7 de junho de 2012

Festivais à Lupa: Optimus Primavera Sound 2012

Optimus Primavera Sound 2012

    Olá, corpos humanos.
    Hoje é a vez do Optimus Primavera Sound ser analisado à lupa!

    Como já devem ter reparado, a Optimus anda cada vez mais a apostar nos eventos de música. Sendo o Optimus Alive o mais conhecido, já passou por cá o Optimus Hype! (que trouxe música electrónica) e agora temos o Optimus Primavera Sound.
    Este festival pode ser comparado com o Festival Paredes de Coura no que toca à qualidade musical e também no facto de trazer bandas não tão badaladas ou até esquecidas do público. Juntando boa música à bela cidade do Porto... tem tudo para dar certo. O espaço escolhido foi o simpático Parque da Cidade do Porto. A organização pensou em tudo e construiu tudo o necessário para satisfazer as necessidades do público. Contudo, na nossa opinião, o passe podia ter sido um pouco mais barato. Dar 99€ custa um pouco... E essa é a principal razão de não estarmos lá, obviamente. Está certo que fizeram um grande esforço para reunir todas estas bandas de qualidade e para trazer o conforto necessário ao Parque, mas bem que podiam colocar o passe a um preço mais simpático.
    O Festival contém 4 Palcos: Palco Primavera, Palco Optimus, Palco Club e Palco ATP. O que não temos a certeza, é se os concertos do Palco Primavera e do Palco Optimus são compatíveis. E como não gostamos de afirmar sem certezas, só podemos supor. E o que supomos é que se os concertos não excederem os 60 minutos, com alguma ginástica são compatíveis. E é apenas "alguma ginástica" porque os palcos estão quase lado a lado. O mesmo já não se sucede com os outros palcos. Por exemplo, quem quiser ver os The Flamming Lips e os Black Lips, terá que se decidir por uns lábios... Uma escolha difícil, mas terá que ser tomada.

    Passemos então à análise de cada dia do Optimus Primavera Sound 2012:

    7 de Junho
    O dia 7 não é, no nosso entender, o melhor dia. Contudo, a qualidade não falta. Os um pouco esquecidos Suede vêm de terras de sua majestade tocar os seus clássicos ao Palco Optimus. Quem não se lembra da música "The Beautiful Ones"? Intemporal. Mas antes dos britânicos actua o multinstrumentista Yann Tiersen. O francês é um dos grandes nomes da música e um dos destaques do festival. The Rapture, banda nova-iorquina que faz parte do genérico da série "Misfits" promete colocar o público todo a dançar. Os também nova-iorquinos The Drums também irão fazer com que o público tire o pé do chão, mas no Palco Primavera. A banda indie, tem ganho popularidade nos últimos tempos. Infelizmente, o Palco Primavera perdeu um grande nome. Os Explosions In The Sky, cancelaram o seu concerto e para o seu lugar entraram os não menos bons Mercury Rev. Apesar dos primeiros serem melhores no nosso entender, o Palco Primavera não deixa de fechar em grande.

8 de Junho
    Este segundo dia é o que consideramos o melhor. Os portugueses We Trust abrem  o Palco Optimus (e abrirão o Optimus Stage do Optimus Alive no dia 14 de Julho). Depois dos tugas segue-se o norte-americano Rufus Wainwright e sua banda que vêm espalhar o seu Folk. Também dos E.U.A. vêm os Wilco. O seu rock alternativo não deixará ninguém indiferente. E para fechar o palco... nada mais, nada menos que os M83. A banda francesa tem andado a fazer furor pela internet e em comerciais. Arriscamo-nos a dizer que é o destaque do dia e um dos do festival. Já ao lado no Palco Primavera as coisas não são muito diferentes. Abrem com os Linda Martini, banda já de renome em Portugal. Tem ainda os The Walkmen que trazem ainda mais Indie a Portugal. E ainda os The Flamming Lips que é uma banda que vale realmente a pena ouvir. Contudo, terão que optar entre eles ou os Black Lips que actuarão no Palco Club quase à mesma hora... 

9 de Junho
    Neste último dia, o Palco com mais destaque é o Optimus. Começando nos Death Cab For Cutie, que nos trazem um Indie mais calmo e relaxante. Passando pelos noruegueses Kings Of Convenience. O duo segue a onda dos Death Cab no que toca à sonoridade mais melancólica. Para fechar o Palco estão encarregues os The XX. A banda londrina relativamente recente tem ganho nome rapidamente derivado à boa música que produzem. Para quem joga PES, certamente que esta banda não lhe é desconhecida (sim, nós jogamos PES, humanos). No Palco Primavera damos o destaque aos Spiritualized. Confessamos que fomos apresentados à banda duma forma triste... Conhecemos os Spiritualized através da música "Lay It Down Slow" (que vale bem a pena ouvir), que encerrou uma das nossas séries preferidas - Prison Break. Quanto ao Palco Club, decidimos dar destaque à banda enérgica Wavves e aos mais melancólicos The Weeknd que são melhores ao vivo do que ouvidos em estúdio.

    E assim nos despedimos de vocês, pessoas estranhamente belas. Obviamente que não faremos uma análise a cada dia porque não será tele-visionado nem, infelizmente, estaremos lá. Dêem uma olhada nas bandas do cartaz que destacámos se ainda não conhecem. Voltaremos a analisar um festival assim que se justificar.

Até à vista, marinheiros!!

MP. TM.

0 comentários:

Enviar um comentário