25 de agosto de 2014

Manchester City 3-1 Liverpool: Jovetic e Agüero fazem estragos

Manchester City  3 - 1  Liverpool (Jovetic 41' 55', Agüero 69'; Zabaleta a.g. 83')

    Jogo grande a encerrar a 2.ª jornada da Barclays Premier League. Manchester City e Liverpool, campeão e vice-campeão, respectivamente, em 2013/ 14, encontraram-se no Etihad Stadium.
    Pellegrini não inventou no onze, mantendo Dzeko e Jovetic na frente e guardando Agüero (ainda sem capacidade para fazer 90 minutos ao seu nível) para a 2.ª parte; Brendan Rodgers ainda sem poder contar com Lallana e Balotelli apostou num meio-campo com Gerrard, Allen, Henderson, Coutinho e Sterling, reservando Lazar Markovic para uma possível estreia nos segundos 45.
    A primeira parte teve supremacia do Liverpool, controlando a bola e os momentos de jogo embora sem criar propriamente perigo. Curiosamente um dos melhores elementos da 1.ª parte, Alberto Moreno, sempre concentrado e intenso a defender e a atacar foi quem acabou por cometer uma desconcentração que custou caro aos reds. Perto do intervalo, Nasri colocou a bola na área, Lovren (que também podia ter feito melhor) tirou a bola do raio de acção de David Silva e, enquanto que Moreno aguentou a posição à espera da bola, Jovetic fez pela vida, antecipou-se e fuzilou Mignolet. O desfecho da 1.ª parte acabava por ser em certa medida inesperado tendo em conta o maior controlo do Liverpool, mas em alta competição e numa liga com a intensidade da Premier League não se pode baixar a guarda por 1 segundo que seja.
    Para a segunda metade, Pellegrini e Rodgers não trouxeram alterações, e o Liverpool entrou bem. Personalizado, com bola e a querer o golo. Aos 47' Sturridge foi apanhado em fora-de-jogo por uma unha e no minuto seguinte Alberto Moreno colocou Dzeko em linha numa transição rápida e bem lançada, mas foi também o lateral ex-Sevilha a desarmar Dzeko quando este devia ter libertado rapidamente para Jovetic. O montenegrino continuou a aterrorizar a defesa adversária, cabeceou uma bola com perigo e materializou as suas intenções aos 55, conseguindo bisar no jogo. Samir Nasri voltou a ser o "abre-latas" e com um passe atrasado descobriu Jovetic, que rematou forte para o 2-0.
    A resposta de Rodgers foi colocar Markovic e a estreia do ex-benfiquista animou o jogo e o Liverpool, acabando Sturridge por ter 2 oportunidades (uma delas bem defendida por Hart). Pellegrini foi rodando as estrelas - tirou Silva, colocou Navas, tirou Dzeko, colocou Agüero. E bastaram 23 segundos para que o avançado argentino fizesse estragos. Navas lançou Kun Agüero em profundidade com um passe perfeito nas costas de Lovren, e Agüero mostrou que, saindo Suárez da Premier League, ele poderá reclamar o estatuto de jogador com maior impacto individual no campeonato. 3-0 para o campeão City, e tudo com muita naturalidade. O 3.º golo quase matou o jogo, Pellegrini amarrou-o ao retirar Jovetic para os aplausos, colocando Fernandinho ao lado de Fernando e soltando um pouco Yaya Touré, mas ainda assim o 3-1 final acabou por chegar: Sturridge cruzou, Lambert rematou mas acabou por ser Zabaleta a introduzir a bola na sua própria baliza. Até final destaque apenas para as queixas que Glen Johnson, Skrtel e Alberto Moreno apresentaram do ponto de vista físico.

    Vitória incontestável do Manchester City, superior no último terço do campo. Com a qualidade técnica de Jovetic, Nasri, Silva, Agüero, Yaya e Navas tudo fica mais fácil. E todos eles já jogavam juntos na temporada passada. Pelos 2 primeiros jogos da época fica a ideia que o Liverpool precisará de mais um mês e de assentar ideias (e integrar a 100% Markovic, Balotelli e Lallana) para progressivamente render aquilo que pode. Veremos se Manchester City e Chelsea - para já líderes juntamente com Tottenham e Swansea - se conseguem manter um degrau acima da concorrência.
    O jogo de hoje permitiu ainda retirar algumas conclusões: Glen Johnson, como defendemos há muito, não tem qualidade para este nível e o melhor seria jogar com Flanagan/ Manquillo e Moreno nas laterais; Sturridge demonstrou, quando Lambert esteve em campo, que ele pode ser tacticamente o Suárez desta época quando Balotelli for a referência; ter Agüero, Dzeko, Jovetic e Negredo ajuda e muito, e seria bom contra o Stoke Pellegrini juntar de início Jovetic e Agüero. O avançado montenegrino prometeu na pré-época e está a dar sequência às boas exibições, mostrando-se fisicamente fortíssimo e com uma enorme vontade de marcar e dificultar a vida aos defesas.

Barba Por Fazer do Jogo: Stevan Jovetic (Manchester City)
Outros Destaques: Nasri, Fernando, Agüero; Gerrard
Resumo e Golos: (Link TVGOLO)

0 comentários:

Enviar um comentário