22 de junho de 2012

Euro 2012: Rep. Checa-Portugal


Inchem checos! Inchem Poborskys dum raio! Estamos nas meias finais, co'a porra! Venham os escargots ou os el niños... Não importa quem é o próximo porque o objectivo será sempre o mesmo - Vencer! Força Portugal!

Rep. Checa 0 - 1 Portugal

     Depois de passarmos o grupo da morte com duas vitórias sobre a Holanda e Dinamarca e termos apenas perdido injustamente contra a Alemanha, era quase que obrigação ganhar este jogo. Contudo, no futebol tudo pode acontecer... Na teórica a selecção portuguesa era a que apresentava um conjunto mais forte, mas o que interessa é a prática. Interessa é mostrar que somos, de facto, mais fortes. E mostrámos! Não estava fácil, mas lá demonstrámos de que somos feitos.
    A primeira parte não foi muito boa. Portugal esteve sempre em cima do jogo, mas jogava demasiado pelo seguro. Faltava arriscar mais um pouco no último terço. Os checos só respondiam através da velocidade dos seus alas, sobretudo pelo checo-etíope Selassie. O primeiro remate à baliza foi de João Moutinho, mas sem perigo para o Pedro Checo. A República Checa defendia com unhas e dentes e Portugal não arriscava muito. Seguiram-se alguns lances de contra-ataque (única maneira de atacar) por parte dos Poborskys, mas sem causar perigo a Patrício (apenas causando calafrios aos portugueses que viam o jogo). Ronaldo esteve sempre bem na partida e destacava-se cada vez mais... Ora com uma bicicleta ao lado, ora com um livre também ele ao lado. Aos 40 minutos, Postiga lesionou-se e deu lugar a Hugo Almeida. Paulo Bento queria ganhar altura e físico, mas julgamos que Nelson Oliveira era uma escolha mais acertada. Não é inferior a Hugo Almeida e tem velocidade para acompanhar Ronaldo e Nani no ataque e ainda uma grande capacidade de explosão. Contudo, Paulo Bento preferiu optar por Almeida talvez pensando que Nelson acusaria a pressão num jogo ainda mais importante por ser a eliminar. E eis que em cima do intervalo, Meireles descobre Ronaldo com um passe magistral, o capitão português parou de peito puxou a bola em direcção à baliza e rematou ao poste. Era um grande golo de Portugal! De facto, neste Euro estamos com algum azar em relação a bolas nos postes... Postes esses que  devem ser feitos de Platini...
    Na segunda metade viu-se um Portugal completamente diferente. Aquilo que faltava na primeira parte, apareceu na segunda. Entrámos a todo o gás e logo no primeiro minuto Hugo Almeida cabeceou por cima e podia ter feito melhor. Pouco depois, livre para CR7 e o jogador do Real Madrid mandou um dos seus tomahawks ao poste. O Pedro Checo ainda raspou sua mão na bola, mas o árbitro não viu. Só viu a bola a ir com extrema violência contra o poste de Platini. Mais duas bolas nos ferros por parte de Ronaldo. Portugal aproximava-se cada vez mais do golo, mas ora o azar perseguia, ora Cech se impunha. Nani recuperou a bola, lançou-se para a frente e rematou forte para nova defesa complicada de Pedro Checo. Todos tentavam a sua sorte... Até Moutinho! O jogador do Porto que tem vindo a fazer grandes jogos no Euro, fê-lo novamente hoje. O pequeno João apanhou a bola na ressaca e mandou uma buja para mais uma boa defesa de Pedro Checo... Estava difícil bater este guarda-redes que vem todos os dias de bicicleta para os jogos... Até que finalmente, depois de tamanha asfixia, o golo entrou! Nani aguentou na direita, esperou, deu para Moutinho, o médio trabalhou bem, centrou milimetricamente para trás onde Ronaldo apareceu para cabecear de cima para baixo antecipando-se a Selassie e metendo a batata lá dentro! Estava feito o golo e finalmente a explosão de alegria dos portugueses! Mais um grande golo português! Os checos deitaram praticamente tudo a perder por já faltar muito pouco tempo e começaram o seu chuveirinho, mas sem grande objectividade. Até foi Portugal que quase aumentou o marcador através de um bom remate de João Pereira para mais uma defesa do Pedro Checo... É chato, o Pedro. E no último minuto houve um canto a favor da República Checa que fez com que o Pedro Checo fosse lá para a frente. Mas sem resultados... Portugal ganhou a bola e se não fosse o reguila João a querer fintar, poderia ter dado em golo.
    Grande jogo de Portugal que poderia muito bem ter dado num resultado mais dilatado. Portugal esteve sempre por cima do jogo e fez 20 remates contra 2 sendo que 5 foram à baliza enquanto que os checos não remataram nenhuma vez para aquecer o Rui. O Rui hoje não fez nenhuma defesa... E esta? Granda jogo Rui! Que tenhas mais jogos assim... Sem trabalho. O destaque maior vai para Cristiano Ronaldo, obviamente. O candidato a melhor jogador do mundo encheu mais uma vez o campo coroando a sua excelente exibição com um golo que acabou por valer a qualificação para as meias-finais. Moutinho foi outro que fez um jogão. O pequenote distribuía o jogo como tão bem sabe fazer e ainda foi lá à frente fazer uns remates e fazer a assistência para o golo de Ronaldo. Pepe provou mais uma vez que é o melhor central da prova a par de Hummels (Alemanha) e esteve mais uma vez imperial na defesa portuguesa. Coentrão e Nani não estiveram tão bem como em jogos passados mas ainda assim fizeram um bom jogo. Do lado checo é inevitável dar nota mais que positiva a Petr Cech. O guarda-redes do Chelsea foi adiando e adiando o golo a Portugal para o nosso desespero. Boa exibição.
    Esperamos então pelo resultado do Espanha-França para saber quem defrontaremos na meia-final. Nós não temos preferência. Venha quem vier é para ganhar. Nesta altura da prova não dá para escolher um adversário melhor pois todos têm muita qualidade.

Ficha de jogo
Rep. Checa: Cech; Selassie, Sivok, Kadlec, Limbersky; Hübschman (Pekhart), Plasil, Jirácek, Pilar, Darida (Rezek); Baros.
Portugal: Rui Patrício; J. Pereira, Pepe, B. Alves, Coentrão; Veloso, Meireles (Rolando), Moutinho; Nani (Custódio), Ronaldo, Postiga (H. Almeida).
Golos: 0-1 80' Ronaldo.
Destaques: Petr Cech; Cristiano Ronaldo, Moutinho, Pepe, Coentrão, Nani.
"Barba Por Fazer" do Jogo: Cristiano Ronaldo (Portugal).


MP. TM.

0 comentários:

Enviar um comentário