30 de abril de 2014

Dia 24, Madrid é em Lisboa; Mourinho afastado da final

Chelsea    1 - 3    Atlético de Madrid (Torres 36'; Adrián 44', Diego Costa 60', Arda Turan 72')

    
José Mourinho fez alinhar 6 defesas de início jogando com Azpilicueta e Ivanovic no corredor direito e com David Luiz à frente da defesa composta por Cahill, Terry e Cole. Quanto que Diego Simeone - vindo-se privado de Gabi - fez alinhar o português Tiago que envergou a braçadeira de capitão e ainda lançou Adrián Lopéz no apoio a Diego Costa, do lado esquerdo.
    Com este 11 era normal que se pensasse que o técnico português iria repetir o jogo de Domingo o que deixaria tristes os adeptos de futebol. Porém, isso não se verificou. O Chelsea - de facto - defendia muito bem, mas não abdicava de atacar. Defendia com muitos, mas atacava bem com Torres, Hazard, Willian e Azpilicueta/Ivanovic. O Atlético começou melhor o jogo com uma bola na trave por intermédio de Koke. O espanhol bateu um pontapé de canto do lado esquerdo, mas a bola foi-lhe devolvida por Azpilicueta. Sem rodeios, Koke atirou de primeira um remate em jeito que quase bateu o australiano Schwarzer - não fosse o ferro a adiar o golo. Denotava-se uma gritante dificuldade da equipa da casa em chegar à baliza de Courtois. O Chelsea começou a assumir o jogo, mas trocava a bola no seu meio campo por causa da estratégia bem montada de Diego Simeone. Os blues finalmente começaram a ser mais acutilantes no ataque e acabaram por conquistar um livre em excelente posição. Pedia-se David Luiz ou Eden Hazard, mas quem cobrou foi Willian que acabou por atirar por cima da baliza do belga. O Atlético respondia de contra-ataque, mas Diego Costa acabou por tentar o remate por duas vezes - cortados facilmente pela defesa londrina - enquanto tinha companheiros em melhor posição para criar perigo à baliza. As oportunidades iam surgindo e aos 23 minutos David Luiz ia marcando um golaço ao tentar um pontapé de bicicleta - após bom trabalho dentro de área - a razar o poste de Courtois. A intensidade de jogo voltaria a descer até aos 36 minutos onde surge o golo de Fernando Torres. Willian desenvencilha-se de dois colchoneros na direita, a bola sobra para Azpilicueta e o espanhol serve o compatriota Torres que apenas teve que encostar. O nº9 do Chelsea acabou por não festejar o golo à sua antiga equipa. Após o golo José Mourinho acabou por se chegar atrás e o Atlético aproveitou. Assumiu o jogo e partiu para o meio campo adversário nos últimos minutos do primeiro tempo. E a verdade é que deu frutos! Passe longo de Tiago a ver Juanfran desmarcado do lado direito, o espanhol centra de primeira para o segundo poste onde Adrián Lopéz  estava para disferir um remate tenso para dentro da baliza. O Atlético passava assim para cima da eliminatória antes do intervalo e deixava Mourinho irritado. Uma primeira parte bem disputada onde o equilíbrio entre as duas equipas prevaleceu.
    Pedia-se mais Chelsea. Talvez se pedisse a José Mourinho que sacrificasse o seu "jogo pelo seguro" e retirasse um dos seus 6 defensores em campo e apostasse em Schürrle ou Oscar. Contudo, o português assim não o entendeu e sofreu as consequências. O Chelsea perdeu o domínio do jogo e o Atlético foi ganhando terreno ao clube inglês. Aos 47 surgiu o primeiro aviso para o australiano. Numa jogada de insistência dos espanhóis, a bola sobra para o segundo poste onde o turco Arda Turan recebe de peito e atira forte para boa defesa de Schwarzer. Na resposta, uma gigante defesa de Thibaut Courtois! Livre batido exemplarmente por Willian na direita e John Terry atira um cabeceamento forte para uma grande defesa do belga! O melhor guarda-redes jovem do momento - e quiçá do mundo - foi ao chão negar o golo ao capitão dos blues. Uma defesa que mudou o jogo já que logo no lance seguinte o recém-entrado Samuel Eto'o comete um erro crasso ao abalroar Diego Costa dentro da grande área. Erro enorme do camaronês ao abordar de forma negligente atirando o espanhol ao chão - estando o mesmo a deslocar-se para fora da área - concedendo assim uma grande penalidade ao adversário. Na conversão - após se enervar com a bola e com a marca de grande penalidade que lhe valeu um amarelo - Diego Costa atirou a contar e complicou imenso as aspirações dos londrinos em chegar à final em Lisboa. Para além das más decisões de Mourinho no decorrer do jogo, o azar também o perseguiu. Novo livre de Willian e David Luiz a cabecear violentamente à barra com Courtois depois a completar enviando para canto. Já não bastava o resultado estar complicado, o azar também decidiu dar um murro no estômago da esperança inglesa. A moral dos pupilos de Mourinho desceu de forma abissal e o Atlético geriu o jogo como quis até matar a eliminatória. Tiago - quem mais poderia ser? - aparece com enorme espaço no centro do terreno, faz um passe longo perfeito para Juanfran que - novamente de primeira - cruza para o segundo poste onde Arda Turan surge para cabecear à barra... Porém, a bola regressou ao turco e com toda a naturalidade atira para o fundo da baliza. Até ao término do jogo, a bola praticamente não surgiu perto das balizas. Os blues baixaram os braços e só nos últimos minutos Hazard colocou de novo à prova Courtois. 
    Muito bem Diego Simeone a ser fiel ao seu jogo e ganhando assim a batalha frente a José Mourinho. Num jogo sem grandes destaques individuais, prevaleceram as estratégias dos treinadores em que a do português saiu furada. Uma boa primeira parte do Chelsea com José Mourinho a tentar equilibrar o seu onze com Azpilicueta e Ivanovic na direita, mas foi incapaz de reagir na segunda parte quando ia para o intervalo em desvantagem na eliminatória. Foi incapaz de lançar Schürrle ou Oscar (o miúdo dos grandes jogos europeus) e abdicar de um dos seus 6 defesas, como por exemplo Ashley Cole atirando Azpilicueta para a esquerda. Mourinho destruiu a sua equipa quando fez entrar Samuel Eto'o por - precisamente - Cole. A entrada de um segundo avançado no jogo não só saiu mal tacticamente como o avançado acabou por fazer a grande penalidade mal entrou. Correu tudo mal a José Mourinho e tudo tão bem a Tiago... A ter que escolher um destaque individual, Tiago é claramente a nossa escolha. Fantástico no meio campo a temporizar quando era preciso e a oferecer dois golos à equipa com dois passes perfeitos para Juanfran.  Se Tiago voltasse atrás com a sua renúncia à Selecção, Paulo Bento teria obrigatoriamente que o levar entre os 23. Tudo acabou com Tiago a enxugar as lágrimas ao capitão John Terry e assim teremos na final um derby madrileno, na Luz.
    Espera-se uma grande final entre os dois clubes espanhóis e a verdade é que em 4 finalistas europeus, 3 são espanhóis...

Barba Por Fazer do Jogo: Tiago (Atlético de Madrid)
Outros Destaques: Azpilicueta, David Luiz; Juanfran, Courtois, Koke.

0 comentários:

Enviar um comentário