27 de fevereiro de 2014

Benfica passeia frente ao PAOK; Porto passa com agregado de 5-5

 Benfica 3 - 0 PAOK  (Gaitán 70, Lima (pen.) 78', Markovic 79')

    Na Luz o Benfica confirmou hoje a sua presença nos oitavos de final - onde vai medir forças com o Tottenham -, fruto de uma exibição coesa, inteligente e madura. Os encarnados resolveram a eliminatória de vez na 2.ª parte e com 2 factores a pesarem: o "dedo" de Jesus nas substituições e um ex-benfiquista, Katsouranis.
    Jorge Jesus colocou Salvio e Cardozo (os "reforços" de Inverno das águias) no onze inicial, deu minutos a Djuricic e André Gomes e utilizou Sílvio na lateral esquerda, onde rende substancialmente mais. A primeira parte somou poucos lances merecedores de destaque. Óscar Cardozo deu o 1.º sinal das intenções do Benfica mas acabou por ser Artur a deixar os adeptos com o coração na boca depois de um deslize que quase fazia o PAOK empatar a eliminatória. Num jogo controlado pelo Benfica a meio-campo, acabou por ser Cardozo a ficar muito perto do golo num grande livre directo, magnificamente defendido por Glykos. No segundo tempo começou por ser Maduro a aparecer com perigo em zona de finalização e Jesus, quando passava 1 hora de jogo, optou por trocar Salvio e Cardozo por Markovic e Lima. E os resultados vieram a revelar-se minutos depois. O Benfica começou a imprimir maior intensidade nas suas acções e aos 69' Katsouranis acabou expulso ao travar Lima à entrada da área quando este seguia para a baliza. Katsouranis saiu da Luz ovacionado pelos adeptos que não esquecem os seus anos de águia ao peito e cumprimentado pelo capitão Luisão. Se motivos tinha o PAOK para perder as esperanças ao ver-se reduzido a 10 unidades, mais motivos teve quando Gaitán, que assumiu a marcação do livre directo, fez um verdadeiro golaço num livre marcado com suavidade e magia, impossível de defender. A partir do 1-0 os encarnados continuaram a procurar o golo e em 2 minutos fizeram dois e fecharam o resultado. Lima marcou de grande penalidade (seria interessante vê-lo a marcar de bola corrida, embora hoje tenha sido decisivo ao entrar no jogo) e Markovic, assistido por um corte de Luisão, voltou a dar alegrias aos adeptos.

    O Benfica voltou a fazer uma exibição bem conseguida, marcou 3 golos e continua numa sequência incrível a nível de golos sofridos (apenas 1 golo nos últimos 11 jogos). A equipa mantém o equilíbrio durante o jogo, está a ser feita uma gestão melhor que noutros anos (com a quantidade de soluções que o plantel benfiquista tem era uma obrigatoriedade) e na próxima ronda o adversário dará pelo nome de Tottenham. Lima e Markovic fizeram a diferença saídos do banco, Gaitán escreveu o momento mágico do jogo e Luisão voltou a ser o patrão de uma defesa cada jogo mais sólida, embora com Oblak a serenidade seja efectivamente maior.
    Uma vitória em homenagem a Mário Coluna.

Barba Por Fazer do Jogo: Nico Gaitán (Benfica)
Outros Destaques: Luisão, Ruben Amorim, Lima, Markovic

 Eintracht Frankfurt 3 - 3 Porto  (Aigner 37', Meier 52', 76'; Mangala 58', 71', Ghilas 86')

    Frenético. O Porto resistiu em Frankfurt e num jogo muito emocionante carimbou a sua passagem para os oitavos onde encontrará o Nápoles (veremos como se dará a instável equipa de Paulo Fonseca no inferno napolitano). Continua a ser preocupante a quantidade de erros defensivos que o Porto tem em cada jogo e o facto de os dragões precisarem de novo empate para ultrapassar uma equipa que ainda há poucas semanas se encontrava junto à linha de água na liga alemã.
    Hoje o Porto até começou bem o jogo mas ficou sempre a ideia de que Jackson era uma "ilha" no seio da defesa germânica, ainda para mais uma "ilha" que anda muito abaixo do seu real valor e desligado dos golos. Aos 37' a vida do Porto ficou ainda mais complicada do que já era à priori. A defesa ficou a dormir e viu o Eintracht construir uma boa jogada finalizada por Aigner com um toque subtil. Mas como um mal nunca vem só, já no 2.º tempo - aos 52 minutos - Maicon não acompanhou os colegas na armadilha do fora-de-jogo e deixou 3 jogadores do Eintracht na cara de Hélton. Barnetta só teve que dar para Alexander Meier, que não teve qualquer dificuldade em marcar. Paulo Fonseca colocou Ghilas em campo aos 54' e 4 minutos depois Mangala - um dos heróis do jogo - marcou de cabeça depois de um cruzamento bem feito por Quaresma. O estado de alma deste Porto 2013/ 2014 ficou traduzido no minuto seguinte onde, logo após marcar, sobreviveu ao 3-1 graças a Hélton e Varela, com o extremo português a salvar o Porto em cima da linha. Os portistas começaram a acreditar e a fazer valer a sua força e Mangala voltou a marcar. Quaresma marcou rapidamente um livre colocando a bola em Fernando e o brasileiro cruzou para o cabeceamento do central francês. O jogo não parava e 5 minutos depois o Eintracht Frankfurt voltou a marcar - Meier surgiu sozinho e rematou forte para o 3-2. Licá entrou perto do fim e foi dele o remate que esteve na origem do tão festejado golo portista. O ex-Estoril rematou para defesa de Trapp mas o guardião alemão já não conseguiu defender o decisivo golo de Ghilas.

    O Porto teve alma e lutou pelo jogo e pela eliminatória e Paulo Fonseca aguentou o seu lugar no banco. Mangala destacou-se (acreditou e não é todos os dias que um central bisa), Quaresma e Ghilas foram determinantes e Fernando deixou tudo em campo mostrando bem aos seus colegas qual o empenho que deveriam ter. Um exemplo. Os alemães - com bom futebol mas com individualidades bastante abaixo do favoritismo portista - bateram-se muito bem nesta eliminatória e saíram da Liga Europa pela porta grande. Alexander Meier voltou a demonstrar que a sua carreira podia ter tido voos mais altos.

Barba Por Fazer do Jogo: Eliaquim Mangala (Porto)
Outros Destaques: Aigner, Meier; Fernando, Quaresma, Ghilas


Liga Europa: Nos restantes jogos o Tottenham conseguiu marcar 3 golos (Eriksen e Adebayor 2x) depois do Dnipro ter marcado em Londres e encontrará o Benfica, enquanto que o Nápoles estará no caminho do Porto depois de ter vencido, também por 3-1, o Swansea. O Shakhtar desiludiu e foi eliminado em sua casa pelo Plzen e a Juventus voltou a vencer por 2-0 (Vidal e Osvaldo) não se deixando intimidar pelo Trabzonspor. A aventura europeia do Ludogorets, da Bulgária, continua e o resultado de hoje foi de 3-3 num jogo impróprio para cardíacos frente à Lázio. Os oitavos ditarão ainda um derby sevilhano e um confronto entre Juventus e Fiorentina. Terá também muito interesse a eliminatória entre Red Bull Salzburg e Basel. São então estes os 8 jogos da próxima fase:


Tottenham-Benfica
Porto-Nápoles
Juventus-Fiorentina
Basel-Salzburg
Sevilha-Bétis
Lyon-Plzen
AZ-Anzhi
Ludogorets-Valência

0 comentários:

Enviar um comentário