19 de fevereiro de 2014

Crítica: Philomena


A CAMINHO DOS ÓSCARES 2014
Realizador: Stephen Frears
Argumento: Steve Coogan, Jeff Pope, Martin Sixsmith
Elenco: Judi Dench, Steve Coogan, Sophie Kennedy Clark
Classificação IMDb: 7.6 | Metascore: 77 | RottenTomatoes: 92%
Classificação Barba Por Fazer: 76


    Uma história que merecia ser contada. É isto, acima de tudo, que é 'Philomena'.

    Stephen Frears (ele que está a trabalhar actualmente no filme biográfico do ciclista Lance Armstrong, que será interpretado por Ben Foster) conseguiu que a sua Philomena fosse nomeada para 4 óscares da Academia, mas tudo no filme é Judi Dench, num argumento baseado na obra "The Lost Child of Philomena Lee" do verdadeiro Martin Sixmith (interpretado por Steve Coogan) embora adaptado com a ajuda precisamente do actor britânico.
    'Philomena' conta então a história de uma mãe, chamada Philomena (Judi Dench), e da sua viagem para encontrar o seu filho que lhe foi retirado quando esta era interna num convento, no qual as freiras não aceitavam que as jovens pudessem desrespeitar a sua vocação, afastando-as dos seus filhos em tenra idade. A acção decorre décadas depois deste afastamento quando o desempregado Martin Sixmith (Steve Coogan) está hesitante entre escrever uma obra sobre a História Russa ou uma obra com interesse humano. Acaba por optar pela 2.ª hipótese quando é confrontado com a história que Philomena, por intermédio da sua filha, lhe conta e do seu desejo inqualificável de reencontrar o seu filho muitos anos depois. Toda a acção é conjugada com alguns flashbacks em que compreendemos tudo o que se passou com a jovem Philomena (aí interpretada por Sophie Kennedy Clark).

    Provavelmente não seria de caras um nomeado para Melhor Filme - aliás, se a Academia mantivesse como antigamente os crónicos 5 nomeados muitos filmes hoje em dia não se poderiam gabar de ter alcançado a nomeação máxima - mas é justo que Judi Dench tenha sido considerada para o óscar de Melhor Actriz. Não é um papel superior ao de Cate Blanchett em 'Blue Jasmine' (esse sim o desempenho feminino do ano) mas é um dos melhores papéis da carreira da experiente e incontornável actriz, que conseguiu com 'Philomena' a sua 7.ª nomeação, tendo ganho em 1999 com o papel secundário em 'Shakespeare in Love'. É, como acima foi referido, uma história que merecia ser contada. Tanto pelo jornalista Martin Sixmith, como agora transposta para o grande ecrã. Judi Dench é o destaque de um filme onde a improvável amizade entre Philomena Lee e o jornalista é engraçada e, precisamente por ser uma história real interessante, tem uma "aura" semelhante a 'Saving Mr. Banks', embora seja melhor graças a Judi Dench.

0 comentários:

Enviar um comentário