10 de abril de 2014

Porto goleado diz adeus à Europa; Salvio e Rodrigo confirmam Benfica nas meias

Sevilha  4 - 1  Porto (Rakitic (pen.) 5', Vitolo 26', Bacca 29', Gameiro 79'; Quaresma 90')

    Depois da vitória portista de 1-0 na primeira mão, era garantido que a 2.ª mão seria emocionante. O Porto não contou com Fernando e Jackson Martínez e essas ausências fizeram-se notar. A equipa de Luís Castro precisava de maturidade e atitude, mas começou o jogo da pior maneira possível. O Sevilha teve um penalty logo aos 5 minutos e o croata Ivan Rakitic, capitão e craque da equipa espanhola, marcou com toda a calma do mundo e empatou a eliminatória. A equipa da casa manteve então a pressão, o Porto só conseguia responder por Quaresma, e no espaço de 3 minutos a eliminatória tornou-se muitíssimo complicada para os dragões. Aos 26' e 29' o Sevilha ampliou a sua vantagem para 2 e 3-0, com Danilo sempre mal figura e Vitolo e Carlos Bacca a conseguirem marcar. Os dragões viram-se atropelados e com uma montanha para escalar e só Defour e Quaresma pareciam ter capacidade para responderem de acordo com as exigências. 
    O intervalo chegou e Luís Castro foi expulso pouco depois de fazer entrar no jogo Quintero e Ricardo. Chegaram então os minutos de Beto no jogo com o guardião português a brilhar e a negar o golo a Quaresma e a Herrera. A expulsão de Coke aos 56' terá dado alguma motivação ao Porto mas acabou por ser Unai Emery o premiado - mesmo jogando em inferioridade trocou Bacca pelo luso-francês Kevin Gameiro e foi o avançado com sangue português a correr nas veias que colocou um ponto final na discussão. O irrequieto Vitolo tentou cruzar para Rakitic, Fabiano interceptou a tentativa com uma saída, mas Gameiro estava logo ali para empurrar a bola para golo. O golo deixou o Porto K.O. mas ainda houve tempo para Ricardo Quaresma fazer com que a despedida do Porto tivesse algo bom de se recordar - remate do meio da rua, colocado e indefensável para Beto.
    É sempre triste ver uma equipa portuguesa a abandonar uma competição europeia, mas o jogo de hoje foi uma fotografia da época portista. Muita desorganização e falta de atitude/ maturidade. O maior exemplo será mesmo o facto, relatado por Bacca, de Jackson Martínez não ter sido avisado pelos responsáveis do Porto que na 1.ª mão um amarelo o impediria de jogar este jogo. Fez, naturalmente, muita falta. Ricardo Quaresma, que continua a sua cruzada rumo ao Mundial, foi o melhor portista e do lado espanhol brilhou o português Beto, Vitolo e, acima de qualquer outro, Rakitic. O croata está no auge da carreira e certamente não estará em Sevilha na próxima temporada. Com a actual intensidade que apresenta, combinada com a técnica e classe que tem, a Premier League merece-o e ele merece-a.
    Um eminente 3.º lugar no campeonato português e agora o afastamento das competições europeias. A época do Porto está a ser atípica e restam apenas as taças nacionais, em dois duelos contra o Benfica.

Barba Por Fazer do Jogo: Ivan Rakitic (Sevilha)
Outros Destaques: Beto, Vitolo, Bacca; Ricardo Quaresma


Benfica  2 - 0  AZ Alkmaar (Rodrigo 39' 71')

