20 de fevereiro de 2014

Liga Europa: Benfica perto dos oitavos com golo de Lima

 PAOK 0 - 1 Benfica  (Lima 59')

    O Benfica ficou hoje um pouco mais perto dos oitavos de final da Liga Europa depois de vencer na Grécia o PAOK por 1-0. Os encarnados deram-se ao luxo de gerir a equipa e, sem colocar o pé no acelerador, venceram frente a uma equipa grega que foi sempre muito inferior.
    Jorge Jesus aproveitou a deslocação à Grécia para colocar vários jogadores menos utilizados em campo. Jardel e Sulejmani substituíram os lesionados Garay e Gaitán, enquanto que outros elementos como André Gomes, Sílvio e Djuricic tiveram também minutos. A principal surpresa acabou por ser a colocação de André Gomes descaído no flanco direito, num espaço onde faria mais sentido - considerando os onze escolhidos - jogar Enzo Pérez.
    A 1.ª parte define-se muito rápido. Benfica e PAOK não quiseram arriscar, não quiseram pressionar e a baixa qualidade do PAOK (no entanto nunca tinha perdido até hoje esta época em casa) e a menor homogeneidade do 11 benfiquista, levaram o jogo para o intervalo a zeros. O Benfica teve muito pouca profundidade no flanco direito e demasiada no flanco esquerdo, com Sílvio a subir - embora sem conseguir criar reais problemas aos gregos - pelo facto de Ninis não o acompanhar. A 2.ª parte começou com um lance de muito perigo para os gregos: o Benfica perdeu uma bola no início de uma transição, Lazar teve oportunidade de meia distância e fez a bola passar muito perto do poste da baliza de Artur. O Benfica começou a dar nas vistas com Suljemani muito activo no flanco esquerdo e o golo acabou por surgir mesmo aos 59'. Tudo começou num passe de rotura de Enzo Pérez (tinha que ser ele), colocando a bola na área, onde Djuricic dominou de peito e Lima fuzilou Glykos. Nota apenas para o facto de Lima estar adiantado, em posição irregular, no momento do passe do médio sérvio.
    Com o golo marcado, Jesus optou por trocar Enzo por Fejsa. O treinador terá tido consciência que retirou o melhor jogador do Benfica no presente momento, mas procurou o equilíbrio que Fejsa dá, garantindo ainda Enzo mais "fresco" para o jogo com o Guimarães. A equipa encarnada continuou a não precisar de muito para explorar as debilidades do PAOK e com as entradas de Markovic e Salvio (os grandes jogadores nunca se deveriam lesionar) ganhou mais velocidade, tendo Lazar Markovic ficado muito perto do golo num remate ao ângulo que Glykos conseguiu impedir. O PAOK só nos minutos finais criou algum perigo, após as entradas de Stoch e Salpingidis. Alguém há-de conseguir explicar o porquê de terem ficado no banco... Até ao final o Benfica apenas apanhou um susto num nervosismo de Artur, que hoje voltou a revelar falta de confiança ao "queimar" por mais do que uma vez Jardel, com passes a revelarem o seu mau jogo de pés.

    Em serviços mínimos o Benfica tem a eliminatória na mão e deverá terminar o trabalho na 2.ª mão, onde pode com os seus adeptos na Luz conseguir uma exibição de qualidade. Esperava-se um ambiente mais efervescente na Grécia, num jogo onde o PAOK deixou muito má imagem (nenhum fio condutor de jogo) e no Benfica ninguém fez um "jogão". Sulejmani voltou a deixar bons apontamentos, tal como Sílvio, Enzo, Ruben Amorim. Lima acabou por sentenciar o jogo, pena apenas ter estado em ligeiro offside.
    O regresso de Eduardo Salvio torna-se automaticamente o maior reforço de Inverno do nosso campeonato.

Barba Por Fazer do Jogo: Miralem Sulejmani (Benfica)
Outros Destaques: Sílvio, Enzo Pérez, Ruben Amorim, Lima

    Nos outros jogos da tarde, destaque sobretudo para a vitória do Dnipro em casa, frente ao Tottenham, por 1-0. Um golo de penalty de Konoplyanka deixa a 2.ª mão repleta de interesse e o Dnipro com aspirações de se tornar o adversário do Benfica nos oitavos de final.
    A Juventus venceu o Trabzonspor por 2-0. O jogo foi mais renhido do que o resultado faz parecer. Osvaldo inaugurou o marcador e Pogba marcou um golo importantíssimo para a eliminatória no final do jogo, assistido por Tevez. No jogo que cruzará com este, a Fiorentina venceu em casa do Esbjerg (3-1). Matri (grande recepção depois de um grande passe de Matías Fernandez), Ilicic e Aquilani fizeram os golos da equipa de Florença. O Valência aproveitou a ausência de Yarmolenko e venceu o Dínamo em Kiev por 2-0; AZ Alkmaar ganhou em casa do Liberec por 1-0; Chornomorets-Lyon e Anzhi-Genk terminaram sem golos.

0 comentários:

Enviar um comentário