5 de abril de 2014

Sporting vence em Paços e garante presença na Champions

Paços Ferreira  1 - 3  Sporting (Bebé 54'; William 14', Rojo 33', Adrien 66')

    O Sporting ultrapassou hoje mais um obstáculo e confirmou a presença na Champions League 14/ 15, ao vencer na Mata Real. Com a vitória desta noite em casa deste Paços, totalmente de alma renovada com Jorge Costa, a equipa leonina mantém ainda a pressão sobre o Benfica, obrigando os encarnados a manterem a sua senda vitoriosa para segurarem o 1.º lugar e a distância pontual.
    A partida iniciou-se com uma oportunidade para cada lado, Rui Miguel e Slimani não conseguiram marcar. Ao minuto 14, foi a vez do camisola catorze do Sporting reforçar a opinião de um ou outro adepto exagerado que já o tenha comparado a Yaya Touré. Naturalmente o jovem leão está a anos-luz da qualidade do médio do Manchester City mas hoje no seu golo fez lembrar as progressões com bola do costa-marfinense. William Carvalho não se fez rogado, subiu até terras que importa começar a pisar caso queira evoluir para a dimensão de Yaya, Pogba ou Matic, foi bem servido pelo calcanhar de Slimani antes de finalizar. O poderio físico de William, combinado com muita calma na hora H. O Paços procurou reagir ao golo e valeu por 2 vezes Rui Patrício a negar o golo a Bebé. Não marcou o Paços, marcou o Sporting. Adrien bateu um canto e Rojo (que já no último jogo tinha marcado) rematou de pé esquerdo.
    O forte nevoeiro quase impedia que o adepto mais distraído vislumbrasse o regresso das equipas, e a 2.ª parte começou com um Paços bastante forte. A equipa de Jorge Costa entrou a querer mudar o rumo do jogo e aos 54 minutos Bebé - quem mais poderia ser? - reduziu. O extremo português bailou e rematou cruzado, ganhando vantagem como melhor marcador português do nosso campeonato. Vivia-se o melhor período do jogo do Paços quando Adrien colocou um ponto final no jogo. André Martins temporizou bem, jogou para Slimani e o argelino conseguiu a sua 2.ª assistência no jogo para um golaço de Adrien Silva. O médio português puxou o pé atrás e colocou a redondinha onde Degra não podia chegar.
      As aspirações do Paços foram hipotecadas no golo de Adrien e tudo ficou ainda mais difícil com a expulsão de Filipe Anunciação (acumulação de amarelos). O capitão pacense e Seri falharão a deslocação ao Estoril. Até ao final do jogo houve substancialmente menos ocasiões com destaque para 2 livres, um de Bebé e outro de Montero, com os guarda-redes a brilharem com as suas intervenções. O 3-1 pareceu, ainda assim, algo exagerado para o que o Paços fez hoje: talvez um 2-1 a favor dos leões se ajustasse mais.

    Com a vitória de hoje o Sporting reservou lugar na próxima edição da Champions League, sendo que a curto prazo tem tudo para confirmar a presença por via directa (2.º lugar do campeonato). O Paços de Ferreira teve maior posse de bola e fez mais ataques que os leões mas não conseguiu ser tão eficaz. Bebé esteve em grande, mas Rui Patrício esteve inspirado e impediu o extremo de fazer um hat-trick. Do lado verde e branco, Slimani esteve bem a fazer jogar os colegas, Rojo voltou a mostrar que é o melhor central deste Sporting e os destaques finais foram os 2 grandes destaques dos leões esta temporada: William Carvalho e Adrien Silva. O médio defensivo conseguiu mais um golo no campeonato, é sem dúvida alguma o Melhor Jogador Jovem desta edição, não estará no Sporting na próxima época mas com o que fez devia ter lugar cativo no onze inicial de Portugal no jogo frente à Alemanha, no Brasil. Por fim, Adrien conseguiu hoje o seu 1.º golo de bola corrida na Liga ZON Sagres, foi hoje o melhor em campo, e será uma atrocidade se Paulo Bento o deixar de fora dos 23 convocados. Patrício, William e Adrien deviam ser os 3 leões com convocatória garantida por parte do seleccionador mas aparentemente só os 2 primeiros são garantidos. Cédric poderia aspirar sob determinada conjuntura, André Martins não.
    Palavras finais para o Paços. Depois da grande asneira que foi Costinha, Jorge Costa é treinador para o clube e a equipa da Mata Real tem condições para se manter no principal escalão. Seria excelente a continuidade de Jorge Costa (a potenciar o crescimento de elementos como Seri e Sérgio Oliveira) e veremos ainda qual o futuro de Bebé. Em que clube jogará Bebé na próxima época? Será que Bebé tem condições para fazer parte dos 23 de Portugal? Tanto ele como Candeias têm sido jogadores da nossa liga que têm feito muito nos últimos tempos para suscitar, no mínimo, alguma reflexão. E que Bebé e os seus treinadores percebam que tem tudo para, no futebol moderno, crescer também com rotinas posicionais de avançado (aquela riqueza táctica que a mobilidade sábia de Diego Costa ou Daniel Sturridge conseguem dar às suas equipas) e não apenas de extremo com a companhia da linha lateral.

Barba Por Fazer do Jogo: Adrien Silva (Sporting)
Outros Destaques: Bebé; Rui Patrício, Rojo, William Carvalho, Slimani

0 comentários:

Enviar um comentário