20 de junho de 2012

Euro 2012: 11 da Terceira Jornada

Olá humanos, cá estamos nós novamente. Hoje não houve Euro 2012, o que fez com que o dia fosse estranho. Porém, deu-nos mais tempo para pensarmos sobre o onze da 3ª e última jornada da fase de grupos da competição. Poder-se-ia pensar que nesta jornada as equipas iriam abrir o seu jogo, numa louca corrida e jogos malucos de acesso aos quartos. A verdade é que houve apenas 14 golos (na 1ª jornada houve 20 e na 2ª 26) e várias equipas, 6 mais precisamente, não sofreram golos. Dessas seis, todas conseguiram um lugar na fase seguinte, excepto a Suécia, que se despediu mostrando aquilo que se esperava desta equipa e não o que até então tinham mostrado. Nesta jornada conclusiva temos 10 estreantes e um repetente, predominando  jogadores da nossa selecção. Primeiro porque somos patriotas e segundo porque Portugal fez um enorme jogo.

    Na baliza, optámos por Andreas Isaksson. O guarda-redes sueco não sofreu golos e teve papel decisivo nessa sua "clean sheet" frente à França. De resto, foi uma jornada que teve boas prestações de guarda-redes como Casillas, Sifakis, Hart e Lloris. Na defesa tivemos que optar por apenas 3 elementos, face ás boas prestações que houve de elementos de meio-campo. Michal Kadlec foi uma das razões pelas quais a República Checa conseguiu o 1º lugar, posicionando-se bem e "limpando" a área checa. Com ele, o repetente Pepe. Um dos 2 melhores defesas centrais do Euro até agora e o jogador mais consistente de Portugal, voltou a fazer uma exibição impressionante, estando em todo o lado e ajudando a projectar a equipa para a frente, do ponto de vista anímico e futebolístico. A fechar a defesa, Federico Balzaretti. O lateral-esquerdo do Palermo e da Itália fez um jogo a todo o gás contra a Irlanda, dando sistematicamente profundidade e participando em vários lances de perigo, juntando a isso a segurança defensiva. Podia muito bem tirar o lugar a Giaccherini, caso a Itália volte a optar pelo 3-5-2.
    No meio-campo havia muito por onde escolher. Nani voltou a encher o campo, assistiu Ronaldo, correu, defendeu e continua a ser o jogador ofensivo de Portugal mais consistente neste europeu. Sebastian Larsson despediu-se da melhor maneira, assistindo Ibrahimovic e marcando também um golo. João Moutinho foi, para nós, um dos grandes destaques desta jornada. O médio português esteve impressionante na pressão que fez a meio-campo, possibilitando o sucesso dos jogadores da frente, lendo o jogo como mais ninguém teve capacidade no Portugal-Holanda e sabendo ocupar os espaços minuto após minuto. Depois, em jeito de adeus, Luka Modric. O Euro 2012 perdeu a classe do croata mas não foi por ele que a Croácia perdeu com a Espanha. O médio que pode vir a sair do Tottenham vacilou em poucos momentos, construiu, desequilibrou, deu golos (a que não souberam corresponder) e, tal como os suecos Larsson e o mauzão avançado que referiremos a seguir, despediu-se da melhor forma possível. A fechar o meio-campo, o nosso conhecido Giorgos Karagounis. No dia em que completava a 120ª internacionalização, o nº10 grego marcou o golo que pôs a equipa de Fernando Santos nos quartos-de-final.
    Na frente de ataque, dois jogadores. Dois jogadores que Mourinho talvez queira ver juntos no Real Madrid. Zlatan Ibrahimovic marcou o golo da jornada (e um dos melhores golos do Euro 2012 até agora) e mostrou que se estivesse noutra selecção com certeza que teria um nº de golos diferente, face à capacidade individual que tem. E porque o 11 não podia ficar completo sem o jogador da jornada, fechamos a equipa com Cristiano Ronaldo. Dois golos, duas bolas ao poste, 12 remates à baliza e ainda deu situações de golo a Coentrão e Nani. Ronaldo libertou-se da pressão no momento certo e será fundamental já amanhã, frente aos checos.
    Se houvesse um 12º jogador, seria o filho do Ronaldo.

Banco: Iker Casillas (Espanha), João Pereira (Portugal), Gebre Selassie (República Checa), Steven Gerrard (Inglaterra), Andrés Iniesta (Espanha), Vaclav Pilar (República Checa), Antonio Cassano (Itália).



MP. TM.

0 comentários:

Enviar um comentário