29 de abril de 2014

100 Alvos de Transferência no mercado de Verão (1-24)

A época está a acabar, o Mundial está aí à porta e os rumores de transferências de jogadores (no estrangeiro e em Portugal) já começaram a ganhar forma. Num exercício especulativo, deixamo-vos 100 palpites de jogadores que irão agitar o próximo Verão, e algumas considerações. Tanto jogadores que pelo que fizeram nos seus campeonatos despertarão a cobiça, como elementos que têm tudo para fazer um bom Mundial ou ainda alguns jogadores que se deverão tornar excedentários nos seus plantéis.
    São palpites, e apenas isso, mas são 100 nomes a ter em conta, porque vão estar no radar de muitos emblemas. Hoje, o remate final com os 24 nomes que irão agitar mais o próximo defeso.

1. Luis Suárez (Liverpool) - O uruguaio, melhor marcador e melhor jogador nesta época da Premier League, tem tudo - infelizmente - para ser o Gareth Bale do próximo Verão. Florentino Pérez vai querer atingir um novo recorde com novo galáctico e Suárez parece o alvo ofensivo mais apetecível. Real Madrid e Barcelona serão certamente indicados como potenciais interessados, capazes de bater os 100 milhões, mas estamos em crer que Suárez pode ficar em Anfield. Tem uma equipa onde se sente bem, um capitão que venera e há algum tempo falou-se que, caso o Liverpool conseguisse apurar-se para a Champions, Suárez ficaria. Aquilo que Suárez sente actualmente quando está em campo, o amor do público de Anfield, a importância do uruguaio no modelo de jogo, o conhecimento que já tem da Premier League e das características dos seus colegas de equipa e ainda o facto de ser ele a ficar com a braçadeira de capitão na ausência de Gerrard, são tudo motivos mais do que válidos para Suárez permanecer no clube no qual já se tornou um herói histórico.

2. Lionel Messi (Barcelona) - É muito pouco provável que Messi abandone Barcelona. Tanto neste Verão como em qualquer outro. No entanto, pode acontecer que o clube blaugrana queira operar uma revolução ainda maior do que toda a gente pensa, e com o aval da FIFA para inscrever jogadores, esse cenário volta a ganhar relevo. Messi deverá continuar a ser a figura dos catalães mas, caso estes o considerem transferível, há alguns magnatas prontos a chegar aos 200 milhões pelo argentino. Em Inglaterra (o City sempre pareceu atrair ligeiramente Messi) e França. Probabilidade? 0,5%. Probabilidade de rumar ao rival Real Madrid? 0,01%.

3. Paul Pogba (Juventus) - O incrível médio francês da Juventus vai garantidamente ser um dos principais nomes do próximo mercado de transferências. Tem tudo para fazer um bom Mundial (pelo menos a nível individual) e tanto o Real Madrid como o PSG têm-no no topo das prioridades para o meio-campo. Quem o agarrar pode dormir descansado porque terá um dos melhores médios do mundo dos próximos largos anos.

4. Diego Costa (Atlético Madrid) - Uma vez que Lewandowski já está comprometido com o Bayern, e considerando que Suárez e Messi são alvos muito complicados de assegurar, Diego Costa vai ser - juntamente com Agüero, Mandzukic e noutro patamar Falcao e Cavani - o avançado mais mencionado a curto prazo. O Chelsea parece querer fazer uma remodelação a nível de pontas de lança e a nova referência ofensiva de La Roja pode ser o avançado que Mourinho tanto quer. Mas Simeone tudo fará para o manter. E neste cenário, surge o nosso próximo nome.

5. Thibaut Courtois (Chelsea) - Um dos grandes mistérios: onde irá jogar Courtois em 2014/ 15? É jogador do Chelsea, mas Petr Cech parece ainda aguentar mais uns anos. No entanto, não faz sentido que o Chelsea continue a emprestar ano após ano o melhor guarda-redes jovem do mundo ao Atlético. Diego Costa e Courtois podem acabar envolvidos numa troca, mas largar Courtois seria um erro gigantesco de Mourinho.

6. Victor Valdés (Barcelona) - O guardião do Barça, talvez o melhor do mundo a jogar com os pés, vai sair de Camp Nou a custo zero. Isso é já um dado adquirido. O destino ninguém sabe ainda qual será mas Arsenal (embora Szczesny tenha realizado uma boa época) e Manchester City (e aí Joe Hart tornar-se-ia transferível) estarão entre os que mais o desejam. Uma certeza a sua transferência, mas uma incógnita o seu destino. Talvez o Mónaco tenha capacidade - financeira sim, mas desportiva? - para o contratar..

