25 de fevereiro de 2014

Champions: Dortmund com um pé nos quartos e United volta a desiludir

Zenit    2 - 4    Borussia Dortmund (Shatov 57', Hulk 69'; Mkhitaryan 4', Reus 5', Lewandowski 61',71')



    Esperava-se um jogo equilibrado dado o mau momento de ambas as equipas. O Dortmund tem tido algum azar com as lesões de alguns jogadores fulcrais, já o Zenit apenas se tem exibido mal - mesmo "roubando" craques a troco de milhões. Para além de não estar num grande momento de forma, o Zenit tinha ainda a desvantagem de não estar com ritmo de jogo por se encontrar numa paragem do campeonato russo. 
    Os alemães entraram com tudo e nos primeiros 5 minutos fizeram logo dois golos. O primeiro aos 4 por Mkhitaryan numa jogada excepcional de Reus. O alemão arrancou com a bola, ganhou posição ao primeiro adversário, sentou Neto e assistiu o arménio - tudo isto sofrendo constantes cargas por trás do primeiro adversário. O segundo tento surgiu logo no minuto seguinte por intermédio de Marco Reus. Nuri Sahin trabalhou bem na direita, cruzou rasteiro para o centro da área, Grosskreutz amorteceu e Reus fuzilou de primeira a baliza de Lodygin. O Zenit tentava responder, mas as transições ofensivas não corriam nada bem. Muita perda de bola no meio campo adversário que foi dando descanso a Weidenfeller. As perdas de bola, no entanto, não foram os únicos erros da equipa russa. Os constantes espaços deixados no seu sector mais recuado permitiu aos visitantes dominar por completo a partida e ainda algumas ocasiões de perigo.
    Pedia-se mais Zenit para a segunda parte, mas não pareciam haver melhoras no jogo dos russos. Ainda assim, é a equipa de Witsel e Hulk a inaugurar o marcador do segundo tempo. Contra-ataque russo após perda de bola do Dortmund no meio campo, Hulk combina com Fayzulin, faz um "cabrito" a Weidenfeller, Schmelzer corta, Rondon atira ao poste e - finalmente - Shatov atira para o fundo da baliza. Um ataque atabalhoado, mas que finalmente colocou a bola no fundo das redes para a equipa da casa. Porém, a felicidade e esperança dos russos não demorou muito já que 4 minutos depois Robert Lewandowski voltou novamente a alargar a vantagem para dois golos. Uma defesa totalmente descompensada, permitiu que Reus servisse o número 9 do Dortmund e que este rematasse sem qualquer oposição. Tornou-se um jogo muito mais aberto com os jogadores do Zenit a atacarem quase sem precaução, mas a verdade é que voltaram a reduzir. Piszczek fez penalty sobre Fayzulin e Hulk na cobrança fuzilou por completo Weidenfeller. E como não há uma sem duas... Os alemães voltaram a marcar logo a seguir. O Zenit praticamente não defendia, mas continuava a perder bolas. Os jogadores do Dortmund ficaram mais uma vez em superioridade numérica e Reus voltou a servir Lewandowski para o 4º golo dos visitantes. Até ao fim dos 90 minutos, os alemães optaram por gerir a posse de bola enquanto que do outro lado os russos tentavam atacar "sem regras". 
    Mau jogo do Zenit, com demasiadas desconcentrações defensivas e com uma falta de ritmo bem à vista. O Dortmund não foi perdulário e arrasou os russos nos momentos chave. Lewandowski foi um constante perigo para a defesa adversária, mas tudo começava nos pés de Marco Reus - aquele que foi o homem do jogo para o Barba Por Fazer. Terceiro jogo consecutivo em que a equipa da casa perde para os visitantes e praticamente a decidir a eliminatória.

Barba Por Fazer do Jogo: Marco Reus (Borussia Dortmund)
Outros Destaques: Hulk, Fayzulin; Lewandowski, Nuri Sahin.


Olympiakos    2 - 0    Manchester United (Dominguez 38', Campbell 55')

    Mais tarde jogou o Manchester United e a verdade é que voltou a desiludir. Esperava-se vida difícil para os ingleses tendo em conta o seu mau momento desportivo e ainda o terreno em que ia jogar - Estádio Karaiskákis. Um público infernal que intimida os adversários e empurra a equipa da casa para o ataque.
    E desde bem cedo que isso se verificou. Os gregos assumiram um futebol bem ofensivo e pressionante nos primeiros minutos, embora a posse de bola tenha pertencido maioritariamente ao United. Poucas ocasiões de golo, com ambas as equipas a resguardarem-se muito na sua defesa. Cleverley quase inaugurou o marcador num remate de ressaca, mas saiu algo por cima da baliza de Roberto. E quem não marca, sofre... Depois de Holebas ter ameaçado com um remate às malhas laterais, Chori Dominguez fez o golo. Campbell tentou cruzar da direita, a defensiva inglesa sacudiu para fora de área onde o capitão Maniatis estava à espera... Sem meias medidas rematou forte à baliza de De Gea que viu mesmo a bola entrar dentro da sua baliza tendo sido enganado pelo toque subtil de Dominguez. O Manchester United continuava com o seu futebol pobre e sem ideias e os gregos continuaram a procurar a baliza contrária. Contudo, até findar a primeira parte, a vitória pela margem mínima mantinha-se.
    No segundo tempo pedia-se mais aos Red Devils, mas estes não corresponderam. Joel Campbell começava a criar cada vez mais perigo e aos 55 minutos marcou um grande golo. Agarrou a bola no centro do terreno, fez o túnel a Carrick e disparou colocado para o fundo das redes deixando os ingleses de mão na cabeça. Os pupilos de Michel continuavam a deixar o público louco e Moyes a deixar os adeptos do United ainda mais de cabeça perdida. Os gregos não largavam o meio campo adversário e Olaitan quase fez o terceiro após boa incursão de Campbell do lado direito. Com o resultado em 2-0, o Manchester United só tinha um remate à baliza... E tardou em criar dificuldades a Roberto. Aliás... Em boa verdade não as chegou a criar, já que o único lance de real perigo surgiu dos pés de Van Persie aos 80 minutos onde o holandês atirou por cima estando em excelente posição.
    Mais um resultado negativo para David Moyes e desta vez para a Liga Milionária. O Olympiakos voltou a mostrar grande qualidade e bastante querer na sua exibição ao alcançar uma grande vitória em casa frente a um colosso adormecido inglês. Os gregos partem em boa posição para Old Trafford, mas nada está decidido. 

Barba Por Fazer do Jogo: Chori Dominguez (Olympiakos)
Outros Destaques: Campbell, Maniatis, Manolas.

0 comentários:

Enviar um comentário