29 de agosto de 2014

Convocados Portugal: Adrien, Pedro Tiba, Vezo, Ricardo Horta e Bruma chamados

  Selecção - Paulo Bento revelou às 14h a lista de 24 convocados para o jogo com a Albânia a 7 de Setembro, primeiro jogo da qualificação para o Euro 2016. O seleccionador nacional anunciou uma lista com alguma inovações, algo que não poderia deixar de acontecer depois do lastimável Mundial 2014.
    Os convocados foram então:

Guarda-Redes:
Rui Patrício (Sporting), Anthony Lopes (Lyon), Eduardo (Dínamo Zagreb);
Defesas: André Almeida (Benfica), João Pereira (Valência), Rúben Vezo (Valência), Pepe (Real Madrid), Neto (Zenit), Ricardo Costa (Al-Sailiya), Fábio Coentrão (Real Madrid), Antunes (Málaga);
Médios: Adrien (Sporting), William Carvalho (Sporting), Pedro Tiba (Braga), André Gomes (Valência), Miguel Veloso (Dínamo Kiev), Raul Meireles (Fenerbahçe), João Moutinho (Mónaco);
Avançados: Ivan Cavaleiro (Deportivo), Nani (Sporting), Bruma (Galatasaray), Vieirinha (Wolfsburgo), Ricardo Horta (Málaga), Éder (Braga)

    BPF - Destaque para a introdução de algumas caras novas neste "novo ciclo". Paulo Bento finalmente enterrou o "machado de guerra" com Adrien, e é evidente que a ausência de Cristiano Ronaldo deste lote salta à vista de todos - o capitão da Selecção não está em condições físicas para competir, segundo a Federação, e pode-se especular que esta ausência engloba um entendimento conjunto entre a Selecção, Real Madrid, Jorge Mendes e o jogador. A não haver este entendimento, há espaço para uma polémica (Ronaldo diz que está bem, joga pelo Real Madrid, mas não está bem para a Selecção?). Mas vamos seguir em frente.
    Globalmente, podemos entender Rúben Vezo, Pedro Tiba, Ricardo Horta, Bruma, Adrien, André Gomes e Ivan Cavaleiro como as principais caras desta nova Selecção rumo a 2016. O central do Valência ganhou o lugar de 4.º central, numa convocatória onde não se justifica a presença de Ricardo Costa, agora a jogar no Qatar. Os GR são os esperados, até pelo facto de Beto (que eventualmente poderia levantar o debate se deveria ser ele ou Patrício o titular) estar lesionado e no meio-campo Paulo Bento mantém Meireles, Veloso, Moutinho e William e chamou finalmente Adrien, confiou em André Gomes e estreou Pedro Tiba, jogador que o Braga contratou ao Setúbal. 
    Na frente, há apenas Éder como avançado centro, numa posição que de facto Portugal tem poucas boas soluções, e nas alas para além da manutenção de Nani e Vieirinha, P. Bento volta a contar com Ivan Cavaleiro e Bruma (jogadores que já foram chamados, embora só Cavaleiro já seja internacional) e acrescentou-lhes Ricardo Horta, um jogador que tínhamos o feeling que estaria neste lote de convocados e cuja convocatória faz sentido a vários níveis.

    Para além da ausência de Cristiano Ronaldo (por motivos de ordem física), deve-se destacar também o facto de Hugo Almeida e Hélder Postiga terem sido preteridos, o que tinha de acontecer cruzando o recente rendimento com o facto de não estarem a competir. Ricardo Costa (a jogar no Qatar!) também já não deveria fazer parte das contas e, enquanto Adrien desta vez foi finalmente chamado, José Fonte deve neste momento concluir que não contará para Paulo Bento, numa altura em que com Bruno Alves lesionado, o central do Southampton emergia automaticamente como o 2.º melhor central disponível.
    José Fonte foi um dos excluídos injustamente, e para além dele fazia todo o sentido convocar Rony Lopes - o jogador luso-brasileiro tem um potencial gigante e, até por estar a ter uma evolução bem precoce, faria todo o sentido integrá-lo já ao mais alto nível da nossa Selecção. Rafa, que esteve no Mundial 2014, ficou de fora e veremos com o evoluir do tempo se elementos como Pizzi, Bebé (aka Tiago), Rúben Neves, Paulo Oliveira, Cédric ou Bernardo Silva terão ou não oportunidade no caminho para 2016, dependendo todos eles em princípio dos minutos que tenham nos clubes.

0 comentários:

Enviar um comentário