16 de fevereiro de 2014

Galo ficou calado, quem cantou em Barcelos foi o Dragão Varela

 Gil Vicente 1 - 2 Porto  (Hugo Vieira 55'; Varela 18', 53')

    Depois de ter perdido com Benfica e Marítimo nas 2 deslocações anteriores, o Porto voltou hoje a ganhar graças a Silvestre Varela, num campo tipicamente complicado para os dragões (nas últimas duas visitas a Barcelos o Porto empatara 0-0 e perdera 3-1). Paulo Fonseca viu o seu Porto regressar ao 2.º lugar (a 4 pontos do Benfica e com 1 de vantagem sobre o Sporting) e para o conseguir colocou, perante a ausência de Carlos Eduardo, o trio de meio-campo formado por Fernando, Herrera e Josué.
    O Porto atacou sempre mais que o adversário e o primeiro momento de perigo esteve nos pés de Josué. O médio tirou dois jogadores do caminho mas quando estava em boa posição tentou fazer um chapéu a Adriano dado o seu ligeiro adiantamento. Aos 17' aconteceu um dos momentos que poderia - se bem ajuizado - ter sido determinante no decorrer do jogo. Ricardo Quaresma cometeu uma entrada "assassina" sobre Luís Martins mas viu apenas cartão amarelo. O extremo portista entrou por trás, de forma intensa e "em tesoura", numa entrada bárbara e apanhando Luís Martins desprevenido. Na Premier League o extremo seria expulso e ficaria no mínimo 3 jogos suspenso, cá... viu amarelo. Logo no minuto seguinte a este lance chegou o golo do Porto. Herrera cruzou de forma exímia no flanco direito e Varela, antecipando-se a Gabriel, cabeceou para o golo. Os dragões mantiveram o ritmo e procuraram o golo por Josué, Danilo (ao poste) e Varela, sendo que o Gil só no fim da 1.ª parte tentou fazer algo: Brito viu Abdoulaye impedir o golo e Jackson Martínez quase fez um auto-golo.
    A segunda metade começou com Hugo Vieira a criar perigo, ele que foi sistematicamente o elemento mais perigoso da equipa da casa. Não marcou o Gil, marcou o Porto. Silvestre Varela pegou na bola, foi andando pelo campo fora e tirando adversários do caminho e rematou com calma, fazendo o seu bis. Muitas razões de queixa teve Adriano relativamente à passiva abordagem da sua defesa. No entanto, e num momento que reflecte bem a diferença neste Porto 2013/ 2014 comparativamente com outros anos, o Gil Vicente reduziu 2 minutos depois. Diogo Viana colocou a bola na área em Hugo Vieira e o irrequieto avançado trabalhou bem, desenvencilhando-se dos oponentes antes de rematar certeiro. O golo do Gil não foi o suficiente para levar a equipa a acreditar verdadeiramente no empate ou, pelo menos, a revelar argumentos para tal, acabando os últimos momentos de alguma emoção a pertencerem a Caetano e, finalmente, a Josué.

    Uma vitória justa dos dragões para aquilo que se passou no relvado de Barcelos, embora tenha ficado por mostrar um cartão vermelho directo a Quaresma aos 17 minutos de jogo. Varela foi o porta-estandarte do Porto hoje e marcou os dois golos da vitória dos azuis e brancos. O extremo português continua a revelar-se muito importante no Porto, embora muitas vezes não lhe seja dado o devido valor. Herrera fez um senhor jogo e parece estar finalmente a evoluir no futebol português. Mangala e Abdoulaye são uma dupla com grande potencial, fisicamente impressionantes, embora ambos tenham sempre pequenos lapsos. Ainda assim, hoje voltaram a estar a bom nível. No Gil, Hugo Vieira mereceu o golo que marcou; pedia-se mais a Diogo Viana e Adriano, um dos melhores guarda-redes do nosso campeonato, não teve culpa nos golos sofridos.

Barba Por Fazer do Jogo: Silvestre Varela (Porto)
Outros Destaques: Hugo Vieira; Mangala, Herrera, Josué

0 comentários:

Enviar um comentário