15 de junho de 2012

Euro 2012: Ucrânia-França | Suécia-Inglaterra

Puumbaa, acabou a 2ª jornada do Euro 2012. Equipas qualificadas? Zero. Equipas eliminadas? Duas. Depois dontem termos visto os duendes irlandeses à procura dum árco-irís para descobrirem 1 ponto contra Espanha, hoje assistimos ao Adeus da Suécia num frenético jogo contra Inglaterra. Antes disso, diz-se que esteve de chuva. Diz-se...

Ucrânia 0 - 2 França

     Uma pessoa chega a casa feliz para ver um jogo do Euro... e adiam o jogo! Isto não se faz... Ah e tal estava a chover... E então? Cambada de maricas, pá... Mas é verdade. O jogo foi interrompido e só recomeçou passado perto de uma hora. Depois de ventos e trovões lá se jogou a primeira parte deste Ucrânia-França. E foi má. Tão má que chegaram pessoas a adormecer no estádio mesmo à chuva. A França optava por um jogo mais "mastigado", mais molenga. A Ucrânia um jogo bastante mais objectivo procurando meter a bola no ataque o mais rápido possível. Só houveram 3 oportunidades de golo dignas de serem mencionadas. Uma de Menez que tinha obrigação de marcar após passe atrasado de Benzema (excelente mancha de Pyatov). Outra por parte de Shevchenko que rematou mal pôde aquecendo as mãos ao capitão Lloris. Por fim, um cabeceamento de Mexès ao ângulo dando origem a mais uma boa defesa do guardião ucraniano. E pronto. Acabou a primeira parte... Aposto que a meio do texto passaram os olhos pelas brasas... é normal.
    Na segunda metade foi um pouco diferente. Os champignons continuaram a trocar a bola mas tornaram-se mais rápidos e agressivos no ataque. Os Shevchenkos continuavam à espera do erro do adversário para depois atacar com tudo com a ajuda do "bruah" das bancadas. E foram eles mesmo os primeiros a criar perigo. Por quem? Pelo André, quem mais podia ser? Shevchenko mandou um patardo de força apenas um pouco acima do ângulo da baliza. Dava um belo golo. Contudo, logo a seguir surge o golo. Os champignons foram com tudo para cima dos ucranianos, Ribery correu toda a ala esquerda, passou para Benzema, o avançado francês deu para Jeremy Menez e o Jeremias flectiu para dentro e rematou de pé esquerdo. Boa jogada e bom golo dos gauleses. Mas o sonho da equipa anfitriã acabaria por levar outra martelada 3 minutos depois. Benzema trabalhou bem sobre 3 adversários, descobriu Cabaye à entrada da área, o médio gaulês recebeu e já dentro dela desferiu um remate cruzado batendo pela segunda vez Pyatov. Os dois golos sofridos repentinamente destruíram animicamente a equipa de Blokhin que se rendeu de vez à França. Os franceses continuaram os seus passes rápidos e curtos baralhando por completo os ucranianos. De destacar ainda um grande remate de Cabaye ao poste que, se entrasse, era o culminar da melhor forma de uma grande jogada.
    Não foi uma partida agradável. Sobretudo o primeiro tempo que teve mesmo nota negativa para o amante do futebol. A segunda foi mais agradável e teve bons pormenores da equipa francesa e entrega dos ucranianos. De facto há que salientar o espírito guerreiro destes jogadores. Bem merecem. Ainda não está tudo perdido. Se ganharem à Inglaterra poderão passar. E pelo que já vimos deste Euro, tudo é possível. Os destaques vão para Pyatov - foi enorme nas suas saídas. Grandes reflexos. Devic, que mexeu com o ataque da sua equipa na segunda parte ajudando mais Shevchenko. Do lado da França, Cabaye e Nasri foram uns maestros, embora o primeiro mereça mais destaque. Menez e Ribery foram uns quebra-cabeças constante para a defesa adversária. Por fim, Benzema não foi tanto um matador, mas sim mais jogador de equipa. Ajudou a construir os ataques coroando a sua exibição com duas assistências. A França fica assim mais perto da qualificação mas ainda nada está decidido. A Ucrânia ainda tem uma palavra a dizer.

Ficha de jogo
Ucrânia: Pyatov; Gusev, Mikhalik, Khacheridi, Selin; Tymoshchuk, Nazarenko (Milevskiy), Yarmolenko (Aliev), Konoplyanka; Voronin (Devic), Shevchenko. 
França: Lloris; Debuchy, Rami, Mexès, Clichy; A.Diarra, Cabaye (M'Vila), Ménez (Martin), Nasri, Ribéry, Benzema (Giroud).
Golos: 0-1 53' Ménez; 0-2 56' Cabaye.
Destaques: Pyatov, Devic; Cabaye, Ménez, Nasri, Ribéry, Benzema.
"Barba Por Fazer" do Jogo: Yohan Cabaye (França)



