20 de fevereiro de 2014

Liga Europa: Porto desperdiça vantagem de 2 golos e está em maus lençóis

 Porto 2 - 2 Eintracht Frankfurt  (Quaresma 44', Varela 68'; Joselu 72', Alex Sandro a.g. 78')

    
Já não restam dúvidas: este Porto 2013/ 2014 é uma versão irreconhecível. Paulo Fonseca teima em errar, mas parece ter uma "confiança cega" de Pinto da Costa nele. Foi maior o demérito portista do que o mérito alemão na remontada que o Eintracht Frankfurt operou na 2.ª parte e fica mais uma vez patente a diferença desta equipa de Paulo Fonseca para anos anteriores, onde o Porto na Europa nunca deixaria escapar uma vantagem de 2 golos, em sua casa, a partir do minuto 70.
    O Porto encarou o jogo com máxima responsabilidade, colocando o seu onze habitual, onde o problema continua a ser a falta de estabilidade do trio de meio campo. Fernando tem evidentemente lugar cativo, tal é a sua qualidade, mas os seus 2 companheiros não estão 100% definidos. Hoje, foram Herrera e Josué. O Eintracht deslocou-se ao Dragão com o regressado Schwegler e um plantel ambicioso (fez uma excelente fase de grupos na competição) embora esteja a realizar uma má Bundesliga: está actualmente em 12.º, mas dista apenas 6 pontos do último lugar.
    Os primeiros minutos mostraram um Porto determinado em fazer um jogo positivo e em marcar cedo, tendo Jackson Martínez ficado perto de fazer golo por 2 ocasiões: no primeiro caso Cha Cha Cha rematou à meia volta e no segundo, aos 33', ia fazendo um golaço num excelente movimento culminado num remate em arco. A equipa de Frankfurt fez uma 1.ª parte onde não criou perigo a Hélton e quando se aproximou da baliza viu o guardião brasileiro transpirar serenidade, sendo que aos 44 minutos de jogo ocorreu o melhor momento do encontro: golaço de Ricardo Quaresma. O extremo português recuperou uma bola do lado direito, flectiu para o centro e rematou forte com a bola a descrever uma trajectória fantástica, batendo no poste antes de entrar. Grande momento no Dragão e o Porto ia para o intervalo em vantagem graças a um momento de génio do camisola 7.
    Na 2.ª parte entrou melhor a equipa visitante, mas acabou por ser o Porto a marcar novamente aos 68 minutos. Quaresma cruzou para a área num livre indirecto, a bola sobrou para Maicon e o central brasileiro - que tinha sido um dos destaques no 1.º tempo ao destacar-se no centro da defesa - assistiu Varela que só teve de encostar. O jogo parecia ficar subitamente mais tranquilo e a eliminatória bem encaminhada, mas bastaram 4 minutos para o caso mudar de figura. O Porto não conseguiu manter a concentração e intensidade nos minutos seguintes, continuou a falhar muitos passes a meio-campo e viu ao minuto 72 Joselu rematar do meio da rua, numa bola muito complicada para Hélton. Um bom remate cruzado, de 1.ª, depois de uma má abordagem de Mangala. Um 2-1 era um resultado perigoso para a 2.ª mão mas o quadro ainda haveria de ser pintado em cores mais negras. 78 minutos no Dragão, momento triste, caricato, um retrato desta época do actual campeão nacional. Barnetta bateu bem um canto, Mangala cabeceou para trás, Russ pôs Hélton à prova e depois foi Alex Sandro a fazer um auto-golo disparatado num corte deficiente, com a bola a embater na trave antes de entrar. O Porto procurou até ao fim chegar ao 3-2 mas o Eintracht Frankfurt esteve confortável a meio-campo, onde do outro lado Carlos Eduardo entrou mal, e até final destaque apenas para um lance desperdiçado por Ghilas.

    Seriam de esperar algumas dificuldades por parte do Porto nomeadamente com o poderio físico do avançado Alexander Meier, mas ninguém imaginaria que, depois de se ver a ganhar 2-0, o Porto iria terminar o jogo empatado. Os dragões precisarão de uma vitória (ou um empate a três ou mais golos) em solo germânico e não podem cometer os mesmos erros de hoje: o meio-campo perdeu diversas bolas e Mangala teve uma noite desastrosa. Jackson Martínez e Mangala são aliás 2 jogadores notáveis cujo valor de mercado deverá ter baixado nos últimos tempos.
    As coisas não estão famosas no Dragão, os dragões ainda não ganharam, aliás, nenhum jogo esta época em casa para as competições da UEFA e a equipa não pode continuar a funcionar à base do esquema "Quaresma+10". Será uma interessante segunda mão e o público alemão (que hoje foi incrível no apoio à sua equipa) poderá ajudar em Frankfurt.

Barba Por Fazer do Jogo: Ricardo Quaresma (Porto)
Outros Destaques: Maicon, Fernando, Varela; Russ, Rode, Joselu

    Nos restantes jogos da noite houve algumas surpresas e confirmações de bons momentos europeus de algumas equipas. O Red Bull Salzburg humilhou o Ajax em Amesterdão por 3 golos sem resposta, numa noite onde Jonathan Soriano bisou (um dos golos foi de meio-campo!) e o rapidíssimo Sadio Mané também marcou. Com Soriano, Alan e Mané este Salzburg pode chegar mais longe do que muitos imaginariam. A Lázio desiludiu e caiu em Roma aos pés do Ludogorets (o 0-1 acabou num jogo de dez para dez e confirmou a excelente capacidade defensiva da equipa búlgara). O Sevilha empatou 2-2 na Eslovénia e deverá garantir a qualificação em Espanha e registaram-se empates a uma bola nos jogos entre Bétis e Rubin Kazan e entre Plzen e Shakhtar (esperava-se mais da equipa ucraniana).
    Um dos jogos mais esperados da noite - o Swansea-Nápoles, que ditará o adversário do vencedor do Porto-Eintracht Frankfurt - terminou a zeros e será difícil aos swans (ainda para mais no momento de forma actual) sobreviverem no inferno napolitano. Também o Maccabi Tel Aviv-Basel terminou a zeros, e a equipa suiça é favorita para seguir em frente.
    Para a semana, há mais na Liga Europa. Até lá!

0 comentários:

Enviar um comentário