2 de junho de 2012

Portugal 1 - 3 Turquia (Amigável)

E Portugal perdeu por 3-1 com os turcos no último jogo antes de competir no Euro 2012. "Muita bem" Portugal! "Muita bem"! Destaque para o penteado do Cristiano, que acho que equilibra as coisas para 3-3.

    O início do jogo não indicava que o resultado final fosse 1-3, Portugal entrou forte, contagiado pelo bom ambiente que os portugueses geraram na Luz e os jogadores começaram a bom ritmo, incomparável com o ritmo impresso no jogo frente à Macedónia. A equipa entrou dinâmica e com vontade clara de marcar golos e agradar aos adeptos e foi ameaçando a baliza de Volkan, com um Ronaldo empenhado e com um futebol fluido (misto do Ronaldo contemporâneo - físico e finalizador - com o antigo Ronaldo, mais driblador). A verdade é que logo aos 13 minutos a Turquia disse "Presente" numa transição rápida na qual Bruno Alves leu mal a jogada e valeu Rui Patrício. Seguiram-se minutos de sustos em que Coentrão e Nani, um de cada vez, quase se lesionaram, mas felizmente nenhuma das lesões se confirmou. Por volta da meia hora de jogo, Moutinho bateu bem um canto, Pepe desviou ao 1º poste e Hugo Almeida cabeceou à barra. Na resposta, Altintop encheu o pé num livre e magoou o poste esquerdo da baliza do Rui. No fundo, foi só um aviso. Logo a seguir, o senhor Sararer fugiu a Miguel Lopes, cruzou, Bruno Alves e Patrício falharam e Umut Bulut encostou para o 1º golo do jogo.

    Em todo o caso, Portugal reagiu bem. Quando digo Portugal não incluo o Hugo Almeida. o Hugo, a 2 metros da baliza, em vez de encher o pé como avançado que devia ser mas não é, preferiu assistir o pé direito do esquerdino Coentrão, que nem estava bem inserido na jogada. Perdeu-se um lance de golo. É assim o Hugo... Depois o Ronaldo gozou com o Altintop num lance em que fez uma vírgula e cueca ao mesmo tempo. E a finalizar a 1ª parte grande recepção e passe de João Moutinho e Ronaldo rematou com grande perigo, Volkan defendeu e a bola passou a centímetros do poste.
Acrescento que em toda a 1ª parte Miguel Veloso evidenciou, para mim, que nunca na vida teria lugar no 11 inicial da nossa selecção. Várias vezes a interpretar mal o jogo, muitos passes falhados. O ideal para a posição seria Manuel Fernandes (não chamado) e Hugo Viana faria o que Veloso faz, só que melhor.

Ao intervalo pensei que Paulo Bento pudesse trocar Almeida por Nélson Oliveira (para agradar ao povo) e talvez trocar Veloso por Custódio. Mas não. O Paulo deixou tudo como estava. E lá está, começou a 2ª parte e logo aos 52 minutos Veloso "enterrou" Bruno Alves e Bulut aproveitou de novo, fazendo o 0-2. Felizmente Portugal reagiu de novo bem - Coentrão arrancou pela esquerda, deu para Ronaldo e este serviu Nani que rematou forte e rasteiro para o 1-2. Portugal crescia no jogo novamente e, numa incursão de Miguel Lopes, lá conseguimos um penalty ligeiramente forçado. Infelizmente, Ronaldo não rematou como sabe e denunciou muito o remate, permitindo a defesa de Volkan.

    Tudo corria mal a Portugal. Mas não tinha corrido tudo mal ainda. O Paulo começou a mexer, colocou o Nélson tarde, mas fez algo ainda pior - colocou o Ricardo Costa em campo. E aos 88 minutos o Ricardo lá deu um ar da sua graça. Má abordagem defensiva de Portugal e, quando o Ricardo tinha que despachar a bola para o quintal do vizinho, preferiu (tosco como é) acertar com a bola no Pepe que, coitado, ficou com um auto-golo na ficha de jogo.

    Enfim... Um mau teste que me preocupa apenas pela quantidade de falhas defensivas. De Veloso não espero nada (tinha acabado de ver o Inglaterra-Bélgica e não vi Witsel falhar qualquer passe, jogando na mesma posição que Veloso jogou) mas do Bruno Alves e do Patrício espero jogos melhores do que o de hoje. Há sempre aquela coisa típica na selecção portuguesa de não "meter o pé" em vésperas duma grande competição, mas a verdade é que hoje a Holanda também jogou (verdade seja dita, contra uma humilde Irlanda do Norte) mas jogou bom futebol e entusiasmou goleando por 6-0. Esperemos que, na altura decisiva Portugal cresça como é costume e que, pelo menos frente à Dinamarca, o Paulo perceba que há jogadores que mereciam mais a titularidade do que outros que a têm.
    Destaque para Meireles, Ronaldo e Nani no lado de Portugal. No lado da Turquia, a equipa soube sair bem em transição ofensiva, manteve-se coesa e encarou o jogo muito mais a sério (não estarem no Euro 2012 terá ajudado, se é que isto tem lógica) Yilmaz podia ter sido uma dor de cabeça muito maior do que foi e Umut Bulut, pelos 2 golos que marcou, acabou por ser o melhor em campo.

    Hoje fomos fraquinhos, mas continuem a acreditar que Portugal aparece nos momentos certos, mesmo à ultima, à tuga. É verdade que temos o Ricardo Costa, o Veloso e o Hugo Almeida, mas também temos o Ronaldo, o Meireles, o Pepe, o Coentrão e o Nani. MP


PS: Nos próximos dias abordaremos cada grupo do Euro 2012 e faremos as nossas humildes previsões.


Portugal 1 – 3 Turquia

Portugal: Rui Patrício (Eduardo); Miguel Lopes (Quaresma), Pepe, Bruno Alves (Ricardo Costa), Fábio Coentrão; Miguel Veloso (Custódio), Raul Meireles (Hélder Postiga), João Moutinho; Nani, Cristiano Ronaldo, Hugo Almeida (Nélson Oliveira).
Seleccionador: Paulo Bento

Turquia: Volkan; Hamit Altintop, Irtegün, Ömer Toprak, Kaldirim; Mehmet Topal (Engin Baytar), Emre Belözoglu (Nuri Sahin), Arda Turan (Caner Erkin); Sararer (Selcuk Inan), Umut Bulut (Fehmi Mert Günok), Burak Yilmaz (Tunay Torun).
Seleccionador: Abdullah Avci

Golos: 0-1 34’ Umut Bulut; 0-2 52’ Umut Bulut; 1-2 57’ Nani; 1-3 88’ Caner Erkin.

Melhor em campo "Barba Por Fazer": Umut Bulut.

0 comentários:

Enviar um comentário