7. David Luiz (Chelsea) - É verdade que José Mourinho passou a utilizar sempre David Luiz nos jogos grandes, embora a meio-campo, mas o central brasileiro nunca foi ao longo desta época um jogador intocável para o técnico português e há quem o queira para jogar na sua melhor posição. Bayern Munique e Barcelona terão o antigo jogador do Benfica, um dos melhores do mundo na saída com bola, nas suas prioridades a nível de centrais.

8. Marco Reus (Borussia Dortmund) - Depois de perder Kagawa, Götze e Lewandowski, Klopp deverá dizer adeus a Marco Reus neste Verão. Aquele que foi porventura o jogador alemão em melhor forma ao longo desta temporada tem muitos pretendentes: vários emblemas de topo na Premier League e o Barcelona.

9. Ricardo Rodríguez (Wolfsburgo) - Num Verão onde muito se falará de defesas esquerdos (Shaw, Coentrão e talvez Baines continue a ser referido), Ricardo Rodríguez verá a sua cotação a disparar em termos de mercado. Reúne todas as condições para ser um dos destaques do Mundial 2014 ao serviço da Suiça e um dos melhores da competição na sua posição. Com apenas 21 anos, o seu futuro promete e muito. Não fosse o Bayern ter Alaba e encaixaria na perfeição na política de transferências dos bávaros. Outro jogador suiço que poderá sair em alta do Mundial é o já bem conhecido Gökhan Inler - o Nápoles é uma boa equipa mas tanto ele como Marek Hamsik podem ter propostas de outros patamares...

10. Toni Kroos (Bayern Munique) - Aquele que é um dos melhores médios da actualidade foi associado ao Manchester United no defeso de Inverno. Os red devils precisam de um médio com as características do alemão mas seria um crime Guardiola abdicar dos serviços de Kroos. O alemão vai crescer muito nos próximos anos e tornar-se uma referência na posição (se é que não o é já), e a única coisa que o poderá atrair será um projecto no qual se sinta mais importante do que na Baviera. Mas continua a ser muito difícil vê-lo fora de Munique.

11. Sergio Agüero (Manchester City) - O avançado argentino, embora esteja já inserido num dos melhores plantéis do mundo, vai certamente ser associado a Real Madrid e Barcelona. A fidelidade de Suárez ao Liverpool (esperemos nós) poderá fazer com que as atenções se virem para Kun.

12. Luke Shaw (Southampton) - Com apenas 18 anos, o lateral esquerdo inglês conseguiu ombrear com Leighton Baines pelo estatuto de melhor lateral esquerdo da Premier League desta época. Shaw é daqueles cuja qualidade não engana e estará no topo das prioridades de Liverpool e Manchester United. O que vimos em 2013/ 14 é apenas uma minúscula amostra do potencial de um jogador que vai explodir a curto-médio prazo.

13. Koke (Atlético Madrid) - Tal como Pogba e Kroos (e Strootman estaria neste lote se não se tivesse lesionado, pois o Mundial faria a sua cotação subir a pique), o médio do Atlético é um dos alvos mais apetecíveis para quem precisa de remodelar o meio-campo. Acreditamos que continuará em Madrid mas, sendo um dos médios mais completos do Mundo, pode haver quem perca a cabeça por ele.

14. Juan Cuadrado (Fiorentina) - Cuadrado já não é um jogador propriamente barato mas é praticamente impossível que continue em Florença na próxima época. O Arsenal foi por várias vezes associado ao jogador colombiano (tem tudo para ser um dos destaques da sua Selecção no Mundial), e - atendendo à política de mercado habitual - a Juventus poderá acabar por considerar a sua contratação.

15. Mario Mandzukic (Bayern Munique) - Uma vez que Lewandowski será o avançado do Bayern de Guardiola versão 14/ 15, Mandzukic talvez acabe por rumar a outras paragens. Tem sido constantemente relacionado com Chelsea (caso falhe a contratação Diego Costa), Arsenal, Tottenham e Manchester United, entre outros.

