28 de abril de 2014

Suárez Jogador do Ano da Premier League; Hazard é o Jovem; Equipa do Ano anunciada

 Premier League - A associação de futebolistas profissionais (PFA) realizou hoje a cerimónia de entrega dos mais aguardados prémios da liga inglesa. Com a jornada 36 a decorrer e ainda sem sabermos quem será o campeão (Liverpool, Manchester City e Chelsea ainda podem levantar a taça), foram hoje divulgados o "Jogador do Ano", "Jovem Jogador do Ano" bem como o onze desta temporada.

Com o avançar da noite ficámos a saber que o melhor 11 de 2013/ 2014 foi:
  • Petr Cech (Chelsea); 
  • Seamus Coleman (Everton), Vincent Kompany (Manchester City), Gary Cahill (Chelsea), Luke Shaw (Southampton); 
  • Adam Lallana (Southampton), Steven Gerrard (Liverpool), Yaya Touré (Manchester City), Eden Hazard (Chelsea); 
  • Luis Suárez (Liverpool), Daniel Sturridge (Liverpool)
    Não nos iremos alongar na justiça ou não das nomeações para a Equipa do Ano. Em breve publicaremos os prémios BPF da Premier League e poderão ver que, na sua maioria, concordamos com as opções tomadas. É bom ver sobretudo a boa época do Southampton premiada, ao ter Lallana e Shaw no onze do ano. Eles que, muito provavelmente, rumarão a um clube inglês de maior dimensão neste Verão. No meio-campo e no ataque não havia outra hipótese se não escolher os 6 elementos que foram escolhidos, podendo-se apenas debater o centro da defesa. Na baliza o ano não teve um elemento que se destacasse de forma esmagadora, e é também positivo ver a explosiva época de Seamus Coleman reconhecida pela PFA.

    
    Relativamente ao Jovem Jogador do Ano e, claro está, ao prémio mais aguardado - o Jogador do Ano 2013/ 14 - a Associação de Futebolistas limitou-se a tomar as melhores opções. O extremo belga do Chelsea, Eden Hazard, foi considerado o Jovem do Ano, deixando Daniel Sturridge em 2.º lugar e o lateral esquerdo Luke Shaw em 3.º. No início da temporada este prémio parecia destinado a Aaron Ramsey mas a sua lesão e a regularidade exibicional (nivelada por cima) de Hazard, Sturridge e Shaw justificaram plenamente o pódio, tendo em conta os critérios utilizados na triagem, permitindo que sejam considerados jogadores ainda com 24 anos. Hazard fez a sua melhor época em Inglaterra e tem tudo para continuar a melhorar com Mourinho a melhorá-lo enquanto finalizador, Sturridge fez a melhor época da carreira até ao momento e Luke Shaw reúne todas as condições para na próxima época poder ser ele a ganhar esta distinção.

    A noite terminou então com a justiça a ser feita e com o uruguaio Luis Suárez a ser distinguido como Jogador do Ano da Premier League 13/ 14. A fantástica época de Suárez (jogador com mais golos e com mais assistências no campeonato) não poderia deixar ninguém indiferente. Esteve 6 jogos de fora, regressou com toda a determinação deste mundo e do outro e tornou-se um verdadeiro profissional de futebol. Um exemplo, um jogador esforçado, com uma qualidade técnica, recepção, finalização e criatividade de outro planeta. Nas próximas semanas veremos se o Liverpool consegue erguer a Premier League, conquista que hoje ficou um pouco mais complicada, mas ainda temos esperança que os reds e o seu capitão Steven Gerrard consigam a tão almejada conquista. A completar o pódio, Eden Hazard ficou no 2.º lugar e Yaya Touré fechou a contagem em terceiro.
    Quanto a nós, Yaya teria inevitavelmente que ser o segundo classificado uma vez que esta temporada foi o único jogador a conseguir "cheirar" os calcanhares de Suárez. O uruguaio, quando eleito vencedor, agradeceu à sua equipa dizendo que 95% da sua distinção se devia aos seus colegas em campo e à equipa técnica do Liverpool.

0 comentários:

Enviar um comentário