28 de agosto de 2014

Sorteio Champions: Benfica com equilíbrio, Sporting com Mourinho e Porto com viagens difíceis

  Champions League - Teve lugar esta tarde, no Mónaco, o sorteio da fase de grupos da liga milionária, a competição mais importante a nível de clubes, a Champions League. O sorteio para esta edição de 2014/ 15 gerou o emparelhamento de várias equipas que se defrontaram recentemente (quer em fases de grupos quer já na fase a eliminar), tendo os 3 clubes portugueses fugido a sorteios muito complicados, embora tenham tido sortes diferentes.

    A tarde serviu também para premiar Cristiano Ronaldo como o Jogador do Ano da UEFA, um prémio individual que Ronaldo ainda não tinha e que fez por merecer - para além dos históricos 17 golos na última Champions, foi peça-chave no sucesso do Real Madrid (campeão europeu 13/ 14) e juntou a isso golos, muitos golos. Foi evidente que na selecção no Top final o Mundial teve peso, mas na hora de eleger o vencedor, pode-se dizer que houve justiça.

    São então estes os grupos da Champions League 2013/ 14:

    Grupo A - Atlético Madrid, Juventus, Olympiacos, Malmö
    Grupo B - Real Madrid, Basel, Liverpool, Ludogorets
    Grupo C - Benfica, Zenit, Leverkusen, Mónaco
    Grupo D - Arsenal, Dortmund, Galatasaray, Anderlecht
    Grupo E - Bayern Munique, Manchester City, CSKA, Roma
    Grupo F - Barcelona, PSG, Ajax, APOEL
    Grupo G - Chelsea, Schalke 04, Sporting, Maribor
    Grupo H - Porto, Shakhtar, Athletic Bilbao, BATE Borisov

    BPF - Pensando primeiro nos clubes portugueses:
O Benfica, embora fosse dos 3 o mais cotado a nível de coeficiente, acabou por ser porventura o que tem menos motivos para sorrir. Com Leverkusen, Zenit e Mónaco, o equilíbrio e a homogeneidade do grupo será uma garantia e quando um grupo é assim normalmente o improvável acontece, e às vezes é melhor ter um "tubarão" no grupo mas não ter tantas equipas deste nível. A verdade é que o Benfica terá que ganhar os 3 jogos na Luz, conseguindo logo aí bastante oxigénio, e parte como favorito. Os encarnados, para poderem ser reconhecidos como um grande europeu têm que passar a fixar como objectivo alcançar frequentemente os quartos-de-final nos próximos anos, caso a médio-prazo queiram figurar com regularidade nas meias (as grandes equipas da Europa chegam, de forma regular, ao Top-4 da Champions). Perante este raciocínio, se o Benfica quer estar entre as 8 (ou pelo menos nas 16) melhores equipas do futebol europeu, tem que estar preparado para ultrapassar as 3 equipas que o acompanham: o Leverkusen poderá ser o adversário mais complicado uma vez que esta temporada é comandado por Roger Schmidt (técnico do Salzburg na época passada) e tudo indica que vai encantar a Europa com o seu futebol e com Calhanoglu e companhia; é sempre complicado jogar na Rússia e lá o Benfica encontrará Garay, Witsel, Javi García (e Hulk, Neto, Danny e André Villas-Boas); o Mónaco não mete propriamente medo, veremos se ainda se reforça até ao fecho do mercado, mas uma equipa que tem Falcao pode ser sempre uma dor de cabeça.
    Já o Porto pode-se dar por satisfeito com o sorteio que teve e parte na pole position. Ainda assim, a nota de destaque no caso dos dragões será o ambiente que encontrarão em Bilbao e na viagem ao recinto do Shakhtar. O BATE Borisov de Krivets estará no grupo com o intuito de baralhar as contas (é engraçado, também dizíamos isto da Costa Rica no Mundial..) mas, embora com o momento actual anímico do Shakhtar, embora tenha grande experiência europeia, este grupo pode dar Porto e Athletic.
    Por fim, o Sporting acabou por ter grandes razões para festejar. Evitou variadíssimos cenários catastróficos e até pode sonhar com o apuramento para os oitavos. O Chelsea de José Mourinho parte como favorito, e pela lógica será o Schalke 04 a passar em segundo. De qualquer forma, os leões são bastante superiores ao Maribor e terão por isso a Liga Europa em princípio assegurada, procurando tentar "roubar" o 2.º lugar a um Schalke que embora muitas vezes desprezado, acaba por manter um bom histórico nas provas europeias.

    Nos outros grupos, o destaque vai mesmo em primeiro lugar para os vários reencontros. Arsenal e Dortmund, por exemplo, vão partilhar o grupo pela 3.ª vez em 4 anos; Porto e Shakhtar encontraram-se em 2011/ 12; Bayern e City estiveram juntos na fase de grupos do ano passado e de há 3 anos, sendo ainda mais incrível o facto de que no ano passado também o CSKA os acompanhou no grupo, significando que de 2013/ 14 para esta época apenas se troca o Plzen pela Roma; Benfica e Zenit encontraram-se já na fase a eliminar recentemente, acontecendo o mesmo com PSG e Barcelona; Chelsea e Schalke também estiveram na temporada passada no mesmo grupo, qualificando-se em 1.º e 2.º lugar.
    O grupo mais complicado acaba por ser o Grupo E, embora o Bayern e o Manchester City partam como favoritos. Seria engraçado a Roma conseguir regressar à sua glória europeia. O Ajax bem que pode continuar a queixar-se do seu crónico azar, visto que acaba por apanhar sempre grandes equipas - desta vez tem Barcelona e PSG, muitos furos acima da qualidade dos jovens holandeses. Pode-se mesmo dizer que os melhores grupos serão os do Bayern, Benfica e Arsenal (uma vez que neste, para além de Arsenal e Dortmund, que devem ser os 2 apurados, o Galatasaray costuma baralhar as previsões). Atlético e Juventus são favoritos no Grupo A, com o Olympiacos a tentar surpreender de novo e no Grupo B a boa notícia é que tudo indica que voltaremos a ter o Liverpool de regresso às grandes noites europeias, não só com um Liverpool-Real Madrid em perspectiva mas também porque os reds têm tudo para chegar aos oitavos.

    O hino da Champions e o rolar da bola será já no próximo mês de Setembro!

0 comentários:

Enviar um comentário