16. William Carvalho (Sporting) - O primeiro português da lista trata-se do jogador revelação da Liga ZON Sagres. O Sporting não deverá conseguir segurar William (veremos por quanto será transferido), mas uma jogada de antecipação poderá fazer o médio defensivo lusitano rumar a outro campeonato por um valor superior ao expectável. Uma vez que William Carvalho seria justamente titular no meio-campo português, pode acontecer que alguém pague mais para o ter antes do Mundial, jogando com a potencial valorização do jogador. Em Inglaterra já surgiram rumores de que o Manchester United teria já chegado a acordo com o clube de Alvalade. Veremos. No Sporting, para além de W. Carvalho, Marcos Rojo parece ser o 2.º elemento com mais mercado neste Verão e Slimani, eventualmente, o 3.º.

17. Antoine Griezmann (Real Sociedad) - A campanha da Real Sociedad deve-se em grande parte à contribuição e ao crescimento enquanto jogador de Griezmann. O extremo francês passou a ser um jogador com números, melhorou a sua finalização (uma evolução Hazard, chamemos-lhe assim) e quando se está próximo de Benzema, Gareth Bale e Pedro Rodríguez na lista de melhores marcadores é porque as coisas estão a correr bem. Cheira a Arsenal, mas talvez só por ser francês.

18. Julian Draxler (Schalke 04) - Por falar em Arsenal, Draxler esteve quase para rumar ao clube londrino há uns meses, veremos qual o seu destino nos próximos tempos. Parece cada vez mais difícil o Schalke segurar este craque, até porque poderá dar espaço a Max Meyer para ser o seu sucessor, e - uma vez que é fiel e não parece querer representar outro clube na Alemanha - talvez Inglaterra seja o destino mais provável.

19. Adam Lallana (Southampton) - À imagem de Luke Shaw, Lallana tornou-se esta temporada um dos jogadores com mais mercado em Inglaterra. Liverpool e Manchester United poderão batalhar pelo incrível criativo e capitão dos saints, e até pode acontecer que Shaw e Lallana rumem juntos a novo clube inglês. Lallana terá um Mundial pela frente, no qual deverá ter mais minutos do que Shaw, por isso seria astuto da parte dos interessados garanti-lo antes da competição no Brasil se iniciar.

20. Mario Balotelli (AC Milan) - Dispensa grandes apresentações e considerações. É um talento puro, embora ainda não se possa considerar maduro tem hoje mais cabeça do que há um ano ou dois, e tem estado a desperdiçar a sua carreira. Merece competições europeias, e o AC Milan actualmente não lhe pode dar isso, mas não sabemos que treinador que lhe poderá dar a mão e os conselhos que precisa neste momento para se tornar o craque que pode ser.

21. Marc-André Ter Stegen (Borussia Gladbach) - Imaginamos que, perante o facto da FIFA ter suspendido o impedimento de contratações do Barcelona, Ter Stegen acabe por rumar à Catalunha. A confirmar-se será de facto uma brilhante contratação. E o suiço Yann Sommer (outro incrível guardião, do Basel) será o seu sucessor no Borussia.

22. Ivan Rakitic (Sevilha) - Outro dos casos que é praticamente impossível que continue no seu clube actual. Rakitic, capitão do Sevilha, fez uma temporada monstruosa. Golos, assistências, tudo. Os interessados serão muitos, talvez em Inglaterra, Alemanha e Espanha, e está eminente uma boa prestação no Mundial ao lado de Modric, Kovacic e Perisic.

23. Seamus Coleman (Everton) - Em Espanha, Griezmann foi um dos jogadores que mais se desenvolveu este ano (Di María também poderia ser esse Most Improved Player mas pela mudança táctica), mas em Inglaterra esse estatuto pertenceu a Seamus "Goalman" Coleman. O lateral direito goleador do Everton é uma máquina, um dos jogadores da actualidade que consegue manter maior intensidade e estar tanto atrás como à frente com grande impacto. Ficar no Everton seria uma boa opção, mas o revolucionário United, com o novo chorudo patrocínio da Nike, pode querer desembolsar bom dinheiro para ter um grande lateral direito.

24. Ezequiel Garay (Benfica) - Curiosamente surge nesta lista num lugar que é o número da sua camisola. Os benfiquistas torcerão para que Garay se mantenha de águia ao peito, mas o argentino (que será titular da selecção do seu país no Brasil) acaba por ser um dos melhores centrais do mercado a nível de qualidade/ preço. 20 Milhões por um jogador da qualidade de Garay? É demasiado bom para alguns "tubarões" resistirem.

100 Alvos de Transferência no mercado de Verão (25-49)
100 Alvos de Transferência no mercado de Verão (50-75)
100 Alvos de Transferência no mercado de Verão (76-100)

0 comentários:

Enviar um comentário