30 de agosto de 2014

Garganta Afinada. Top 20 ( nº 98 )

    Olh'ós gajos! Mequié? Estão todos nice? Todos p'rá frentex? Pois é... Resolvemos voltar com mais um Garganta Afinada! Sim... A economia continua mal, os vulcões estão todos malucos, a Casa dos Segredos vai recomeçar... Mas há Garganta Afinada!
     Desta feita, construímos praticamente um top com artistas nacionais. Nunca é demais realçar que o nosso país tem qualidade para dar e vender e este top é uma prova disso mesmo. Para começar, um dueto de Marisa Liz (Amor Electro) e Luís Sequeira. Irremediavelmente o grande momento da final do The Voice. Sensibilidade musical e magia nas vozes de dois grandes músicos portugueses. Acompanhados ao piano e depois de assaltarem o guarda-roupa do Roberto Leal, deixaram bem claro que Luís Sequeira merecia ter sido ele o grande vencedor do programa - porque uma voz assim está longe de aparecer todos os dias - e a mentora Marisa voltou a marcar pontos. Pensemos assim: agora que o Drumond ganhou, pelo menos à partida não voltará a participar num programa destes. Há que ver o lado positivo. Temos ainda uma banda que - muito provavelmente - vai ser recomendada com alguma frequência por nós. O álbum #batequebate dos D'alva tem 11 faixas e todas elas são de qualidade inegável. A música "Primavera" explora sonoridades que pouco se ouvem no panorama português e que revela um pouco a ousadia dos intervenientes. Certamente deixarão a sua marca na música portuguesa. Há ainda músicas recentes de Bastille e Tiago Bettencourt, que tomaram forma nos seus videoclips com a ajuda de Sophie Turner aka Sansa Stark no primeiro caso, e Carolina Torres no segundo. Temos também os estreantes Skills & The Bunny Crew que dizem ter influências de Red Hot Chili Peppers, Jeff Buckley, Beastie Boys, Mind da Gap ou até de Gabriel o Pensador. Os próprios apresentam-se como um híbrido de Rock e Rap que nos remonta um pouco à musicalidade dos Da Weasel. Curiosamente ambas as bandas têm raízes da margem sul, mas a música que escolhemos - "A Minha Vida Num Poema" - não é um exemplo de semelhança entre as duas bandas. Todo o álbum dos Skills & The Bunny Crew vale a pena ouvir e é também uma banda a seguir num futuro próximo. Recorremos ainda a malta que já foi cliente aqui da tasca, como os M83, Sea Wolf ou Hayden Calnin, passando ainda por uma música aveludada dos Trêsporcento, e introduzindo Daniela Andrade e Family of the Year. A “família do ano” serve de pano de fundo ao trailer de ‘Boyhood’ e poderia tornar-se facilmente um êxito de rádio; já a jovem Daniela – misto de hondurenha com canadiana – é um diamante por lapidar e, entre várias boas covers que tem no seu canal optámos pela ‘Crazy’ de Gnarls Barkley, que se ouviu em mais um episódio de Suits (uma das séries da actualidade com melhor banda sonora). 5-30 estreiam-se no nosso espaço com "Vício" assim como os The StoneWolf Band com "My Ukelele". Para finalizar não conseguimos ficar indiferentes ao mashup de Stereossauro que decidiu misturar a música "Os Melhores Anos" de Jimmy P e Valete com a "Under The Bridge" dos Red Hot Chili Peppers. Uma mistura simplesmente perfeita que acabou - na nossa opinião -  por enriquecer ainda mais a música.
    E é assim que nos despedimos, gente da nossa terra. Oiçam muita música e aproveitem estas 20 músicas para vos alegrar o dia. Não damos por terminado este texto sem parafrasear um senhor chamado José Cid: "A nova geração tem de descobrir qual é o seu dinossauro. Todos os países têm o seu dinossauro." - reflitam sobre estas gloriosas palavras e tirem as vossas conclusões...
    Até à vista!



0 comentários:

Enviar um comentário