15 de junho de 2012

Euro 2012: Itália-Croácia | Espanha-Irlanda

Acabado mais um dia de Euro 2012 (o 7º dia de competição), já vamos com mais de metade de fase de grupos decorrida e ainda nenhuma equipa conseguiu garantir a qualificação para os quartos-de-final. O dia de jogo começou com um interessante Itália-Croácia, muito disputado e com duas partes totalmente distintas e fechou com um tiki-taka espanhol frente aos Ron Weasley's, que apesar de terem levado 4 batatas, entregaram-se sempre ao jogo da melhor maneira, quer os jogadores, quer os adeptos.

Itália 1 - 1 Croácia

     Mais um jogo da Itália, mais um empate a uma bola. São sempre muito comedidos estes italianos.  Não foi tão batalhado como o Espanha-Itália, mas assistiu-se mais uma vez a um bom jogo neste Grupo C. Antevendo o jogo de hoje julgámos que ambas as equipas iriam fazer uma ou outra alteração nos onzes inicias e sobretudo nas abordagens tácticas. No entanto, nem Prandelli nem Bilic acharam isso necessário. Com a manutenção dos esquemas de jogo a Itália conseguiu controlar a primeira parte toda, pela superioridade na zona central do campo onde Motta-Pirlo-Marchisio conseguiam construir sempre de forma mais capaz do que o buraco que se gerava (e que julgávamos que seria compensado logo à partida) entre Vukojevic e Modric. Uma coisa é jogar com a Irlanda, crotas, outra coisa é jogar com a Itália. Cedo se percebeu porém uma nuance interessante, Bilic dera ordens claras a Mandzukic e Jelavic para sistematicamente pressionarem Pirlo e não o deixarem produzir o jogo italiano a partir de trás. Pirlo soltou-se e o futebol italiano começou a surgir - Balotelli ameaçou a baliza de Pletikosa várias vezes, os croatas saíam várias vezes em contra-ataques relativamente perigosos e depois começou a aparecer Claudio Marchisio. O médio da Juventus fez primeiro um excelente remate de longe e depois, num lance em que sentou um defesa croata, acabou por ver Pletikosa negar-lhe o golo por 2 vezes. Até que aos 39 minutos Pirlo teve um livre directo descaído para o lado esquerdo. Marcou-o de forma exímia (1º golo de livre directo do Euro 2012) e pôs a Itália na frente do marcador, o que face ao que se jogara até então era justo.
    No recomeço do jogo parecia que teríamos mais do mesmo. A Itália avançava em bloco, assistia-se a sistemáticas (boas) subidas de Maggio pela direita e até Bonucci levando a bola com classe, sempre consciente que estava salvaguardado por De Rossi e Chiellini atrás e a Croácia continuava com um buraco a meio-campo, só conseguindo aparecer no jogo pelas subidas dos laterais Strinic e Srna. Até que finalmente... Bilic percebeu que tinha que descair Rakitic para a zona central, ajudando a ligar Vukojevic e Modric. E aí, a Croácia começou gradualmente a criar perigo. Modric começava, agora mais solto, a procurar a baliza e os 2 avançados, a Croácia subia no terreno de jogo mas os tagliatelles continuavam a defender bem e a evitar que Mandzukic e Jelavic criassem perigo. Bilic foi mais uma vez inteligente, retirou Perisic e colocou Pranjic, ganhou mais músculo no seu meio-campo e, poucos minutos depois, em mais uma das inúmeras subidas de Strinic (que nem um Coentrão) o lateral cruzou e Mandzukic, quem mais, após dominar a bola rematou sem hipóteses para Buffon, que com certeza ficou a bufar após o golo sofrido. Até final do encontro viu-se mais Croácia, excepto nos 5 minutos finais, onde a Itália procurou vencer o jogo, mas sem conseguir criar perigo.
    A Croácia, que tínhamos antecipado que podia muito bem ser uma das surpresas deste Euro 2012 (mas nós também antecipámos muita coisa que saiu furada) soma assim 4 pontos e na última jornada recebe a Espanha. Quanto à Itália, dois resultados de 1-1, soma 2 pontos, e para chegar a esses 5 pontos terá que vencer a Irlanda dum italiano, Giovanni Trapattoni.
    Mario Mandzukic fez o 3º golo neste europeu, juntando-se a Mario Gomez e Dzagoev, os laterais croatas (Strinic e Srna) constituem neste momento a dupla de laterais mais consistente ofensivamente neste Euro e Modric continua a ser o elemento de maior relevo nesta equipa, pelo toque de bola que tem. Rakitic acabou hoje por ser também peça-chave do jogo. Na Itália, Pirlo continua a mostrar que está numa forma tremenda, Maggio deu profundidade e seria interessante vê-lo com menos obrigações defensivas e os centrais Bonucci e Chiellini (hoje não tanto De Rosssi que tinha sido o destaque frente à Espanha) estiveram bem, apesar do golo sofrido. Tínhamos ainda curiosidade de ver como resultaria a dupla Balotelli-Di Natale, que ainda nunca estiveram juntos em campo neste Euro 2012.

