4 de abril de 2014

Benfica dá passo importante e Porto deixa eliminatória em aberto

    O Benfica foi hoje a terras holandesas onde alguns portugueses já foram felizes - Alkmaar. Uma vitória por uma bola a zero numa exibição q.b. por parte do líder encarnado. Equipa algo desfalcada com a entrada para o onze de Artur, Maxi, Rúben Amorim, André Gomes, Salvio e Cardozo. Ao todo, novamente 6 mexidas no onze comparando com o jogo para a Liga.
    A primeira parte resume-se a um nome - Artur Moraes. O guardião encarnado esteve seguro e foi evitando o golo dos modestos holandeses com algumas boas intervenções. Um início de jogo muito lento e que apenas ia arrebitando com alguns lances de velocidade dos jogadores do AZ. O primeiro lance de perigo nasceu de uma incursão pelo lado direito de Beerens tendo o jogador atirado muito perto do poste da baliza de Artur. O guardião teve mesmo que se aplicar no lance seguinte quando Beerens isolou Johansson tendo o americano rematado contra Artur Moraes que fez uma mancha exemplar. Artur não se ficou por aqui e logo a seguir  fez uma estrondosa defesa num remate de longe de Berghuis. O guarda-redes brasileiro defendeu com uma mão um remate potentíssimo do holandês. Berghuis foi o autor de mais lance de perigo ao tirar um jogador do Benfica da frente e a rematar para boa defesa de Artur. Uma primeira parte marcada pela falta de agressividade encarnada, pelo atrevimento do AZ e ainda pela lesão de Rúben Amorim aos 38 minutos de jogo. Uma lesão, ao que parece, grave.
    Na segunda metade o Benfica entrou eficaz. Rodrigo pegou na bola a meio campo, atirou para Cardozo tendo o defesa tentado cortar o esférico sem sucesso, o paraguaio rematou contra Esteban Alvarado e Salvio na recarga atira para o fundo das redes. Os holandeses ressentiram-se do golo e o Benfica começou a ganhar mais espaços. Cardozo bem servido por Nico Gaitán à entrada da área atirou ao lado. Num livre indirecto e após um corte incompleto, Rodrigo esteve perto do golo que foi negado por Alvarado. Rodrigo não conseguiu de cabeça, então tentou (e tentou muito) o golo com o pé. O avançado espanhol tentou algumas vezes o golo de longe e aos 68 minutos quase entrou. Uma bomba a rasar o poste direito de Alvarado. O Costa-riquenho negou ainda por duas vezes o golo a Lima ao dar o corpo ao manifesto perto do fim do encontro.
    Um resultado melhor do que a exibição, mas muito importante para Jorge Jesus. Estava vantagem de uma bola fora permite que na Luz se possa continuar a rodar a equipa e a poupar os jogadores para o campeonato nacional.

Barba Por Fazer do Jogo: Artur (SL Benfica)
Outros Destaques: Alvarado, Beerens; Rodrigo.

    O Porto obteve o mesmo resultado do Benfica, mas em casa. O que deixa a eliminatória em aberto somando ainda o facto de que não poderá contar com Fernando (expulso), nem com Jackson Martinez (excesso de amarelos) para a segunda-mão em Sevilha.
    Os actuais campeões nacionais entraram mais pressionantes e não deixavam o Sevilha jogar. Porém, esta agressividade não se traduzia em oportunidades de golo e Beto ia agradecendo. Num livre Rakitic ia surpreendendo Fabiano e a defesa do brasileiro quase ditou num auto-golo de Jackson Martinez. Estava a ser um jogo pobre em ataques até que nasce o golo do Porto. Livre batido rapidamente por Fernando na esquerda, Quaresma centra de trivela e Mangala surge de rompante para marcar um grande golo. Logo a seguir Jackson na esquerda virou o flanco por completo para Ricardo Quaresma que de primeira fez com que Beto se aplicasse. As oportunidade pareciam finalmente aparecer e Defour, de longe, a atirar uma bomba ao poste! Na repetição verificou-se que Beto salvou o golo do belga com as pontas dos dedos.
    A segunda metade começou como a primeira - algo escassa em oportunidades. A primeira surgiu novamente dos pés de Quaresma que com nova trivela perfeita serviu Jackson Martinez que atirou por cima. O Sevilha criaria o primeiro lance de perigo aos 76 minutos. Um remate fora de área de Bacca defendido de forma incompleta com Kevin Gameiro a não aproveitar a oportunidade de igualar a partida. O francês atirou ao lado quando só tinha Fabiano pela frente. A fechar o encontro, Quaresma atirou novamente ao poste após ressaca de um livre seu.
    O Porto tem agora que se aplicar para vencer em Sevilha já que não conta com Jackson, mas principalmente com Fernando. O brasileiro viu um amarelo numa entrada feia e viu imediatamente o segundo por protestos. Será um jogo complicado, mas pelo que vimos hoje, o Porto tem tudo para sair vitorioso de Sevilha.

Barba Por Fazer do Jogo: Quaresma (FC Porto)
Outros Destaques: Mangala, Reyes; Beto.

Nos outros jogos, o Basileia venceu em sua casa o Valência por 3 bolas a 0 e ficou assim muito perto das meias finais da Liga Europa. Um jogo à porta fechada por castigo imposto após o jogo com o Salzburg. Delgado marcou dois golos de rajada aos 34 e 38 minutos tendo o primeiro sido um grande golo de fora da área e o segundo após perda de bola de João Pereira e cruzamento de Stocker. Na segunda parte apareceu um Valência inconformado, mas Sommer (e alguns desperdícios ofensivos) seguraram a vantagem por duas bolas do Basileia. Vantagem essa que aumentou nos descontos num contra-ataque finalizado com classe por Valentin Stocker. O Basileia parte em grande vantagem para Espanha onde o Valência vai ter que suar muito para dar a volta a esta contrariedade.
    No último jogo a Juventus bateu o Lyon por 1-0 e, tal como o Benfica, deu um grande passo para as meias finais ao marcar fora sem sofrer qualquer golo. O Lyon surgiu mais atrevido, mas os falhanços constantes ditavam o nulo no marcador. Na segunda parte a Juventus cresceu um pouco e muito perto do fim, Bonucci deitou por terra a esperança dos franceses de obter um bom resultado em casa ao aproveitar um ressalto de bola na defensiva do Lyon. Contas difíceis para os franceses que não atravessam um bom momento.

0 comentários:

Enviar um comentário