12 de junho de 2012

Euro 2012: Grécia-Rep.Checa | Polónia-Rússia

Sim, hoje é Dia dos Santos Populares. No entanto, popular é também o Euro 2012. Ao 5º dia de competição, iniciou-se a segunda jornada. No Grupo A assistiu-se hoje a dois jogos diferentes. Um Grécia-Rep.Checa pelo qual não dava um manjerico, mas no qual a República Checa soube espetar dois manjericos à Grécia em 6 minutos e depois, um jogo consideravelmente melhor, um disputado Polónia-Rússia. A última jornada será interessante de acompanhar.

Grécia 1 - 2 Rep. Checa

     Olhando para o restante calendário destas duas jornadas restantes da fase de grupos, este Grécia-Rep.Checa perfilava-se como o jogo mais desinteressante.
    A Grécia viu-se forçada a mexer na sua equipa, fruto de lesões, suspensões e baixos rendimentos, enquanto que a República Checa também procedeu a algumas alterações, destacando-se a inclusão de Hübschman de início ao lado de Plasil. Talvez tenham sido estas alterações que alteraram ligeiramente o futebol jogado. Ou foi isso ou então foi o facto de, ainda estava toda a gente a procurar o seu lugar e a comprar o seu cachorro polaco, e Hübschman fez um soberbo passe rasteiro, desmarcou Jirácek e este rematou para a baliza. Chalkias, o Mr.Bean grego, ainda lhe tocou, mas a bola entrou mesmo. Tinha sido este golo aos 3 minutos, mas os checos queriam mais e queriam tratar de resolver o assunto cedo. Mais um excelente passe de rotura, desta vez de Rosicky, desmarcou o lateral Selassie no flanco direito. Selassie cruzou, Chalkias e Katsouranis ficaram mal na fotografia e Pilar acabou por fazer o seu 2º golo neste europeu. A República Checa estava claramente com o domínio do jogo, os gregos pareciam resignados (a típica cara de Fernando Santos mostrava isso mesmo) e o 2-0 durou até ao intervalo, repartindo-se a posse de bola, mas conseguindo a República Checa criar sempre mais perigo. Perto do intervalo ainda houve uma decisão dúbia – foi anulado à Grécia um golo por pretenso fora-de-jogo. Pareceu bem assinalado, embora sem certeza absoluta. Em todo o caso a primeira parte demonstrou uma Grécia com muitas fragilidades na defesa, muito graças a Holebas (o lateral-esquerdo) a quem podem ser atribuídas culpas, pelas movimentações que faz e espaços que não ocupa, relativas aos 3 golos sofridos pela Grécia até agora na competição. De acrescentar ainda que Chalkias, o Mr.Bean grego, lesionou-se no decorrer do jogo. Mais uma lesão na Grécia. Se a Inglaterra foi campeã nas lesões antes do Euro, a Grécia está a sê-lo em prova.
    Na segunda parte, os gregos queriam com certeza mudar os acontecimentos. O Fernando colocou Gekas em campo e, aos 52 minutos, o Gekas marcou. O tal homem que rima com Quecas aproveitou um momento em que Petr Cech “deu barraca” e encostou a bola, reduzindo para 2-1. É importante reforçar que, pelo 2º jogo consecutivo, Fernando Santos tem “dedo” (pela substituição) no golo grego. Porém teria mais dedo se ganhasse jogos. Até ao final do jogo a Grécia procurou intensificar a sua pressão, a República Checa limitou-se a defender (muito graças à saída de Rosicky ao intervalo), e ainda foi assinalado (mal) um fora-de-jogo relevante a Gekas. Basicamente, um resultado resultante (passo a redundância) da forte entrada em jogo dos checos.
    O jogo de hoje demonstrou que a República Checa, embora não seja forte a construir, tem elementos com uma capacidade de último passe assinalável (Rosicky, Plasil, Hübschman) e será precisamente este tridente que terá que enfrentar o batalhador meio-campo polaco na última jornada. No entanto, Lewandowski e Kuba poderão novamente fazer estragos frente a esta República Checa. Em todo o caso, será um jogo interessante de acompanhar, num Grupo onde tudo está em aberto mas no qual as aspirações da Grécia são já poucas (precisará de vencer a Rússia para seguir em frente).
    Os destaques de hoje gregos são poucos (Gekas) ou nenhuns. Optamos em texto por nenhuns, porque eles nos tiraram o Euro 2004. Na República Checa, Pilar marcou o seu 2º golo no Euro 2012 e poderá estar a conquistar mercado, o tridente Rosicky-Plasil-Hübschman teve um bom entendimento, Selassie jogou melhor que no jogo anterior e Jirácek, cuja exibição nos tinha saltado à vista na jornada inaugural, abriu o marcador. A entrada de Hübschman no onze inicial deu outra qualidade e segurança à equipa checa.

