22 de abril de 2014

Juntos foram Campeões!


SL Benfica    2 - 0    Olhanense (Lima 57', 60')

    Ontem ficou desvendado o novo Campeão Nacional - o Sport Lisboa e Benfica. Os encarnados conquistaram o seu 33º título e alargam assim a distância para 6 títulos em relação ao FC Porto e 15 em relação ao Sporting CP. Benfica-Olhanense - o jogo do título. Estádio da Luz a rebentar pelas costuras com um autêntico mar vermelho em verdadeira festa. Jorge Jesus colocou a melhor equipa disponível e "deixou" o adjunto Raul José gerir o encontro por estar impedido de pisar o relvado face à expulsão do jogo da Taça. Quanto ao Olhanense, colocou a equipa possível tentando combater com as suas armas a melhor equipa do campeonato.
    As águias entraram algo ansiosas e as sucessivas ocasiões de golo falhadas aumentavam cada vez mais a ansiedade. Logo a abrir o jogo, perante uma imensa fumarada causada pelas tochas lançadas antes do apito inicial, Rodrigo trabalhou bem na direita e ofereceu o golo atrasando para Gaitán, mas o artista decidiu rematar de primeira - fraco - para a defesa controlada de Belec. Seguidamente, Lima ameaçou a baliza com um cabeceamento por cima e no lance posterior atirou para as nuvens após Rodrigo o servir de bandeja, isolando o avançado brasileiro por completo. O Olhanense ainda conseguiu criar alguns calafrios aos benfiquistas após uma distração de André Almeida ao atrasar com demasiada força permitindo que Lucas ganhasse a bola em território proibido e atirasse a rasar o poste. A ansiedade aumentava com o passar do tempo e os jogadores começaram a tentar resolver o jogo por eles mesmos. Tanto Maxi, como Lima tentaram o remate de longe saindo ambos ao lado. O jogo ia para intervalo e com uma má notícia: o azar voltou a bater à porta do craque "Toto" Salvio que saiu com uma  fractura do cubito do antebraço esquerdo. Um novo azar que deve retirar o sonho do mundial ao jogador argentino. Sonho esse que era bem real, já que a Argentina não tem assim tantos extremos da qualidade de Salvio.
    Os jogadores voltaram mais decididos do intervalo e voltaram a cair em cima do Olhanense que ia parando o Benfica dando o corpo ao manifesto aos vários remates encarnados. Lima voltou a ser um dos mais irrequietos e logo num dos primeiros lances atirou a rasar a barra de Belec. Logo a seguir Luis Filipe veio lançado e tentou dar carga de ombro a Lima. Resultado: acabou ele mesmo por cair perante o poderio físico do brasileiro que ficou com a bola e comandou o contra-ataque encarnado. O avançado brasileiro temporizou à entrada da área, soltou para Rodrigo na esquerda, o espanhol voltou a temporizar e atrasou para o remate de primeira de Gaitán. Belec tentou defender a dois tempos, mas Lima - no sítio certo - atirou para a primeira explosão no Estádio da Luz! A explosão pareceu intimidar o Olhanense que logo no lance seguinte sofre novo golo consumando praticamente o título do Benfica. Maxi Pereira recupera a bola, André Gomes assumiu o esférico e lançou logo pela direita Lima. O brasileiro começou a correr desenfreadamente desde a linha do meio campo até chegar à grande área. Entrando em território do guardião Belec, Lima atirou um pontapé fortíssimo que antes de parar para além da linha de golo, passou por baixo das pernas do guarda-redes do Olhanense.  Um verdadeiro frango que não tira o mérito ao avançado benfiquista. Nova explosão nas bancadas, mas desta vez com um sentimento de que o título já não fugia. As águias acalmaram na pressão, mas continuaram em cima do adversário e com bastantes oportunidades. A melhor oportunidade foi de Lima. Após uma jogada fabulosa entre Gaitán e Enzo, o último argentino serviu Lima que cara a cara com Belec permitiu que o guardião lhe negasse o hatrick.

    O apito final fez soltar as primeiras emoções, as primeiras lágrimas e o último suspiro de todos os que durante muito tempo recalcaram o final de época transacto. Os momentos sucederam-se, com Jardel eufórico a fazer pouco de Minervino Pietra, roubando-lhe a sua toalha de estimação, e Paulo Lopes (se a Espanha tem Reina, o Benfica tem o Paulo) a festejar mais do que qualquer outro - o bem que deve fazer ter um jogador como Paulo Lopes no balneário... Registaram-se vários momentos de grande significado: ao contrário de todos os jogadores, que iniciaram a festa em círculo, o 1.º cuidado de Cardozo foi entregar a sua camisola a um adepto; todo o plantel e estádio aplaudiu e fez vénia perante a entrada de Sílvio (tem tudo para assinar pelo clube) em muletas; Artur pediu para a medalha de campeão ser colocada à volta do pescoço do seu filho e não dele, também num bonito gesto; e Salvio, o craque perseguido pelo azar, entrou (quando chamado como todos os jogadores foram, um a um) em lágrimas, num misto de emoções. Sentir na pele o momento, os adeptos, a festa, a descompressão e a alegria, conjugando todas estas sensações positivas com a tristeza de não poder jogar mais esta temporada. A Luz aplaudiu em êxtase Enzo Pérez, Sílvio, Gaitán, Cardozo e Luisão, e quando parecia que o capitão ia erguer a taça, o camisola 4 (num momento claramente combinado, mas ainda assim carregado de simbolismo) foi buscar Jorge Jesus e Luís Filipe Vieira. Se Jesus ressuscitou ontem (em dia de Páscoa, curiosamente) e depois de muitos erros conseguiu aprender, promovendo maior gestão do plantel por exemplo, LFV terá sido certamente um dos que ontem se sentiu mais campeão. Correu um risco, assumiu um partido e foi com a sua aposta até ao fim, contra tudo e contra todos, num cenário que - caso corresse mal - poderia ser fatídico também para ele próprio, e acabou por sair por cima. Se Markovic terá mais anos para gritar, depois das primeiras cervejas da sua vida, "Benfica Seeempre!" o tempo o dirá. Tanto com Lazar, como com Rodrigo, André Gomes, Enzo, Garay ou Rodrigo. Certo é que ontem foram campeões, eles que desde há várias jornadas foram sempre 11 Eusébios em campo, a lutar e a ultrapassar cada barreira. Ontem o título foi dos benfiquistas, de Eusébio e de Mário Coluna. Ontem, juntos foram campeões.

Barba Por Fazer do Jogo: Lima (SL Benfica)
Outros Destaques: Enzo, Gaitán, Rodrigo, Salvio, Maxi.

0 comentários:

Enviar um comentário