19 de abril de 2014

Sporting não vacila e está na Champions; Amanhã pode haver campeão

Belenenses  0 - 1  Sporting (Adrien (pen.) 52')

    O Sporting não claudicou e ditou 2 coisas: em 2014/ 15 está confirmado que os rivais de Lisboa - Benfica e Sporting - terão entrada directa na Champions League, e a decisão do título poderá mesmo ser amanhã, Domingo de Páscoa, com o Benfica a receber o Olhanense na Luz. Caso o Sporting faça mais 2 pontos pode bater o seu recorde de pontos no campeonato (no seu formato com 16 equipas).
    Leonardo Jardim não pôde contar com Cédric e optou pelo paraguaio Iván Piris para o lugar de lateral direito; Capel foi escolhido sentando Carrillo no banco, Montero voltou a ficar a ver Slimani jogar.

    A equipa de Lito Vidigal (seria interessante que continuasse no comando técnico do Belenenses, até porque acreditamos que a equipa do Restelo vai continuar no principal escalão) começou bem, Fredy ficou perto de marcar, e a seu tempo André Martins foi-se evidenciando como elemento em destaque no 1.º tempo. O camisola 8 assistiu Slimani para um lance de perigo do argelino e depois foi derrubado por Miguel Rosa num lance que motivou muitos protestos. Pareceu ter ficado uma falta por marcar, no entanto com o contacto a ocorrer fora da grande área. Mas já se sabe como é Cosme Machado... um grande árbitro, mas a apitar um jogo entre amendoins. André Martins continuou em foco e, aos 32 minutos, quase fez um grande golo - remate de longe com a bola a bater na trave (Matt Jones nada podia fazer).
    O Sporting regressou para o 2.º tempo com os alas trocados, o que manteve Capel como um jogador banal mas potenciou e de que maneira o rendimento de Carlos Mané. Tal como na 1.ª parte foi o Belenenses o primeiro a ficar perto do golo, com Fernando Ferreira a testar Rui Patrício, mas aos 52' o marcador mexeu finalmente. João Meira travou em falta Mané e Adrien voltou a não perdoar. Um golo que valeu 8 milhões de euros, podemos caracterizá-lo assim. O Sporting passou então a controlar o jogo até ao momento em que Rojo viu vermelho directo depois de uma entrada sobre Rojas. Cosme Machado optou pelo vermelho, mas ajustava-se o cartão amarelo.
    Verdade seja dita, até final do jogo não houve grandes oportunidades - algo que, de resto, foi uma constante ao longo do encontro. O Sporting soube segurar a sua vantagem, ainda ficou perto de ampliar numa boa arrancada de Carrillo, mas ficaram garantidos 3 pontos, num final de jogo que teve Matt Jones na grande área contrária.
    
    Um resultado justo e o futebol é sempre mais bonito quando uma equipa se pode sagrar campeã junto do seu público, em casa, a jogar, a marcar golos para poder levantar um troféu. Agora que os leões garantiram a presença por via directa na Champions League podemos de facto fazer um sucinto balanço. Leonardo Jardim fez a equipa evoluir de forma incrível, teve o mérito de logo na pré-época estruturar um modelo de jogo que potenciava vários elementos e pode-se dizer que o Sporting é um justíssimo 2.º classificado. Dizemos isto porque, embora matematicamente ainda possa chegar ao topo, a segunda posição já ninguém tira ao clube verde e branco. Hoje, Rui Patrício disse presente quando foi preciso, Adrien (Paulo Bento, a sério?) não falhou na hora H e Mané cresceu na 2.ª parte. Continuamos a dizer que Mané é tecnicamente inferior a muitos extremos que apareceram no futebol português nos últimos anos mas tem 2 coisas a seu favor: um treinador que lhe está a dar minutos e regularidade, e o facto de partir sem medo para cima dos defesas, arriscando no um para um. Fredy teve os seus momentos e os 2 maiores destaques de um jogo importante para o Sporting mas nem por isso muito interessante de acompanhar foram André Martins e Fernando Ferreira. O médio do Sporting foi o melhor elemento da sua equipa, jogou, fez jogar e ficou perto de um grande golo. Já o camisola 14 do Belenenses entregou-se como ninguém ao jogo, lutou e só Patrício evitou que escrevesse hoje uma página mais bonita para o clube do Restelo.

Barba Por Fazer do Jogo: André Martins (Sporting)
Outros Destaques: Fernando Ferreira, Fredy; Rui Patrício, Adrien, Carlos Mané

0 comentários:

Enviar um comentário