    Na Luz não se esperavam muitas emoções mas sim uma exibição suficiente dos encarnados, procurando garantir um lugar nas meias sem pôr em cheque a condição física para o objectivo primordial - o campeonato. Jorge Jesus optou, como tem sido apanágio na Liga Europa, por um onze maioritariamente composto por segundas escolhas (sim, Cardozo e Salvio têm neste momento esse estatuto) embora com Luisão, Garay, Siqueira e Rodrigo entre os titulares.
    Logo no arranque do jogo, uma terrível notícia. Sílvio contraiu uma lesão grave depois de um lance dividido a meias com Luisão e teve que sair de maca, em lágrimas. O lateral português do Benfica estava claramente num momento de forma e, a confirmar-se a gravidade da lesão, poderá ser uma baixa significativa não só para o Benfica como para a Selecção. A polivalência de Sílvio poderá/ poderia ser decisiva nas opções de Paulo Bento, mas as suspeitas de fractura da tíbia não são animadoras. A 1.ª parte teve genericamente pouco interesse. O Benfica controlou as operações, nunca se deixou incomodar pelo AZ (impressionante a falta de bola que o talentoso Aron Jóhannsson teve) e valeu Alvarado por 2 vezes a impedir que Óscar Cardozo marcasse pelos encarnados. O avançado paraguaio pôs à prova Alvarado, na 2.ª ocasião após bom trabalho de Rodrigo. Parecia que teríamos 0-0 até ao intervalo, mas Salvio decidiu inventar um lance... à Salvio. O extremo argentino, no flanco direito, driblou quem surgiu no seu caminho, disparou rumo à linha de fundo e cruzou de forma exímia para uma excelente finalização de Rodrigo.
    No retomar do jogo as equipas entraram com poucas ganas. O Benfica por pensar no Arouca e por sentir a eliminatória controlada, e o AZ talvez por sentir que não teria capacidade para lutar e virar o tabuleiro a seu favor. No entanto, Aron Jóhannsson ainda procurou o golo - excelente diagonal e um bom remate, magnificamente defendido por Artur. Um movimento do qual o AZ abusou na 1.ª parte da primeira mão, embora por intermédio de Beerens e Berghuis. A eliminatória estava confortável mas mais cómoda ficou aos 71 minutos. Eduardo Salvio deliciou qualquer adepto com uma recepção para ver e rever, cruzou tenso e Rodrigo (a trajectória da bola obrigava Alvarado a algo mais) finalizou novamente com um remate de primeira. Nos minutos finais o Benfica procurou jogar para Cardozo e tanto o paraguaio como Salvio ficaram perto de marcar.
    Um agregado de 3-0 e mais uma prova da diferença qualitativa entre Benfica e AZ. Os encarnados controlaram a eliminatória, souberam resistir na 1.ª parte da primeira mão (mérito para Artur) quando os holandeses estiveram melhor, e escreveram mais um bonito capítulo da aventura europeia hoje na Luz. Rodrigo destacou-se ao marcar os 2 golos e será um alvo apetecível para diversos "tubarões" no próximo defeso, mas Eduardo Salvio foi o melhor em campo ao inventar com toda a sua técnica, força e velocidade os 2 lances que decidiram o jogo. O extremo benfiquista está a evoluir de jogo para jogo e será extremamente importante no final de época. Não nos podemos esquecer que, no contexto actual do nosso campeonato e em forma, Salvio é se calhar o jogador com maior capacidade de desequilíbrio em 1 para 1 na Liga ZON Sagres. Um jogo em que a nota negativa foi a lesão de Sílvio e veremos amanhã quem será o adversário nas meias-finais, onde o Benfica chega pelo 2.º ano consecutivo, com a final de Turim em vista. Juventus, Sevilha ou Valência? De preferência não a Juventus.

Barba Por Fazer do Jogo: Eduardo Salvio (Benfica)
Outros Destaques: Siqueira, Rodrigo; Alvarado



    Chegam então às meias-finais da Liga Europa: Benfica, Juventus, Sevilha e Valência. A vecchia signora voltou a fazer uma exibição apagada mas conseguiu seguir em frente. Andrea Pirlo inaugurou o marcador de livre directo, Briand empatou e o 2-1 chegou num remate de Marchisio desviado por um defesa. Em Valência viveu-se uma das mais emocionantes reviravoltas do futebol recente. Nunca nas competições europeias uma equipa que perdera 3-0 tinha conseguido virar a eliminatória a seu favor, mas os recordes existem para ser batidos. O Valência igualou a eliminatória em 90 minutos, conseguindo o seu 3-0 e, num prolongamento em que o Basel, desnorteado, ficou reduzido a 9 unidades, chegou então ao 5-0. Paco Alcacer foi a grande figura com um hat-trick que ficará na História do clube.

    Amanhã depois de se saber qual o sorteio da Champions (Atlético, Bayern, Real e Chelsea vão andar à roda), ficaremos também a saber quem será o adversário do Benfica. Sevilha e Valência têm equipas interessantes, vimos hoje 2 grandes jogos por parte das equipas espanholas mas, ainda assim, a Juventus é a equipa a evitar pelas águias.

0 comentários:

Enviar um comentário