2 de fevereiro de 2014

Mercado de Inverno - Parte I

Acabado o período de transferências de Janeiro, podemos finalmente aqui no Barba Por Fazer fazer um balanço do defeso.

  Premier League
 ChelseaA equipa de José Mourinho é para nós o campeão do mercado de Inverno na liga inglesa. Nemanja Matic é o jogador que faltava ao Chelsea. É o pêndulo da equipa, um perfil de jogador que devia ter sido procurado no Verão. Por 25 milhões Mourinho conseguiu um importante reforço por um bom valor (para a qualidade actual do jogador, para Jesus "o melhor do mundo na sua posição"), embora puxando a película atrás o Chelsea acaba por desembolsar 25M para que o Benfica formasse o jogador. A juntar a Matic, o Chelsea garantiu ainda Mohamed Salah, uma opção válida e útil, embora não seja um craque do outro mundo, ao nível de Juan Mata. Chegou ainda a Stamford Bridge o central Kurt Zouma - central do St. Etienne - que ficará no clube francês até ao Verão.
    No entanto, nem tudo foram coisas boas para o Chelsea. A equipa londrina perdeu, a bom preço, Juan Mata e Kevin De Bruyne para Manchester United e Wolfsburgo respectivamente. Tanto num caso como outro foram jogadores que erradamente nunca foram aposta do treinador português e que por isso tiveram que rumar a outras paragens.

 Fulham - Lewis Holtby e Konstantinos Mitroglou. Foram estes os 2 grandes reforços do clube londrino neste defeso. O alemão (novo camisola 10) chega emprestado pelo Tottenham, onde foi desvalorizado, e tem tudo para ser o novo patrão do meio-campo. Já o avançado grego foi carote e chega para ser a nova referência de ataque (ainda para mais tendo Berbatov rumado ao Mónaco). Juntaram-se ainda a estes dois jogadores: Clint Dempsey (o regresso do príncipe), Kvist e Heitinga.

 Crystal Palace - Tony Pulis nunca desceu com um clube enquanto treinador da Premier League e ganhou neste mercado alguma ajuda para manter esse historial. Tom Ince, cobiçado por muitos outros clubes ingleses, chega emprestado pelo Blackpool e tem tudo para agarrar esta oportunidade no escalão máximo do futebol mundial. Foi também uma boa notícia o ingresso definitivo de Jason Puncheon e 3 outras contratações medianas mas que se podem revelar úteis na manutenção: Joe Ledley, Scott Dan e Wayne Hennessey.

Outros Destaques: O Manchester United bateu o recorde de transferências e convenceu Juan Mata a tornar-se o novo playmaker dos red devils por mais de 40 milhões; já o Arsenal conseguiu... o Källstrom. Ah, e já se lesionou... por 3 meses;  ao West Ham chegaram os "italianos" Nocerino, Pablo Armero e Borriello; o Everton ressuscitou Aiden McGeady e conseguiu Lacina Traoré emprestado; Pardew perdeu Cabaye e conseguiu apenas Luuk de Jong para o ataque (bom, mas faltaram outros reforços); Cardiff e Stoke trocaram entre si Odemwingie e Kenwyne Jones, sendo que o clube galês ainda garantiu por empréstimo os jovens Zaha (terá impacto certamente) e Fábio, ambos do M. United; o Hull precisava de avançados e conseguiu Jelavic e Shane Long; por fim, o Aston Villa reforçou-se com Ryan Bertrand e Grant Holt.

  Serie A

 Roma - A fazer um excelente campeonato (esperemos que fique em 2.º, uma vez que o primeiro lugar é muito difícil de roubar à Juve), a equipa de Rudi Garcia juntou ao seu bom plantel 3 nomes. Michel Bastos chegou por empréstimo e tornará o plantel mais rico, com banco e capaz de integrar o espírito guerreiro da Roma. Por falar em guerreiro, chegou também Nainggolan, para colmatar a saída de Michael Bradley. Quanto a Rafael Tóloi é uma incógnita não tanto quanto ao seu valor mas quanto à sua utilidade nesta Roma.

Outros DestaquesO "choramingas" Hernanes trocou a Lázio pelo Inter; Pablo Osvaldo teve cabeça a mais no Southampton e decidiu tentar agarrar um difícil lugar na Juventus; a Fiorentina reforçou-se com empréstimos - Anderson (oxalá lhe corra bem a vida), Modibo Diakité (desperdiçado no Sunderland) e Alessandro Matri; o Milan juntou ao já anunciado Honda, contratações desligadas - Essien, Taarabt e Rami -, aproveitando oportunidades de mercado sem pensar no fortalecimento colectivo; o treinador da Lazio disse hoje "não conseguimos contratar ninguém" e de facto só chegou Postiga à capital romana (e o Kakuta)... E o que é Postiga?

 Liga BBVA

 Atlético - A liga espanhola não nos trouxe grandes novidades neste mês e as melhores acabaram por chegar à equipa sensação do campeonato espanhol. O Atlético de Diego Simeone vai lutar até ao fim com o rival Real e com o Barça e conseguiu 2 importantes trunfos para a 2.ª volta. Diego, que há uns tempos era o melhor jogador do plantel, regressou e continua a ser daqueles jogadores que pode decidir um jogo a qualquer momento. Do Metalist chegou também emprestado o argentino José Sosa, que como jogador inteligente que é encaixará bem nas características do meio-campo colchonero.

Outros Destaques: o jovem Óliver Torres vai ter finalmente espaço para crescer ao mais alto nível depois de emprestado pelo Atlético ao Villarreal; o Valência de Peter Lim/ Jorge Mendes garantiu Eduardo Vargas por empréstimo e a título definitivo Senderos, Seydou Keita e o promissor Vinícius Araújo; Sergio Canales - um Pedro León - rumou à Real Sociedad; Léo Baptistão rumou ao Bétis para jogar mais.

0 comentários:

Enviar um comentário