5 de abril de 2014

Manchester City não vacila perante Southampton

    Numa altura em que o Manchester City não pode perder pontos para chegar ao primeiro lugar da Premier League, os Citizens bateram o Southampton por 4-1 num jogo em que o resultado nada espelha o que se passou em campo. Chris Foy era o homem que dirigia o jogo e já se esperava uma arbitragem fraca...
    O técnico do Southampton Mauricio Pochettino prometia uma equipa ofensiva querendo disputar o resultado do jogo olhos nos olhos com o Manchester City de Manuel Pellegrini. Porém, a partida começou mal para o lado dos Saints. Um erro infantil de José Fonte ditou uma grande penalidade favorável ao City logo aos 3 minutos. José Fonte não teve rins para o nó cego de Edin Džeko e como se não bastasse, ainda cometeu o erro de impedi-lo de progredir esticando a sua perna para trás. Na cobrança, Yaya Touré fez o tento inaugural. O Southampton não se conformou e começou a dominar a partidas aos poucos. Uma troca de bola rápida e de qualidade que ia apenas pecando nas oportunidades de golo. Lallana, Jay Rodriguez e Luke Shaw iam-se destacando nas movimentações ofensivas até que o número 9 se lesiona aos 27 minutos. Jay Rodriguez lesionou-se sozinho ao controlar a bola no meio campo e - ao que tudo indica - parece ser grave. Uma enorme contrariedade para os visitantes e uma infelicidade enorme para o próprio já que o jovem atleta aspirava ir ao Mundial 2014 ao serviço da Inglaterra e Roy Hodgson estava nas bancadas a tirar indicações para a sua lista final. Poucos minutos depois e já com Ward-Prowse em campo, o Southampton chega ao empate também de grande penalidade. O médio defensivo Jack Cork subiu ao ataque e com uma mudança de direcção tirou Zabaleta da frente. O argentino acabou por cometer o mesmo erro que José Fonte e impediu o adversário de progredir com a perna. Rickie Lambert que nunca antes tinha falhado uma grande penalidade... não falhou. O Southampton continuava por cima do jogo a criar dificuldades à defesa do City até que nos descontos da primeira parte tudo mudou... Aos 45'+1 Yaya Touré faz um passe a rasgar a defesa para David Silva - passe esse que ainda é desviado por Džeko de calcanhar - e o médio isolado, serviu Nasri para o segundo do City. Golo ilegal já que no momento do passe de calcanhar de Džeko, Silva estava bastante adiantado. Erro tremendo do árbitro da partida que acabou por "dar um tiro" na moral dos visitantes num momento em que já só se pensava no intervalo. A queda da moral dos Saints revelou-se 3 minutos depois num golo de cabeça de Edin Džeko após grande cruzamento de Kolarov e má saída do guardião Paulo Gazzaniga. Um resultado totalmente enganador que acabou por nascer dum erro tremendo do árbitro Chris Foy -  de resto, um habitué do internacional.
    A segunda metade não teve assim tanta história. Com um resultado completamente confortável e aproveitando a queda moral do adversário, o Manchester City dominou os restantes 45 minutos. Com Javi Garcia já em campo em detrimento de Fernandinho o City foi apertando com adversário, mas a desperdiçar oportunidades e oportunidades. Navas foi o primeiro a colocar Gazzaniga em dificuldades servido da melhor maneira por David Silva e na resposta, Rickie Lambert acabou por atirar um forte pontapé a rasar o poste esquerdo de Joe Hart. Gigantesco o passe de Adam Lallana a servir o experiente avançado. Eis que nos últimos 10 minutos, o City começou a criar mais perigo até chegar ao golo. Navas cruza da direita rasteiro, a bola passa pela defesa visitante - com nova má saída de Paulo Gazzaniga - e o recém entrado Jovetić apenas teve que encostar para o fundo das redes. Com o jogo totalmente perdido os Saints começaram a facilitar um pouco nas suas transições permitindo roubos de bola da equipa da casa e consequentes ataques perigosos. Um mau passe de Chambers para Wanyama permitiu que Javi Garcia recuperasse a bola e com um enorme passe isolasse Alvaro Negredo. O espanhol cara-a-cara com Paulo Gazzaniga, perdeu para uma boa defesa do jovem guarda-redes argentino. Ainda a fechar, Yaya Touré atirou ao poste da baliza adversária perdendo assim a hipótese de dilatar ainda mais o resultado.
    O Manchester City acabou por garantir uns 3 pontos importantes frente a uma equipa difícil como o Southampton, mas esteve longe de ser fácil apesar do resultado expressar o contrário. A equipa liderada por Mauricio Pochettino dominou a primeira parte do jogo com um excelente futebol e acabou por se ver em desvantagem nos descontos após um erro crasso de Chris Foy. Grande jogo de David Silva por parte dos da casa, enquanto que do outro lado, o destaque vai claramente para Adam Lallana.

0 comentários:

Enviar um comentário