13 de abril de 2014

Benfica bate Arouca e está a uma vitória de ser campeão

Arouca  0 - 2  Benfica (Rodrigo 45', Gaitán 55')

    Os encarnados não vacilaram e venceram esta tarde o Arouca por 2-0, ficando em vias de celebrar o 33.º campeonato no Estádio da Luz na próxima jornada, no Domingo de Páscoa (20 de Abril), frente ao "lanterna vermelha" Olhanense.
    Registou-se mais uma exibição personalizada e madura do Benfica, consciente da importância de amealhar 3 pontos de cada vez rumo ao objectivo final. A equipa de Jorge Jesus não pôde contar com Luisão, Fejsa/ Amorim, mas Jardel e André Almeida cumpriram o seu papel de forma exemplar, evidenciando mais uma vez a qualidade do plantel benfiquista.
    Em Aveiro, o Benfica pareceu jogar em casa e o Arouca conseguia amealhar mais trocos que o normal. O jogo começou com algum ascendente do 1.º classificado, mas Cássio defendeu as iniciativas de Rodrigo e Maxi Pereira (o elemento em destaque das águias na primeira parte). Maxi, hoje capitão, manteve-se a todo o gás pelo flanco direito, mas foi também importante na retaguarda. Ao minuto 38' e após uma saída de Oblak, o lateral uruguaio salvou uma bola em cima da linha num dos momentos decisivos do jogo. Quando tudo fazia crer que as equipas recolheriam aos balneários com 0-0 no marcador, Lima cruzou uma bola de forma muito tensa a partir do flanco direito e Rodrigo apareceu em plena área, fazendo o golo. Se há boas alturas para marcar, aquela foi claramente uma delas. O jogador espanhol e toda a equipa festejaram o golo, dedicando-o ao lesionado Sílvio, erguendo a camisola 28.
    Na 2.ª parte o Benfica arrancou bem, controlando as operações e não foi preciso esperar muito para se assistir ao momento do jogo, que conferiu tranquilidade à equipa da Luz. Lazar Markovic pegou na bola em zona central, iniciou mais uma das suas características correrias desenfreadas até à grande área adversária e soltou a bola no momento certo para os pés de Nico Gaitán. O argentino não só aguentou a pressão do defesa como deliciou os adeptos com um bonito chapéu perante a saída de Cássio. Mais um golo com nota artística do artista que devia herdado o número 10 de Aimar nas suas costas. Galvanizado pelo golo, o Benfica manteve o rolo-compressor e a mesma dupla (Markovic-Gaitán) quase voltou a repetir a dose, mas Cássio evitou. As acções desenrolaram-se até final, com destaque negativo para a saída de Oblak por lesão após um choque aparatoso. Em todo o caso, pareceu apenas uma saída por precaução.

    Mais uma vitória, mais um jogo sem sofrer golos, mais uma vez Rodrigo e Gaitán a serem determinantes. O Benfica poderá sagrar-se campeão daqui a uma semana, frente ao Olhanense, depois de mais exibição sólida, com a equipa sistematicamente equilibrada e hoje com uma pressão melhor que o habitual - não no sentido de asfixia (que, por exemplo, com o Rio Ave, a intensidade foi superior) mas no sentido de recuperar rapidamente a bola mal os jogadores encarnados a perdiam em zonas ofensivas. Os encarnados têm sabido gerir o seu plantel - ao contrário das últimas épocas - e chegam à fase crucial da temporada num grande momento. Maxi Pereira está a voltar ao seu nível de outrora, a dupla de meio-campo (Enzo e André Almeida) esteve exemplar e, frente a um Arouca onde Cássio foi a principal figura, a capacidade individual de Rodrigo, Markovic e Gaitán voltou a fazer a diferença. O hispano-brasileiro tem sido, quanto a nós, o melhor avançado do campeonato em 13/ 14 (consistente, com uma potência incrível, marca golos, assiste, desequilibra..) - o que reforçaremos daqui a umas semanas quando fizermos o Balanço do campeonato -, Markovic voltou a apresentar a capacidade de mudar o jogo sozinho, sendo que a sua velocidade com bola pede mais um ano na Luz, crescendo antes de rumar a outras paragens. Por fim, Nico Gaitán é candidato a melhor jogador desta liga (estatuto que poderia dividir com elementos como Enzo, William, Adrien, Luisão e Rodrigo) e hoje voltou a mostrar porquê. Gaitán cresceu imenso como profissional de futebol esta época, é hoje em dia um jogador muito mais inteligente a ler o jogo, a decidir e consegue sempre deixar a sua magia como impressão digital nos jogos do Benfica. Que Sabella tenha juízo e leve Nico e Enzo como companhia para Garay nos 23 do Mundial.

Barba Por Fazer do Jogo: Nico Gaitán (Benfica)
Outros Destaques: Maxi Pereira, Markovic, Rodrigo; Cássio

0 comentários:

Enviar um comentário