30 de agosto de 2014

Everton 3-6 Chelsea: Jogo do Ano?

Everton  3 - 6  Chelsea (Mirallas 45', Naismith 69', Eto'o 76'; Diego Costa 1' 90', Ivanovic 3', Coleman a.g. 67', Matic 74', Ramires 77')

    De longe o jogo mais intenso, espectacular e um dos candidatos a jogo do ano na Premier League 14/ 15. Em Goodison Park havia indícios de que este podia ser um jogo "amarrado" mas foi tudo menos isso, com 9 (!) golos. José Mourinho lançou aquele que se esperava que fosse o seu 11 para jogos grandes - com Ramires como jóker a entrar nas contas - saindo da equipa Oscar e Schürrle e entrando também Willian. Martínez, com um Everton que dá sempre tudo, colocou aquele que será neste momento o melhor onze dos toffees, aos quais Ross Barkley faz muita falta.
    Pode-se dizer que houve uma entrada verdadeiramente de campeão, com uma fome gigantesca de ganhar (e talvez uma motivação extra pela derrota do City) e a mentalidade que caracteriza as equipas de Mourinho. Com 3 minutos o Chelsea já ganhava por 2, tendo Diego Costa inaugurado o marcador assistido por Fábregas, com Ivanovic a ampliar (estava em ligeiro fora-de-jogo, mas era tão difícil de descortinar que o árbitro fez bem em dar vantagem). Caso para dizer que os adeptos no estádio que decidiram aquecer o estômago com um cachorro, perderam logo 2 golos. Mas mal por mal... ainda faltavam sete.. Na 1.ª parte o denominador comum com a passagem do tempo passou a ser a força inesgotável da "locomotiva" Seamus Coleman, e numa dessas subidas o lateral irlandês conseguiu assistir Mirallas que, de cabeça, reduziu para 1-2 em cima do intervalo. Altura perfeita para marcar.
    Três golos na primeira parte. 6 na segunda. Nos segundos 45' a bola foi do Everton (que durante largos minutos teve praticamente 80% de posse), mas foi Diego Costa o primeiro a criar muito perigo com Howard a brilhar ao defender com o pé. Seguiram-se vários episódios com Diego Costa a acumular "picardias" e a quebrar aquela bolha de respeito que os jogadores da Premier têm entre si, mais do que em qualquer outra liga. O Everton estava melhor mas foi o Chelsea a marcar - Hazard fugiu a toda a gente e Coleman desviou um cruzamento do belga para a própria baliza. Brutal infelicidade para o irlandês, e Diego Costa a aproveitar para incendiar o jogo picando Coleman e fazendo o pacato Tim Howard exaltar-se. As emoções estavam ao rubro, Goodison Park em chamas mas 2 minutos depois os evertonians tiveram razões para festejar com Naismith a reduzir novamente para 2-3, depois de um excelente trabalho de McGeady. O golo fez com que Martínez decidisse estrear Eto'o, mas foi a equipa de José Mourinho a marcar novamente, com Nemanja Matic a rematar à entrada da área.
    Mas a coisa estava longe de ficar por aqui. Novamente passados 2 minutos foi a vez do "velhinho" Eto'o fazer um golo na estreia, num cabeceamento indefensável após cruzamento perfeito do esquerdino Leighton Baines. Era o 3-4 a ser marcado aos 76 minutos e a esperança a reacender-se para o Everton durante... menos de um minuto. É que logo no reatar do jogo Matic descobriu Ramires e o faz-tudo brasileiro finalizou com qualidade. Ainda assim, a impressionante alma e o coração infinito do Everton durou mais um lance e, sem nunca baixar os braços, Coleman e Lukaku desenharam um lance que terminou com Courtois a atirar um remate de Mirallas para o poste. Defesa decisiva do guardião belga, e um momento-chave do jogo. A partir daí o jogo estagnou no 5-3, aproveitando os jogadores para recuperar o folgo, e só a entrada de Besic mexeu com o jogo. O bósnio estreou-se da pior maneira ao fazer um atraso criminoso de calcanhar que deixou Diego Costa e Drogba em excelente posição. O histórico do Chelsea assistiu o ex-Atlético Madrid e Diego Costa fez tudo bem mostrando a sua qualidade antes de bisar.

    Tínhamos assistido mais cedo ao Newcastle 3-3 Crystal Palace mas este Everton 3-6 Chelsea por tudo (intervenientes, intensidade, dimensão dos jogadores, marcha do marcador) foi um jogão e dificilmente algum jogo será melhor do que este. Espectáculo puro, um festival de emoções e o Chelsea a mostrar o porquê de ser - pelo menos para nós - o favorito nº 1 a vencer a Premier League. De qualquer modo, este Everton teve uma prestação honrosa e o diferencial de 3 golos é claramente exagerado quando seria justo que o Chelsea ganhasse talvez apenas por 1.
    Ivanovic, Matic, Ramires, Mirallas e Coleman estiveram todos em alto nível, mas acabou por ser Diego Costa o epicentro do jogo. O avançado espanhol de origem brasileira foi o vulcão que agitou com este jogo juntando aos seus 2 golos inúmeros momentos que contribuíram para a intensidade do jogo mas que em nada representaram aquilo que deve ser um profissional de futebol. Dificilmente será alguma vez bem recebido em Goodison Park mas para já, Costa leva 4 golos em 3 jogos. Adaptação perfeita, do avançado que parece ter nascido para ser treinado por Mourinho.

Barba Por Fazer do Jogo: Diego Costa (Chelsea)
Outros Destaques: Coleman, Mirallas, Naismith; Ivanovic, Matic, Ramires
Resumo e Golos: (Link TVGOLO)

0 comentários:

Enviar um comentário