Ficha de jogo
Itália: Buffon; Chiellini, Bonucci, De Rossi; Maggio, T.Motta (Montolivo), Pirlo, Marchisio, Giaccherini; Cassano (Giovinco), Balotelli (Di Natale). 
Croácia: Pletikosa; Srna, Corluka, Schildenfeld, Strinic; Vukojevic, Modric, Rakitic, Perisic (Pranjic); Mandzukic (Kranjcar), Jelavic (Eduardo).
Golos: 1-0 39' Pirlo; 1-1 72' Mandzukic.
Destaques: Chiellini, Bonucci, Maggio, Pirlo; Srna, Strinic, Modric, Rakitic, Mandzukic.
"Barba Por Fazer" do Jogo: Mario Mandzukic (Croácia)




Espanha 4 - 0 Irlanda

    Que tareia que foi este jogo... Um massacre hispânico que podia ter contornos ainda mais demolidores. 4 batatas engolidas a seco... Vá, como se trata da Irlanda é capaz de terem sido engolidas com uns bons litros de cerveja. O primeiro lance de perigo foi de Cox (deve ser estranho para is ingleses dizerem seu nome...), obrigando Casillas a uma defesa apertada. Depois disso, o Iker deve ter-se deitado no chão a apreciar a troca de bola dos seus colegas mágicos. O golo da Espanha surgiu logo aos 4 minutos por intermédio de... Fernando Torres. Quem diria? Eu não diria, certamente. David Silva tentou perfurar a defesa, foi desarmado, mas Torres recuperou a bola, lançou-se todo louco e marcou um bom golo. Começo a desconfiar que ele trocou de poderes com o Ronaldo... Começava o festival e o carrossel dos hispânicos. Às tantas, os irlandeses quase pareciam touros atrás da bola e os espanhóis autênticos toureiros... Com todo o devido respeito aos Ron Wesleys. O Fernando estava louco e quase marcou numa jogada fenomenal. Xavi fez um passe magistral para Arbeloa, o lateral deu de cabeça para o Fernando e o Fernando mandou ao lado. Depois disto, deu Shay Given. Se não fosse o guardião irlandês a negar muitos golos aos espanhóis, a coisa ficaria feia para Trapattoni. David Silva evidenciava-se cada vez mais no ataque, mas Iniesta e Xavi não faziam menos. No meio disto tudo, esqueci-me de referir que o árbitro era... o Proença! Proença que derrubou um jogador da Irlanda para ele não cair... Granda árbitro, sim senhor. O que ele tinha que fazer era atirar-se para o chão ou algo parecido para evitar o contacto com o jogador, mas não... O Pedro não queria fazer figuras tristes com o seu penteado à proxeneta e atirou o irlandês ao chão provocando um ataque perigoso a favor da Espanha.
    No segundo tempo, Arbeloa foi dos primeiros a criar perigo dando assim continuidade ao bom jogo que estava a fazer (tal como Jordi Alba, os laterais mais pareciam extremos). Logo depois o golo. Iniesta encheu o pé, Given defendeu para a frente e David Silva recebeu a bola. O espanhol ameaçou uma vez, deitou um irlandês ao chão, continuou a ameaçar, colocou 3 defesas em linha sem saberem o que fazer e colocou a bola no canto da baliza. Um golaço do jogador do Manchester City a transbordar classe. O tiki-taka continuava e Casillas, nem vê-lo. Testemunhas dizem que o guardião chegou mesmo a ir aos frangos e voltar. E como seria de prever... A Espanha aumentou o marcador. David Silva isolou o Fernando, o Fernando correu e... marcou. Estranho, muito estranho! Pouco depois de ter voltado dos frangos, Casillas agradeceu uma das poucas desconcentrações da sua equipa que fez com que Robbie Keane aparecesse isolado e o obrigasse a fazer uma defesa apertada. Uma defesa no início e uma perto do fim... assim foi o jogo do Iker. Para fechar as contas, nova assistência de David Silva (num canto), Fábregas (único hispânico na área) recebeu a bola e mandou uma buja de força que bateu no poste (ouviu-se e bem!) e entrou.
    A Irlanda é uma das, senão, a equipa mais fraca do Europeu. Os espanhóis dizimaram a equipa de Trap e só não fizeram mais porque ora foram bonzinhos, ora enfrentavam um Shay Given inspirado. Silva foi o homem do jogo. Jogou e fez jogar... Excelente jogo. Iniesta também esteve sempre irrequieto. Xavi não correu tanto, mas passeou classe por todo o campo. Torres não perdoou as oportunidades dadas. Arbeloa participou bastante no ataque e fez um jogo bastante consistente. No lado da Irlanda, apesar dos 4 golos sofridos, Given e St Leddger merecem nota positiva. Assim como o médio Whelan. A Espanha ficou em boa posição para se qualificar e fica a depender de si mesma para ficar em primeiro no grupo. Uma Espanha bastante parecida à de 2008 que apaixonou os amantes do futebol.

Ficha de jogo
Espanha: Casillas; Arbeloa, Piqué, Sérgio Ramos, Jordi Alba; Busquets, X.Alonso (Javi Martínez), Xavi, Iniesta (Cazorla), David Silva, Torres (Fábregas).
Irlanda: Given; O'Shea, St Ledger, Dunne, Ward; Duff (McClean), Andrews, Whelan (Green), McGeady; Cox (Walters), R.Keane. 
Golos: 1-0 4' Torres; 2-0 49' David Silva; 3-0 70' Torres; 4-0 83' Fábregas.
Destaques: David Silva, Xavi, Iniesta, Torres, Arbeloa; Given, St Ledger, Whelan.
"Barba Por Fazer" do Jogo: David Silva (Espanha)


MP. TM.

Tivemos ainda acesso a algumas imagens de Casillas de um foto-amador:



0 comentários:

Enviar um comentário