daqui a umas rondas já terá sido ultrapassado por Messi, Ronaldo e Benzema - o brasileiro está em fim de contrato e há que escolher bem o novo clube porque em 2015 há Copa América no Chile e Luiz Adriano pode ambicionar ser o artilheiro do Brasil. 

43. Andrej Kramaric (HNK Rijeka) - É evidente que a liga croata - onde leva 21 golos em 19 jogos, tendo ainda 7 golos em 12 jogos de Liga Europa - é pequena demais para o talento de Kramaric. O croata de 23 anos tem crescido e alcançado melhores números de ano para ano, e 2015 é o ano do seu grande contrato. Parece estar iminente uma mudança para Stamford Bridge, com um empréstimo pelo meio ao Leicester. Confirmando-se, são grandes notícias para a equipa que luta pela manutenção.

44. Charlie Austin (QPR) - Quando um jogador do Queens Park Rangers tem fortes hipóteses de terminar uma edição da Premier League com 20 golos marcados, é evidente a sua qualidade como finalizador. Resista ou não o QPR à descida, Austin aguentar-se-á sempre entre os grandes. E é favorito a melhor marcador inglês no campeonato, à frente de Kane, Rooney e Berahino.

45. James Ward-Prowse (Southampton) - Um dos melhores marcadores de bolas paradas em Inglaterra, Ward-Prowse pode conseguir várias coisas especiais neste ano civil: marcar o seu 1.º golo no campeonato, chegar às 10 assistências numa época, e quem sabe ter a sua 1.ª internacionalização.

46. Yacine Brahimi (Porto) - O malabarista argelino é um dos jogadores mais atractivos fora dos campeonatos mais mediáticos. Uma Champions até aos quartos-de-final, e uma excelente CAN podem fazer disparar a sua cotação. Se o Porto conseguisse ultrapassar o Benfica e sagrar-se campeão a meio de 2015, acabaria por ser ele ou Jackson o melhor jogador do campeonato.

47. Paulo Oliveira (Sporting) - Este é o ano da sua estreia na equipa principal das Quinas. Tem que ser.

48. Loris Karius (Mainz) - O alemão de 21 anos termina contrato em breve. Ficar no Mainz é improvável porque pode: viajar para Portugal, ser o sucessor de Weidenfeller, ou optar por outro caminho. Certo é que uma decisão de 2015 pode determinar os próximos anos da carreira de Karius.

49. Seamus Coleman (Everton) - Depois de uma explosiva época de 2013/ 14, a locomotiva Coleman abrandou e a solidez defensiva do Everton tem deixado a desejar. Com a presença nas competições europeias na próxima época a ir pelo cano abaixo, Coleman é bem capaz de ter em 2015 o momento certo para ser transferido. Quem não gostava de o ver no Manchester United?! 

50. Borek Dockal (Sparta Praga) - Talismã do Sparta de Praga, onde se destaca também Ladislav Krejčí, Dockal terá no decorrer de 2015 uma missão similar à de Sigurdsson na Islândia - manter a sua pátria na rota do Euro-2016.


100 Jogadores que podem marcar 2015 (51-100)

0 comentários:

Enviar um comentário