9 de agosto de 2014

Crítica: Chef

Realizador: Jon Favreau
Argumento: Jon Favreau
Elenco: Jon Favreau, Emjay Anthony, Sofia Vergara, Scarlett Johansson, John Leguizamo, Bobby Cannavale, Robert Downey Jr.
Classificação IMDb: 7.3 | Metascore: 68 | RottenTomatoes: 86%
Classificação Barba Por Fazer: 74

Food porn, foi assim que Sean O'Connell da CinemaBlend descreveu 'Chef' e provavelmente não haveria melhor expressão possível. E não, não nos referimos com isto a um momento da magnitude de Rui Unas e "A Gorda" no cómico e vanguardista 'Último a Sair'. Aqui é mesmo só comida.
    O mais recente filme de Jon Favreau (realizador de Iron Man e Iron Man 2), um indie que resulta bem nas salas de cinema massificadas, é um dos filmes do momento. Longe de poder ambicionar ser filme de óscares ou algo que se pareça, é sim puro entretenimento, dispondo bem e dando fome. E não, esta última ideia não se deve ao facto de conter no elenco Scarlett Johnsson (e Sofia Vergara, também endeusada por muitos) mas sim pelos momentos culinários, quando este Chef põe mãos à obra. Resumidamente, Carl Casper (Jon Favreau) é um chef de sucesso num restaurante conceituado mas no qual já não tem espaço para ousar, inventar, criar. Diferentes circunstâncias fazem-no partir do zero e apostar numa roulote, recuperando a sua relação com o seu filho Percy (Emjay Anthony) e cultivando a sua criatividade.
    Favreau realizou, escreveu e interpreta este filme, que se define sobretudo pelo atractividade gráfica nos momentos em que Carl cozinha, e pela sensibilidade e simplicidade de um vídeo do filho para o pai, com 1 segundo de cada dia. Como ingredientes deste prato cinematográfico, temos uma banda sonora interessante (há inclusive uma aparição de Gary Clark Jr.), um rebranding da roulote digno do 'Filho da Pub' e Favreau acabou por chamar actores com os quais trabalhou recentemente (casos de Downey Jr. e Scarlett Johansson), juntando-lhes John Leguizamo, Sofia Vergara e Bobby Cannavale que encaixam totalmente no ADN deste filme, e para além de todos estes nomes ainda aparecem Dustin Hoffman e Oliver Platt.
    Para ficarem atentos e informados, nos próximos tempos Favreau irá realizar 'O Livro da Selva' no qual já se sabe que as vozes das personagens ficarão a cargo de por exemplo Idris Elba, Scarlett Johansson, Bill Murray, Ben Kingsley, Giancarlo Esposito, Lupita Nyong'o ou Christopher Walken. Entre os actores que entram em Chef talvez o melhor a curto-médio prazo seja ficarmos atentos a quando estrear 'The Judge' com Robert Downey Jr. a acompanhar Robert Duvall no grande ecrã.
    Garantidamente, se virem este filme antes do jantar, irão acabar depois por cozinhar e comer mais do que esperavam. O slogan criado para a promoção do filme diz tudo sobre ele: starting from scratch never tasted so good.



0 comentários:

Enviar um comentário