19 de junho de 2012

Euro 2012: Croácia-Espanha | Itália-Irlanda

Não há nada como a emoção de Portugal jogar... Hoje os jogos envolviam a decisão de quem passava entre Espanha, Itália e Croácia, e a decisão foi favorável às equipas mais reputadas. Assistiu-se hoje a 2 jogos não muito emocionantes, pautando o Croácia-Espanha pelo equilíbrio e tendo o Itália-Irlanda confirmado a Irlanda enquanto pior selecção do Euro 2012 (do ponto de vista estatístico), apesar da verdadeira pior selecção deste Euro ter sido a (felizmente) desilusão Holanda. A Espanha classificou-se então em 1º lugar e poderá muito bem, caso ganhe o seu jogo dos quartos tal como nós, ser o nosso adversário nas meias.

Croácia 0 - 1 Espanha

     O Croácia-Espanha de hoje despertava alguma curiosidade, por ambas as equipas terem ainda aspirações de passar e pelo facto da Croácia estar a realizar uma excelente campanha até agora. Se Del Bosque manteve o onze do último jogo, Bilic adaptou bem à Espanha as armas que tem ao seu dispor e procurou povoar e "muscular" mais o meio-campo, tendo na frente apenas Mandzukic, Modric mais solto e Srna hoje a médio-direito e não a lateral.
    E os primeiros minutos foram minutos de adaptação e tacticamente expectáveis - a Espanha no seu tiki-taka habitual (hoje num ritmo menos frenético do que contra a Irlanda, também pela maior qualidade da Croácia) e a equipa croata procurava sair em contra-ataque, com Mandzukic geralmente a conseguir segurar bem o jogo e esperar por ajuda. E, da primeira parte, pouco se pode contar. Torres tentou um golo sem ângulo, Mandzukic ia sendo uma "ilha", a Espanha tinha como sempre mais bola, mas falhava muitos passes, mas a Croácia, por estar recuada e não se poder espalhar bem pelo campo, não conseguia aproveitar bem.
    Após 45 minutos relativamente enfadonhos, ambas as equipas quereriam com certeza marcar. A Itália ganhava já à Irlanda e assim a Espanha quereria marcar para ficar em 1º e a Croácia precisava mesmo de marcar para se qualificar. O jogo começou a ficar mais aberto e Rakitic rematou para uma grande defesa de Casillas. Depois, Del Bosque retirou Torres e Bilic "partiu" o jogo, apostando no ataque de vez. Retirou Vida e Pranjic e colocou Jelavic e Perisic. Por esta altura, a Espanha procurava sistematicamente Iniesta e a Croácia ainda o fazia mais, tentando dar a Modric a definição de todo o seu jogo. Aos 79 minutos, quando o jogo estava já bastante aberto, Modric conseguiu recuperar uma bola a meio-campo, driblou um adversário, temporizou para esperar que chegasse alguém à área que não apenas Mandzukic, cruzou de trivela e Rakitic cabeceou para mais uma excelente defesa de Casillas. E foi num desses contra-ataques, quando a Croácia até já tinha Eduardo da Silva em campo, que a Espanha matou o jogo e as aspirações croatas. Tudo feito no limite do fora-de-jogo. Fábregas picou a bola, Iniesta e Navas desmarcaram-se automaticamente e o 1º deu o golo ao 2º. No final, Pletikosa até acabou a fazer uma visita à grande área adversária, mas o resultado manteve-se igual.
    O jogo de hoje decidiu-se num pormenor e, não fosse Casillas, a Croácia podia até ter marcado por 2 ou 3 vezes. Esta Espanha não é um monstro e equipas como Alemanha e Portugal (e mesmo França ou Inglaterra, apesar de defensivamente inferiores) poderão proporcionar bons jogos contra La Roja. Quanto à Croácia, é uma pena que não tenha sido sorteada no Grupo A, por exemplo, porque tem jogadores e futebol claramente para se encontrar nas 8 melhores selecções deste Euro 2012.
    Não houve grandes destaques no jogo de hoje: Casillas foi novamente importante para a Espanha (tal como já tinha sido contra a Itália) e Iniesta mantém-se como o jogador espanhol mais constante na competição. Hoje fez uma assistência mas o jogo dele vê-se em pequenos pormenores - numa recepção, num passe, numa movimentação. Na Croácia, Pletikosa, Schildenfeld e Vukojevic foram adiando o golo espanhol e jogadores como Modric e Mandzukic merecem um elogio final, em jeito de despedida a este Euro. Dificilmente se manterão nos seus clubes (sobretudo Mandzukic).
    Espanha, vê lá se ganhas o teu jogo dos quartos. Desta vez não jogamos na Luz logo vocês não perdem 4-0, mas vocês também não têm o Villa, portanto não há cá batotas e golos em fora-de-jogo.