Ficha de jogo
Grécia: Chalkias (Sifakis); Torosidis, K. Papadopoulos, Katsouranis, Holebas; Maniatis, Fotakis (Gekas), Karagounis; Salpingidis, Samaras, Fortounis (Mitroglou). 
Rep.Checa: Cech; Selassie, Sivok, Kadlec, Limbersky; Hübschman, Plasil, Rosicky (Kolár (Frantisek)), Jirácek, Pilar; Baros (Pekhart). 
Golos: 0-1 3' Jirácek; 0-2 6' Pilar; 1-2 53' Gekas.
Destaques: Gekas; Selassie, Hübschman, Plasil, Rosicky, Jirácek, Pilar.
"Barba Por Fazer" do Jogo: Tomas Hübschman (República Checa)



Polónia 1 - 1 Rússia

    E assim terminou o primeiro dia da segunda jornada do campeonato da Europa. Um jogo bastante intenso entre a anfitriã Polónia e a Rússia. A equipa russa podia carimbar já hoje a passagem aos quartos-de-final da prova. E até entraram bem na partida. Era a equipa que melhor trocava a bola e que dominava o jogo. Contudo, era a Polónia que criava mais perigo. Primeiro num livre de Obraniak e depois num quase grande golo de Lewandowski. Os russos não se deixaram intimidar e começavam a apertar a equipa da casa com Kerzhakov e Arshavin em destaque. E foi mesmo Arsha que num livre indirecto assistiu Dzagoev já perto do fim da primeira parte. O jovem russo é o melhor marcador da prova até ao momento com 3 golos.
    Na segunda metade tudo foi diferente. A Polónia continuou o seu jogo cauteloso e defensivo. Porém, tiveram muito mais garra e coração nas transições ofensivas. Eram pacientes na defesa e no ataque davam tudo. Kuba e Lewandowski eram a imagem do esforço e total entrega do ataque polaco. E era mesmo o capitão a marcar ao minuto 57 naquele que foi um dos melhores golos do Euro, até agora. Kuba arrancou após um grande passe de Obraniak, correu, correu, dirigiu-se para o meio e rematou em força e colocado não dando hipótese a Malafeev. O guarda-redes russo teve bastantes intervenções nesta segunda parte. Isto porque a certa altura, a Polónia começou a dominar o jogo perante os desgastados russos. Os pupilos de Franciszek Smuda bem tentaram até ao último minuto, mas sem efeito. O segundo empate consecutivo viria mesmo a concretizar-se.
    Este resultado agrada naturalmente mais à Rússia porque segue na liderança do grupo com 4 pontos e está com um pé nos quartos. Já a Polónia está num caso pior, mas ainda esperançada. Necessita de vencer a congénere da República Checa para passar à próxima fase. Se continuarem com esta garra, tudo é possível...

Ficha de jogo
Polónia: Tyton; Piszczek, Wasilewski, Perquis, Boenisch; Polanski (Matuszczyk), Dudka (Mierzejewski), Murawski, Obraniak (Brozek), Kuba; Lewandowski.
Rússia: Malafeev; Anyukov, A.Berezutskiy, Ignashevich, Zhirkov; Denisov, Zyryanov, Shirokov; Dzagoev (Izmailov), Arshavin, Kerzhakov (Pavlyuchenko).
Golos: 0-1 37' Dzagoev; 1-1 57' Kuba.
Destaques: Polanski, Obraniak, Kuba, Lewandowski; Malafeev, Arshavin, Kerzhakov.
"Barba Por Fazer" do Jogo: Jakub "Kuba" Blaszczykowski (Polónia)

MP. TM.

0 comentários:

Enviar um comentário