10 de agosto de 2014

Arsenal não dá hipoteses ao Manchester City na supertaça inglesa

Arsenal  3 - 0  Manchester City (Cazorla 21', Ramsey 42', Giroud 61')

    A abrir a época em Inglaterra, o imponente Wembley encheu para assistir à Community Shield entre o campeão inglês (Manchester City) e o vencedor da FA Cup (Arsenal). Pellegrini não pôde contar com vários jogadores (Kompany, Agüero, Zabaleta, Fernandinho e Negredo indisponíveis), deu a baliza a Willy Caballero, estreou Fernando ao lado de Yaya Touré e entregou o ataque a Dzeko e Jovetic, tendo o montenegrino sido o jogador em destaque da pré-época dos citizens. À partida, os "tendões de aquiles" esta tarde pareciam ser a inferioridade numérica do City no meio-campo, e a sua dupla de centrais - Boyata e Nastasic. Já Wenger também teve baixas (os alemães e o ainda lesionado Walcott), deixando o meio-campo entregue ao trio Arteta, Wilshere e Ramsey; premiando Sanogo com a titularidade depois do seu póker contra o Benfica, estreando Alexis Sánchez e colocando Chambers a central.
    Começou o melhor o Arsenal, que foi muito superior na 1.ª parte, confiante, enérgico, organizado. Ainda assim o primeiro momento de perigo teve o ex-Arsenal Samir Nasri envolvido. A trocar bem a bola, e a explorar a falta de apoio a Fernando e Yaya Touré, o golo chegou aos 21' - Sanogo e Wilshere estiveram na origem, acabando Cazorla por tirar um adversário da frente antes de rematar cruzado e certeiro. Quando o Manchester City criou perigo, por intermédio de uma excelente arrancada de Dzeko, valeu um corte de Chambers e do outro lado surgiu mais tarde o 2-0. Tudo começou numa grande abertura de Alexis para Sanogo com o esguio avançado francês a soltar para Aaron Ramsey e depois bastou o talento do galês a desenvencilhar-se de 2 defesas antes de ampliar a vantagem. Bom golo e Ramsey a provar que a temporada passada não foi um acaso, mas apenas um começo diferente. Perto do final do 1.º tempo esteve muito perto o terceiro com Alexis a fazer uma brilhante desmarcação, lançado por Sanogo (passe ligeiramente com força a mais), mas valeu a antecipação de Caballero. Ao intervalo era evidente que o City precisava de David Silva, até porque o melhor City aparece sempre quando há Silva+Agüero - mestres a explorar os espaços entre linhas e a abrir defesas - e hoje apenas o espanhol era hipótese.
    No arranque da 2.ª parte Wenger surpreendeu ao fazer não 1, não 2 mas 3 substituições de uma vez, isto porque excepcionalmente em Inglaterra a Federação decidiu que neste jogo cada equipa poderia realizar 6 substituições. Saíram Sanogo, Alexis e Koscielny, entrando Giroud, Oxlade-Chamberlain e Monreal. Pellegrini limitou-se a trocar Nasri por David Silva. Inicialmente o City parecia mais atrevido e, numa jogada em que a equipa de arbitragem não percepcionou que a bola conduzida por Kolarov tinha saído das 4 linhas, Jovetic obrigou Szczesny a uma excelente defesa. A verdade é que depois de Pellegrini trocar Dzeko e Yaya por Milner e Zuculini, coube a Ramsey assistir Giroud para este fazer o 3-0 num remate do meio da rua, que contou com uma ajuda de Nastasic. O terceiro golo "matou" as aspirações do City, o que conjugado com a progressiva descaracterização das equipas por via das alterações, conduziu o jogo até ao final com um Arsenal a inibir e controlar o adversário, remetendo-se ao seu próprio meio-campo.

    Em suma, um excelente jogo do Arsenal, equipa que quando está bem, dá sempre gosto ver jogar. Esta supertaça inglesa não dá para tirar ilações relativamente ao City (hoje faltaram Agüero e Kompany, peças-chave, e inclusive a dupla de centrais poderá vir a ser Kompany-Mangala, 2 elementos diferentes dos de hoje) mas deixa muito boas indicações do Arsenal. A defesa e Szczesny estiveram praticamente irrepreensíveis, destacando-se o bom jogo de Chambers (é interessante Wenger contar com ele para central) e a profundidade dada por Gibbs; o meio-campo do Arsenal controlou o jogo com maturidade e trabalho e na frente Cazorla e Giroud marcaram, e Yaya Sanogo embora sempre desengonçado acrescentou valor. Referência final a Aaron Ramsey - hoje o Arsenal valeu pelo colectivo (como é frequente) mas Ramsey deixou claro que vai continuar a ser o jogador que foi na época passada, conseguindo hoje 1 golo e 1 assistência, e destacando-se porque tudo o que fez, fez bem.
    
Barba Por Fazer do Jogo: Aaron Ramsey (Arsenal)
Outros Destaques: Chambers, Gibbs, Wilshere, Cazorla, Sanogo
Ver Golos: (Link TVGOLO)

0 comentários:

Enviar um comentário