8 de junho de 2012

Tenho a Barba Por Fazer e estes Filmes Deves Ver

21 Jump Street

Realizador: Phil Lord, Chris Miller
Argumento: Michael Bacall, Jonah Hill, Patrick Hasburgh, Stephen J. Cannell
Elenco: Jonah Hill, Channing Tatum
Classificação IMDb: 7.5

O trailer prometia bastante como tantas outras comédias, mas até pensei que fosse mais um daqueles filmes em que as piadas estão todas no trailer e o resto é treta. Mas não, 21 Jump Street é uma das melhores comédias dos últimos tempos. A ligação Jonah Hill - Channing Tatum resulta muito bem e, quanto a mim, Jonah Hill é actualmente um dos melhores actores de comédia (e escritor, pelos vistos). O filme começa com a dupla Schmidt (J.Hill) e Jenko (C.Tatum) nos seus tempos de liceu, quando Scmidt era um "Nerd" e Jenko um dos mais populares. Rapidamente acompanhamos a formação de ambos enquanto polícias até começarem a exercer a profissão. Pelo ar jovem, são destacados e enviados novamente para o liceu, com identidades falsas passando-se por alunos, para tentar desmantelar uma rede de tráfico de droga. O argumento propriamente dito não capta nada, mas o filme é feito de pormenores e é feito para fazer rir. E faz.  Num humor do género da Ressaca, Due Date ou de Superbad (filme com Jonah Hill), vale a pena ver a dupla a fazer as suas detenções, a tentativa de Schmidt em explicar tudo e a dupla sob o efeito de drogas. A tudo isto se junta ainda Ice Cube e um actor inesperado no final do filme. Ao som de LMFAO, o filme é sobretudo improvável em imensos momentos e muito à imagem do que é o humor de Jonah Hill. Não esperem a melhor comédia de sempre, mas podem ter a certeza que se vão rir um bocado. Se não se rirem é porque são um coala. E acho que não querem ser um coala. E daí talvez queiram. Quem olhar para este post e ler aleatoriamente apenas o conjunto de 3 frases anterior a esta, sentirá que este texto é muito estranho.

American Reunion

Realizador: John Hurwitz, Hayden Schlossberg
Argumento: Adam Herz, John Hurwitz, Hayden Schlossberg
Elenco: Jason Biggs, Alyson Hannigan, Seann William Scott, Chris Klein, Thomas Ian Nicholas, Tara Reid, Mena Suvari, Eddie Kaye Thomas, Eugene Levy
Classificação IMDb: 7.4

Mantemo-nos nas comédias e esta é a vez do último American Pie. Pelo menos aparentemente. "American Reunion" parte basicamente da premissa do reencontro do elenco original, que integrou os primeiros 3 American Pie's. Jim, Kevin, Stifler, Oz e Finch continuaram com as suas vidas, uns com mais sucesso que outros, mas combinam encontrar-se todos (e toda a gente da época deles) novamente. A ideia é sempre a mesma - a filosofia American Pie - com todas os pormenores improváveis e com os traços de cada personagem sempre presentes. Desta vez Jim depara-se com uma rapariga a fazer-se a ele, Stifler tenta sentir que continua a ser o mesmo dantes, Kevin tornou-se um dono de casa e Oz caiu numa vida fútil. Ainda há o pai de Jim, que tenta "reentrar no mercado". Há quem diga que é o melhor dos American Pie. Honestamente não sei dizer se será o melhor, mas é um dos melhores e está construído sob 2 pontos de vista: manter os ingredientes básicos dos filmes da série e tentar trazer um certo saudosismo dos tempos iniciais, que as próprias personagens demonstram. É verdade que normalmente aquela coisa de "O 1º filme é que é bom!", pelo menos com o Rei Leão e com o Aladino foi assim. Ou não foi? Neste caso, eles dizem "Save the best piece for last" e, se não for o melhor American Pie, acho que estará ao nível do melhor. Qual é o melhor? Não sei. E relativamente ao final do filme, acho bastante difícil os argumentistas terem-se lembrado duma ideia melhor do que aquela que tiveram. E cá está, um pouco de suspense, vejam o filme e na próxima vez pode ser que vos traguemos uns filmes com mais pedigree e não estas comédias.

0 comentários:

Enviar um comentário