Ficha de jogo
Croácia: Pletikosa; Vida (Perisic), Corluka, Schildenfeld, Strinic; Vukojevic (Eduardo), Rakitic, Pranjic (Jelavic), Modric, Srna; Mandzukic.
Espanha: Casillas; Arbeloa, Piqué, Sérgio Ramos, Jordi Alba, Busquets, Xabi Alonso, Xavi (Negredo), Iniesta, David Silva (Fábregas); Torres (J.Navas).
Golos: 0-1 88' Jesús Navas.
Destaques: Pletikosa, Schildenfeld, Vukojevic, Modric, Mandzukic; Casillas, Piqué, Iniesta, J.Navas.
"Barba Por Fazer" do Jogo: Andrés Iniesta (Espanha)




Itália 2 – 0 Irlanda


    Os italianos precisavam de vencer e esperar por um resultado favorável no outro jogo. E olha... Não é que conseguiu? Já é um pouco típico desta selecção. Prandelli decidiu mexer na equipa e não foi um pouco. Deixou no banco Maggio, Bonucci,  Giaccherini e Balotelli optando por uma defesa de 4 elementos constituída por Abate, Barzagli, Balzaretti e o totalista Chiellini, com Di Natale no ataque com Cassano. De Rossi voltou à sua posição de origem. No hino italiano, Trapattoni deve tê-lo cantado de dentes cerrados... A Irlanda já estava eliminada e por isso disputava apenas orgulho... Mas olha... Diz que nem isso ganhou! Contudo, os adeptos mostraram novamente que são enormes.
    A primeira parte foi de domínio total dos Ramazzottis. A Irlanda bem se lançava para a frente, mas a defesa italiana não a deixava passar. Cassano e Di Natale estavam inspirados e deram uma carga de trabalhos à defesa irlandesa. Praticamente todos os lances de ataque foram causados por estes dois homens. Sufocaram de tal modo que aos 35 minutos a bola entrou mesmo. Canto exímio de Pirlo e Cassano desviou para dentro da baliza para o delírio dos italianos presentes. Antes do intervalo ainda houve tempo para Andrews ver o primeiro amarelo do jogo por uma falta feia sobre o velhote Pirlo. Uma primeira parte cheia de Itália e onde Balzaretti também se destacava bastante nas suas subidas ao ataque.
    Na segunda parte houve também mais Itália, mas desta vez com uma Irlanda mais atrevida (muito por culpa da equipa italiana). O primeiro lance de destaque nasceu nos pés de Balzaretti. O defesa esquerdo combinou bem com Cassano, partiu os rins a um irlandês, devolveu a Cassano e este rematou contra um defesa. Depois uma enorme jogada dos italianos merecia dar em golo. Porém, Di Natale não conseguiu rematar da melhor forma e permitiu a defesa de Given. A Irlanda de Trapattoni começava a surgir e ameaçou Buffon num livre. Andrews mandou um patardão e o experiente guarda-redes teve grandes dificuldade para travar o remate. Andrews era dos mais inconformados e aparecia cada vez mais na partida. Mas o irlandês não estava satisfeito e quis aparecer mais. Então... foi expulso! E lá saiu ele todo irado a pontapear tudo o que lhe aparecia à frente. Pouco depois, os Ramazzottis marcam outro por intermédio de Mario Balotelli. Canto de Diamanti batido na perfeição e Balotelli rematou de primeira para um grande golo. A bola veio tão direitinha que Balotelli até teve tempo para fazer um golo bonito. É caso para dizer que foi um Diamanti de canto! Nos festejos do golo, Balotelli disse palavras feias que nós não percebemos. Mas Bonucci percebeu e tapou-lhe a boca como que lhe dizendo: "Ah! Ah! Ah!... Não diz isso! Quer pimenta na língua, o menino? Quer? Quer pimenta na língua??" - e o Mario calou-se.
    Foi um jogo de total domínio dos Ramazzottis onde os Ron Wesleys pouco trabalho deram. Cassano e Di Natale estiveram endiabrados. Balzaretti também esteve muito bem quer na defesa, quer no ataque. Pirlo não sabe jogar mal. De Rossi foi um monstro defensivamente e até fez alguns bons passes. Do lado irlandês talvez apenas McGeady mereça nota positiva. O jovem do Spartak era o único que dava alguma velocidade ao ataque da equipa de Trap.
    Bom jogo por parte da Itália que já tinha vindo a merecer a qualificação. A Croácia merecia algo mais, mas esta Itália tem mais qualidade. Os italianos ficam então à espera dos qualificados do Grupo D que à partida deverão ser França e Inglaterra.

Ficha de jogo
Itália: Buffon; Abate, Barzagli, Chiellini (Bonucci), Balzaretti; De Rossi, T.Motta, Pirlo, Marchisio; Di Natale (Balotelli), Cassano (Diamanti).
Irlanda: Given; O'Shea, St Ledger, Dunne, Ward; Whelan, Andrews, Duff, McGeady (Long); K.Doyle (Walters), R.Keane (Cox).
Golos: 1-0 35' Cassano; 2-0 90' Balotelli.
Destaques: Cassano, Di Natale, Balzaretti, De Rossi; McGeady.
"Barba Por Fazer" do Jogo: Antonio Cassano (Itália)


MP. TM.




0 comentários:

Enviar um comentário