8 de agosto de 2014

Bernardo Silva emprestado ao Mónaco

  Benfica - Ontem foi um dia negro para qualquer benfiquista. O clube comunicou os empréstimos de Bernardo Silva ao Mónaco e de Ivan Cavaleiro ao Deportivo, estando iminente a oficialização do empréstimo do lateral João Cancelo ao Valência. A tudo isto se somaram ainda as vendas de Rafael Ramos e Estrela (2 jogadores que chegaram à final da UEFA Youth League), assinando por 3 anos com o Orlando City, clube norte-americano com o qual o Benfica mantém um protocolo.
    BPF - A má gestão do Benfica nesta pré-época atingiu outro nível, e contornos graves. É cada vez mais evidente o desespero do Benfica em fazer dinheiro no imediato para cumprir as suas obrigações no curto prazo e, se se podia até aceitar os negócios de André Gomes, Rodrigo, Oblak, Markovic ou Cardozo, a história agora é outra. Ainda não foi clarificado mas fala-se que o Mónaco terá ficado com opção de compra para garantir Bernardo Silva, circulando também a ideia de que os 3 jovens do Benfica já terão sido vendidos a um fundo (com a mãozinha habitual de Jorge Mendes) numa "negociata" que poderá fazer com que o Benfica nunca aproveite o talento destes produtos da formação.
    Provavelmente no final da pré-época teremos que analisar e fazer um balanço mais concreto da realidade benfiquista, mas para já é obrigatório deixar uma palavra relativamente a Bernardo Silva. Desperdiçar Cancelo e Cavaleiro é grave. Cancelo neste momento poderia ser a alternativa para lateral direito no plantel principal e Ivan Cavaleiro, embora se tenha percebido que não contava esta época, talvez tivesse merecido mais oportunidades desde o 1.º jogo de pré-época do que outros extremos (contratados ou regressados). Caso os 3 jogadores tenham sido já vendidos a um fundo, estamos perante um erro de proporções gigantescas. É visível que o Benfica está desesperado (veremos o que diz LFV a 14/08) mas neste contexto seria precisamente o momento para o presidente falar com transparência, explicar as dificuldades e, mesmo hipotecando algum sucesso desportivo a curto-médio prazo mas garantindo a sustentabilidade do clube, seria o momento para aproveitar e apostar no jogador português e no jogador formado na Luz. Mas não.

    Deixamos apenas algumas ideias sobre Bernardo Silva:

  • Bernardo é o melhor produto da formação do Benfica desde Rui Costa;
  • Este negócio é a prova que o tradicional 10 (uma espécie em vias de extinção) vem perdendo espaço no futebol actual, e Jesus podia ter aproveitado a saída de Rodrigo para abdicar do seu sistema de 2 avançados para jogar com 1 único e um playmaker (Gaitán, Bernardo) atrás. Hoje em dia falta coragem para acreditar num 10 puro;
  • Se Bernardo não ia ter minutos, era preferível emprestá-lo - tal como Cavaleiro e Cancelo - a clubes do nosso campeonato, de mais fácil adaptação e ficando ainda de certa forma sob a asa da águia;
  • Emprestar ao Mónaco com opção de compra é o mesmo que dizer "E depois pagas isso, ok?";
  • Ivan Cavaleiro e João Cancelo são jogadores com bastante potencial, mas Bernardo Silva é um fora-de-série, um predestinado. A nossa Selecção estará bem servida nos próximos anos, mas há 2 craques sem igual: Bernardo Silva e Rony Lopes, um o Benfica está agora a desperdiçar, e o outro não o conseguiu segurar há anos;
  • Caso os 3 jogadores não regressem à Luz, o Benfica retira a Bernardo Silva - um jogador há 1 década no Benfica, cujo sonho era representar o clube do coração - a possibilidade de ter sequer uma temporada no seu clube;
  • Se pensarmos de que jogadores o Benfica não deveria abdicar do seu plantel esta época surgem, pela lógica, contemplando vários parâmetros, conhecendo o mundo do futebol e pensando a médio-longo prazo, 4 nomes: Oblak, Enzo Pérez, Gaitán e Bernardo Silva. O Benfica corre o risco de perder todos.
    Acreditamos, no entanto, que no caso de Bernardo Silva, ser colocado no Mónaco não significará o mesmo que os empréstimos de tantos outros jogadores. São raros os jogadores com um pé esquerdo assim, e a sua cabeça permitir-lhe-á uma boa adaptação. Para o bem do clube da Luz, esperemos que haja hipótese de Bernardo regressar, tal como os seus 2 colegas. Faz confusão o facto de chegarem camiões carregados com Luís Felipe's ou Michel's (jogadores que fazem 1 pré-época e depois ficam vários anos ligados contratualmente mas não desportivamente ao Benfica, sem razão de ser), e desperdiçar quem ama o clube, quem tem magia nos pés. A confirmar-se o facto do Benfica agora querer Karius E Karnezis seria mais uma aposta desnecessária, uma vez que era preferível garantir Karius para titular, vender Artur e apostar sim noutro guarda-redes da Liga ZON Sagres, Adriano ou Vágner por exemplo.



  Barcelona - Fontes com legitimidade e de confiança indicaram hoje em Inglaterra que Arsenal e Barcelona chegaram a acordo para a transferência de Thomas Vermaelen. O central belga deverá juntar-se nos próximos dias (possivelmente no fim-de-semana) embora ainda faltem acertar algumas questões contratuais entre Vermaelen e o clube catalão, realizando-se ainda os habituais exames médicos.
    O Barcelona consegue assim um central que se enquadra no seu modelo de jogo e que poderá renascer depois de um período menos bom da sua carreira. O entendimento entre os clubes foi conseguido embora Vermaelen preferisse abertamente rumar ao Manchester United. No entanto, Wenger não queria vender um jogador seu ao rival e quando se propôs uma troca Smalling-Vermaelen, os red devils não manifestaram interesse.

Outros Destaques:
- Ganha cada vez mais força a ideia de que Daley Blind reforçará o Manchester United até fecho do mercado;
- José Fonte renovou com o Southampton até 2017;
- André Santos vai para o Balikesirspor;
- Aly Cissokho trocou o Valência pelo Aston Villa;
- O futuro de Juan Cuadrado (Manchester United ou Barcelona?) deve ficar decidido nas próximas semanas.

0 comentários:

Enviar um comentário