7 de abril de 2014

Goleada encarnada rumo ao 33.º título

Benfica  4 - 0  Rio Ave (Rodrigo 17, Gaitán 29', Cardozo (pen.) 77', (pen) 90')

    Intensidade, eficácia, nota artística. O Benfica recebeu esta noite o Rio Ave e goleou a equipa vilacondense por expressivos e indiscutíveis 4-0. A equipa encarnada simplificou a sua missão com uma pressão alta incrível na 1.ª parte (digna de 2009/ 2010) mas conjugada com a maior maturidade, experiência, cautela e riqueza táctica que caracterizam o Benfica actual. Resultado mais dilatado da época, e uma das melhores exibições da temporada. 
    Encarando o jogo como um final, e contra a equipa que tinha até hoje a melhor defesa fora de portas (passou a ser precisamente o Benfica a deter esse estatuto), o Benfica entrou de forma avassaladora. As águias começaram a todo o gás e a resistência do Rio Ave durou 17 minutos. Enzo jogou para Sílvio - como sempre muito melhor a lateral esquerdo, embora destro -, o português soltou para Gaitán e o craque argentino assistiu Rodrigo, com o avançado a receber e a finalizar de pronto com o pé esquerdo. A avalanche encarnada manteve-se, com a equipa muito subida no terreno e a recuperar muito rápido a bola, asfixiando a defesa do Rio Ave, e o 2-0 foi marcado pelo melhor jogador em campo. Rodrigo esteve na origem, vendo o seu remate a ser bloqueado por um defesa, mas Nico Gaitán - com a bola à sua mercê à entrada da área - colocou com classe, força e precisão a bola no fundo das redes. Gaitán continuou a espalhar magia pelo relvado da Luz, galvanizando os adeptos (excelente casa numa 2.ª feira).
    Na 2.ª parte o começo do jogo foi mais morno, e paulatinamente o Benfica voltou a aumentar a dimensão do seu jogo, sempre com André Almeida e Enzo irrepreensíveis a meio-campo. O Rio Ave perturbou pouco ou nada a baliza de Oblak, como sempre bem defendido pela dupla de centrais, e por 2 laterais que hoje estiveram bastante envolvidos no ataque (a Luz viu o Maxi doutros tempos) e a vitória do Benfica avolumou-se a partir da entrada de Óscar "Tacuara" Cardozo. O paraguaio precisava de golos, já não marcava há 5 meses, e acabou por conseguir dois. O ponta de lança converteu 2 grandes penalidades absolutamente indiscutíveis, a castigarem faltas de Braga e Marcelo sobre Maxi e Enzo respectivamente. O estádio e a equipa vibraram com o regresso de Cardozo aos golos, em plena união. Pelo meio dos 2 penalties magnificamente convertidos houve espaço ainda para Gaitán continuar a deliciar os adeptos. Numa boa jogada, Cardozo serviu de 1.ª e Gaitán dominou, fez o que quis dos oponentes e ainda serviu de calcanhar Maxi, com o uruguaio a rematar para defesa de Ederson.

    Melhor ataque, melhor defesa, e uma intensidade extraordinária. Maxi e Sílvio estiveram em bom plano, a dupla a meio-campo soltou a criatividade dos homens da frente e Óscar Cardozo regressou aos golos. O paraguaio bem precisava e foi positivo ver a união da equipa em redor do camisola 7. Sem haver grandes destaques no Rio Ave (jogadores talentosos como Diego Lopes ou Ukra estiveram apagados), a qualidade individual de Rodrigo e Gaitán voltou a fazer a diferença, embora hoje apoiada por uma forte dinâmica colectiva. Rodrigo marcou, destacou-se, mas ninguém jogou mais do que Nico Gaitán. Um dos jogadores que mais evoluiu - do ponto de vista competitivo, psicológico e táctico - esta temporada, espalhou magia, adornou lances com a qualidade que só os melhores conseguem e inventou jogadas com aquele pé esquerdo fantástico. Marcou, deu a marcar e voltou a evidenciar que merecia alguma atenção por parte do seleccionador argentino. É certo que a competição é muito no seu país, há muitas soluções, mas o nº 20 do Benfica cabia em 23 jogadores. Enzo, que tudo indica não será chamado, devia ser indiscutível na selecção das Pampas.
    Por fim, nota ainda para a presença de Scolari na Luz. Será que Luisão ainda conseguirá ser o 4.º central do Brasil no Mundial? Thiago Silva, David Luiz, Dante são garantias mas há espaço para mais 1. Marquinhos, Miranda, Luisão, Dedé e Réver são os candidatos.
    Na próxima jornada o Benfica terá uma complicada deslocação a Arouca, podendo, caso vença, festejar a conquista do campeonato na 28.ª jornada. Curiosamente, frente ao Olhanense, a equipa mais fraca deste campeonato.

Barba Por Fazer do Jogo: Nico Gaitán (Benfica)
Outros Destaques: Maxi, Sílvio, André Almeida, Enzo Pérez, Rodrigo, Cardozo

0 comentários:

Enviar um comentário