8 de junho de 2012

Euro 2012: Polónia-Grécia | Rússia-Rep.Checa

Olhem, corpos humanos, começou o Euro! Como prometido começamos hoje a análise diário aos jogos da competição. Quem é amigo, quem é? Somos nós... Quem mais podia ser.

Polónia 1 - 1 Grécia

    Após actuação do DJ italiano Karmatronic, começou o jogo. A equipa de casa, apoiada pelos seus bárbaros adeptos, assumiu o jogo desde cedo perante a débil e apática Grécia do resignado Fernando. Após dois lances de perigo, a selecção da casa chegou mesmo ao golo. Jogada na direita, Kuba fez um cruzamento milimétrico e Lewandowski cabeceou, fazendo um bom golo. Até ao final da primeira parte a Polónia controlou os acontecimentos, não sabendo dar por vezes a melhor sequência às suas jogadas, e viu ainda a Grécia ficar reduzida a 10 jogadores graças à expulsão de Papastathopoulos. O defesa grego foi mal expulso não pelo 2º amarelo que viu mas porque o 1º resultou dum lance em que nem falta havia. De referir que durante a primeira parte o comentador do jogo confessou ter alguma dificuldade com os nomes dos jogadores, soltando um "Preparei-me bastante" e em vez de comentar o jogo optou em grande parte por entrar numa tertúlia que nem um Cláudio Ramos sobre a vida dolorosa e pessoal de alguns jogadores. Também que nem um Cláudio Ramos esteve o comentador ao falar do "físico invejável" dum jogador.
    No recomeço do jogo esperava-se que a Polónia dominasse o jogo (em vantagem no marcador e em jogadores) mas foi o Fernando que soube mexer na equipa ao intervalo. Retirou o desinspirado Ninis e colocou em campo Salpingidis. E não demorou muito a salpingar um golo na baliza polaca. Maniatis cruzou a bola a partir do lado direito, Szczesny saiu quando não tinha que sair, Wasilewski quis cortar de calcanhar e a bola acabou salpingando para o Salpingidis que não perdoou e fez salpingar a rede da baliza polaca. Esperava-se uma reacção da Polónia mas a obra de Szczesny ainda não estava acabada. Após um grande passe de rotura no ataque grego, Salpingidis apareceu como que salpingando na área polaca e Szczesny, para evitar o golo, optou por derrubá-lo. Consequência: grande penalidade e o Szczesny foi expulso, indo foi apanhar ar mais cedo. Karagounis assumiu a marcação da grande penalidade mas havia um pormenor. Estava um Tyton na baliza, O Ty-ton aliás! Karagounis rematou e o grande Tyton defendeu. Até ao final do jogo a apatia polaca foi grande, tanto em campo como no banco (Smuda podia ter mexido no jogo, tinha opções como Wolski ou Mierzejewski) e o 1-1 manteve-se até ao fim.
    Este jogo permitiu confirmar que a Polónia tem uma total dependência do seu flanco direito do Borussia Dortmund (Piszczek-Kuba) e ficou bem ter sido Lewandowski a marcar o 1º golo do torneio. Quanto à Grécia, parece que a sorte teima em procurar a Grécia (embora hoje de facto tenha sido prejudicada na expulsão de Papastathopoulos).
    Só mais uma coisa, relativamente aos comentadores. Hélder Conduto disse a dada altura que a palavra que rimava com Gekas era Golos. E não é verdade, a palavra que rima com Gekas: é Quecas.

Ficha de jogo
Polónia: Szczesny; Piszczek, Wasilewski, Perquis, Boenisch; Polanski, Murawski, Obraniak, Rybus (Tyton), Kuba; Lewandowski.
Grécia: Chalkias; Torosidis, A.Papadopoulos (K.Papadopoulos), Papastathopoulos, Holebas; Katsouranis, Maniatis, Karagounis; Ninis (Salpingidis), Samaras, Gekas (Fortounis).
Golos: 1-0 17' Lewandowski; 1-1 51' Salpingidis.
Destaques: Piszczek, Kuba, Lewandowski; Samaras, Salpingidis.
"Barba Por Fazer" do Jogo: Robert Lewandowski (Polónia)



Rússia 4 - 1 República Checa

    E que bem jogou a URSS! Vá, também não foi assim por aí além. Minto? Não, não minto. A URSS fez um bom jogo, iniciando bem a competição, perante uma República Checa que ainda acreditou por momentos que podia conseguir algo deste jogo. Basicamente o jogo começou e, até ao golo inaugural, foi a República Checa a ter o controlo do jogo. No entanto, foi mesmo a URSS a marcar primeiro. Zyryanov cruzou, Kerzhakov fez um bom cabeceamento ao poste e Dzagoev apareceu à entrada da área rematando um patardão de força para dentro das redes checas (checas, lá está, uma palavra que também rima com Gekas e com quecas). A partir daí a URSS soltou o seu futebol ofensivo, ameaçou o golo novamente por Dzagoev e depois pelo avançado Kerzhakov e chegou mesmo ao 2-0 por Shirokov, após grande passe do capitão Arshavin. Até final da parte, a Rússia controlou o rumo dos acontecimentos.
    Logo no início da segunda parte, que nem uma Grécia, a República Checa decidiu dar um ar da sua graça. Plasil fez um extraordinário passe, isolou Pilar e o pequeno pilar Pilar, após fintar Malafeev, reduziu para 2-1. O jogo entrou então numa fase mais enfadonha e que provocava alguma moleza e sono, até que já perto dos 80 minutos, Dick (sim, é mesmo o nome dele) Advocaat trocou Kerzhakov por Pavlyuchenko e a Rússia voltou a evidenciar-se. Primeiro, Pavlyuchenko isolou Dzagoev com um grande passe e o criativo russo bisou no jogo, "matando" o jogo. Logo a seguir, o próprio Pavlyuchenko rematou forte à entrada da área após bom trabalho individual marcando o melhor golo da noite e deste 1º dia do Euro 2012.
    A Rússia mostrou neste jogo um bom entrosamento entre os elementos da frente (muito graças ao facto de se conhecerem bem e muitos jogarem juntos no Zenit) e venceu uma República Checa que, não tendo os mesmos argumentos e não tendo uma grande defesa, quis jogar olhos nos olhos com a URSS, e não deu.

Ficha de jogo
Rússia: Malafeev; Anyukov, Ignashevich, A.Berezutskiy, Zhirkov; Denisov, Zyryanov, Shirokov, Dzagoev (Kokorin), Arshavin; Kerzhakov (Pavlyuchenko).
Rep.Checa: Cech; Selassie, Sivok, Hubnik, Kadlec; Jirácek (Petrzela), Plasil, Rosicky; Pilar, Rezek (Hübschman), Baros (Lafata).
Golos: 1-0 15' Dzagoev; 2-0 24' Shirokov; 2-1 52' Pilar; 3-1 79' Dzagoev; 4-1 82' Pavlyuchenko.
Destaques: Shirokov, Dzagoev, Arshavin, Pavlyuchenko; Jirácek, Plasil, Pilar.
"Barba Por Fazer" do Jogo: Alan Dzagoev (Rússia)

MP. TM.

PS: Por uma falha a nível da edição fomos obrigados a reformular este post e perdemos assim a contribuição de alguém que fez um comentário estranho mas cómico ("gatossouranis"). Para quem notar algumas diferenças no conteúdo escrito, é apenas e só porque não conseguimos reproduzir o texto exactamente à imagem de como estava escrito antes.

0 comentários:

Enviar um comentário