24 de fevereiro de 2014

Porto colecciona muitos assobios e zero pontos e Sporting sua perante Rio Ave

Em mais uma emocionante jornada da liga portuguesa, o Sporting virou um resultado negativo em Vila do Conde e o Porto perdeu hoje - já não perdia há 5 anos no Dragão - com o Estoril. Até quando durará a paciência de Pinto da Costa para com Paulo Fonseca? Ele que já terá colocado o seu lugar à disposição (após esta jornada Porto e Braga podem perder os seus treinadores). O Benfica terá a sua palavra a dizer amanhã quando receber o Guimarães, podendo passar a distar 7 pontos dos dragões.

 Porto 0 - 1 Estoril  (Evandro (pen.) 78')

    
Todos os que não são adeptos do Porto esperam que o mesmo escorregue ocasionalmente. Porém, este Porto de Paulo Fonseca - ao contrário do que se esperava - tem escorregado constantemente para espanto e gáudio dos adversários. Hoje não foi excepção.
    22ª Jornada da Liga Zon Sagres, o Porto recebeu o Estoril de Marco Silva, que nunca antes tinha ganho no Dragão. A primeira parte foi dominada pela equipa da casa, mas sem grandes oportunidades de golo. Oportunidades essas que surgiam quase sempre de meia distância. Quaresma e Varela colocaram Vagner à prova tendo o brasileiro levado a melhor pelas duas vezes. O Estoril praticamente não atacou, mas notava-se uma disciplina táctica exímia no futebol dos canarinhos. O intervalo chegou com assobios vindos das bancadas que já começam a ser um habitué nos jogos do campeão nacional.
    Para a segunda metade o Porto trouxe mais dinamismo e começou a criar mais oportunidades de golo. Ou melhor... Quaresma começou a criar mais oportunidades de golo. O craque português - logo no início do segundo tempo - tirou dois adversários do caminho e rematou para a defesa de Vagner. Na recarga, Herrera atirou para a bancada deixando Quaresma irritado. O Estoril ameaçou por duas vezes a baliza de Helton em contra-ataque, mas quer Evandro, quer Balboa falharam o alvo. Aos 68 minutos Marco Silva recebe ordem de expulsão por protestos e 10 minutos depois é Mangala o visado. O francês derrubou Evandro dentro da grande área quando este se isolava e, embora tenha tentado derrubar com alguma matreirice, o árbitro Vasco Santos assinalou o castigo máximo. Com toda a frieza, Evandro colocou o Estoril em vantagem fazendo os assobios voltar. Nos restantes minutos quem mais poderia responder? Ricardo Quaresma foi o único a arriscar e em dois livres directos colocou Vagner à prova.
    O resultado estava feito e o Porto perdeu para o Estoril os 3 pontos e perdeu ainda a vice-liderança para o Sporting. Com esta derrota correm ainda o risco de ficar a 7 pontos do eterno rival Benfica que joga esta segunda-feira contra o Vitória de Guimarães. Um jogo fraco dos dragões onde só deu Quaresma. O Harry Potter do Dragão teve do outro lado um Vagner gigante que não vacilou nos momentos difíceis. Grande trabalho de Marco Silva a fazer mais uma vez História no Estoril ao ganhar pela primeira vez no reduto do Porto e ainda a quebrar um ciclo de 5 anos sem derrotas em casa do campeão nacional. 

Barba Por Fazer do Jogo: Evandro (Estoril)
Outros Destaques: Quaresma; Vagner.

 Rio Ave 1 - 2 Sporting  (Maurício a.g. 51'; Slimani 70', Mané 86')

    
Ontem foi a vez do Sporting deslocar-se ao complicado terreno do Rio Ave (equipa que poderá figurar nas 2 finais das taças portuguesas). Leonardo Jardim deixou Slimani, Mané e Carrillo no banco e a 1.ª parte foi maioritariamente da equipa de Nuno Espírito Santo. O Sporting não existiu e o capitão vilacondense Tarantini foi o primeiro a ficar perto do golo num remate de meia distância, com o qual fez a bola rasar o poste. A equipa leonina voltou a falhar em alguns momentos no início de transições, perdendo a bola em momentos proibidos, e valeu Maurício que salvou os leões por 2 vezes num lance, dando o corpo ao manifesto e evitando o golo do Rio Ave. Diego Lopes, jovem formado no Benfica, e que cresce de época para época neste Rio Ave foi sempre um dos melhores elementos da equipa da casa.
    A 2.ª parte começou praticamente com um golo. Jefferson fez asneira e perdeu a bola quando não podia e Diego Lopes tentou dar o golo a um colega mas acabou por assistir Maurício para um auto-golo do central brasileiro. Manteve-se o Rio Ave como equipa mais perigosa, sempre com Diego Lopes em alta rotação e técnica desconcertante, mas com o tempo o Sporting começou a reagir e a querer o jogo. Os leões iniciaram então uma emocionante reviravolta - ninguém na liga portuguesa conseguiu mais reviravoltas que o Sporting (4). O Sporting foi crescendo com William Carvalho a empurrar a equipa para o ataque e as trocas de André Martins por Carlos Mané e Wilson Eduardo por Slimani a produzirem claros resultados. O golo do empate chegou então aos 70' num lance em que Jefferson se redimiu por completo do turnover no golo sofrido. O lateral esquerdo do Sporting passou em grande estilo por um adversário, fez tudo bem no flanco esquerdo e tirou um cruzamento perfeito que encontrou a cabeça de Slimani, o crónico herói leonino das segundas partes. Islam Slimani voltou a ficar perto de marcar (Ederson evitou-o) mas acabaria por ser o outro novo herói do Sporting a decidir o jogo. Cédric e Carrillo insistiram pelo lado direito, conseguindo o peruano cruzar para a área. A bola chegou até ao jovem Carlos Mané que, sozinho e à meia volta, deu 3 pontos fulcrais ao Sporting.
    A vitória leonina veio a revelar-se ainda mais importante considerando a derrota do Porto, passando os leões a fixar-se no 2.º lugar, com mais 2 pontos que o Porto e para já a 2 do Benfica (que se podem transformar em 5 caso o Benfica vença amanhã o Vitória Guimarães). Slimani e Mané voltaram a revelar-se decisivos mas o principal destaque da partida foi, ainda assim, Diego Lopes. O criativo do Rio Ave é um jogador ao qual devemos manter-nos atentos. Nota: na próxima jornada há Sporting-Braga, sendo que Montero e Adrien serão ausências (substituídos segundo Leonardo Jardim por Slimani e Vítor/Magrão).

Barba Por Fazer do Jogo: Diego Lopes (Rio Ave)
Outros Destaques: Jefferson, Carlos Mané, Slimani

0 comentários:

Enviar um comentário