Suécia 2 – 3 Inglaterra

E que boa maneira de acabar a 2ª jornada, han? O Suécia-Inglaterra teve de tudo. Começou uma equipa a ganhar, passou a outra para a frente, e voltou a equipa da Kate Middleton para a frente. O volte-face até se deu nos autores dos golos. Mellberg achou a dada altura que tinha feito o (provavelmente) primeiro bis da carreira, mas no final do jogo só tinha um golo.
    Ora bem, para o jogo de hoje o velho Hodgson surpreendeu ao incluir Andy Carroll na frente de ataque. Na Suécia muito se falou durante os últimos dias dos problemas de balneário com uma suposta revolta de vários elementos contra o capitão Zlatan Ibrahimovic.
    O jogo começou e a Inglaterra parecia demorar a assumir o jogo. Muitas perdas de bola a meio-campo, nenhuma equipa a conseguir construir e sair a jogar com qualidade mas, devagar devagarinho, os ingleses lá foram subindo a montanha sueca. Aos 23 minutos a bola estava nos pés de Steven Gerrard, o médio inglês olhou para a área, cruzou como tão bem sabe e Andy Carroll através do seu bom jogo de cabeça, fez o primeiro golo do jogo. Da primeira parte pouco mais se conta. A Inglaterra ia tendo mais bola, apesar de não ter um fio de jogo bem definido e a Suécia procurava sair em contra-ataques conduzidos por Ibrahimovic, que normalmente acabavam em boas saídas de Joe Hart.
    A segunda parte iniciou-se e rapidamente a Suécia empatou o jogo. Ibra rematou num livre, rematou de novo na recarga do seu livre, a bola foi parar ao central Mellberg e o que é que ele fez? Rematou bem, só que o Hart defendeu. A bola ia para fora mas Glen Johnson optou por colocar sua pança no caminho da bola, fazendo assim um auto-golo. Sorte para a Suécia, azar para a Inglaterra. A Suécia voltava a acreditar e deixava de estar eliminada do Euro, o jogo começou a ficar durinho, muito batalhado a meio-campo e com ligeiro ascendente sueco e foi então que, aos 59 minutos, após um livre marcado da melhor forma por Sebastian Larsson, Mellberg marcou. Desta vez foi mesmo ele, sem margem para dúvidas. Assim são os suecos… Viram-se com a corda na garganta e decidiram passar a batata quente para Inglaterra. O jogo já há muito pedia Walcott e ele acabou mesmo por entrar. E mudou o jogo. 3 minutos depois de ter entrado, sobrou para ele uma bola à entrada da área e o extremo do Arsenal rematou forte. Isaksson não viu a bola partir (vamos acreditar nisso), mas em todo o caso mandou um franganote. A partir daí o jogo esteve até ao fim sempre bastante aberto, parecendo mais um jogo de pingue-pongue. Hart fez uma grande defesa a remate de Ibrahimovic, Isaksson já tinha feito também duas enormes defesas e, foi até num período onde a Suécia parecia mais forte que a mota inglesa decidiu voltar a aparecer no jogo. Walcott, a mota, acelerou, deixando os defesas suecos para trás em sua lambreta, cruzou e Welbeck de calcanhar fez o 3-2, num golo engraçadinho. Até final mais do mesmo, com um jogo disputado mas menos racional e, não fosse Gerrard ter sido egoísta (tirando o golo a Chamberlain) e Isaksson ter feito uma grande defesa, o jogo teria mesmo acabado com um 4-2.
    A Suécia que tínhamos apontado como uma das possíveis surpresas deste Euro 2012 foi de facto uma surpresa. Para quem? Para nós. O jogo de hoje, no entanto, faz com que a Suécia deixe uma melhor imagem neste Euro, interessando ainda o seu resultado da última jornada (França-Suécia) para se decidir quem segue para os quartos entre França, Inglaterra e Ucrânia.
    Quanto à Inglaterra, depende apenas de si para seguir em frente e no próximo jogo contará já com Wayne Rooney. Parece-nos que seria importante para a Inglaterra iniciar o jogo com alas puros (Walcott e Young), com a dupla do United na frente Welbeck-Rooney. Inglaterra e França quererão ganhar na última jornada e os golos marcados poderão ter especial importância porque, assumindo que a Espanha consegue ficar em 1º no grupo, ninguém quererá apanhar os pequenos comandados de Del Bosque.

Ficha de jogo
Suécia: Isaksson; Granqvist (Lustig), Mellberg, J.Olsson, M,Olsson; Elm (Wilhelmsson), Källström, Svensson, S.Larsson; Ibrahimovic, Elmander (Rosenberg).
Inglaterra: Hart; G.Johnson, Terry, Lescott, A.Cole; Parker, Gerrard, Milner (Walcott), Young; Welbeck (Oxlade-Chamberlain), Carroll.
Golos: 0-1 23’ Carroll; 1-1 49’ G.Johnson a.g.; 2-1 59’ Mellberg; 2-2 64’ Walcott; 2-3 78’ Welbeck
Destaques: Isaksson, Mellberg, S.Larsson; Gerrard, Welbeck, Carroll, Walcott.
"Barba Por Fazer" do Jogo: Theo Walcott (Inglaterra)


MP. TM.

0 comentários:

Enviar um comentário