7 de junho de 2012

EURO 2012 - Grupo D

Terminamos hoje, véspera do início do Euro 2012, a análise aos quatro grupos. Chega a vez do Grupo D, o grupo que tem duas selecções historicamente pesadas – França e Inglaterra – mas que andam há alguns anos arredadas (sobretudo a Inglaterra) de grandes feitos. A acompanhá-las neste grupo estará a Suécia de Ibrahimovic, 3º ataque mais concretizador da fase de qualificação, e a anfitriã Ucrânia.




GRUPO D


Neste grupo antevemos que a França de Laurent Blanc conseguirá assegurar o 1º lugar do grupo. A restante vaga de acesso aos quartos-de-final ficará entregue a Inglaterra ou Suécia, podendo a selecção sueca surpreender.

    Há uns anos a França era aquela selecção relativamente forte que, quando chegava aos momentos decisivos, nunca vacilava. Assim ganhou o mundial de 98 e o Euro 2000, com uma geração que tinha em Zidane a figura maior, acompanhado por Henry, Deschamps, Trezeguet, Thuram, Desailly e… Laurent Blanc, o actual seleccionador francês. Esta geração do futebol francês não tem a mesma qualidade e acima de tudo não tem a mesma maturidade. No entanto, pode conseguir chegar relativamente neste longe nesta competição, até porque jogadores influentes como Ribery e Benzema realizaram boas épocas nos seus clubes. 
    A França terá na baliza um dos guarda-redes que se deverá destacar na competição – Hugo Lloris. A defesa perdeu Sagna (por lesão) e terá esse lugar de lateral direito entregue a Debuchy ou Réveillère. Os centrais serão à partida Mexès e Rami (não sendo de descurar a hipótese Koscielny), ficando o lado esquerdo da defesa entregue a Patrice Evra. No meio-campo, para quem gosta de futebol, é de esperar que M’Vila recupere e forme com Cabaye uma excelente dupla de meio-campo, soltando um trio de criativos no apoio a Karim Benzema. Caso M’Vila não recupere, deverá ser Alou Diarra a substitui-lo. Quanto ao trio criativo, Ribéry e Nasri têm lugar marcado e o restante lugar poderá ser de Malouda, Martin, Ménez ou Ben Arfa (gostaria de ver Ben Arfa, Martin ou Ménez). Todos eles, até mesmo Valbuena, se afiguram como alternativas válidas e portanto estarão no banco à espera duma oportunidade, tal como Giroud, que poderá ter um papel importante nesta França de 2012. Acrescento ainda que Karim Benzema se perfila como um dos candidatos a melhor marcador do Euro 2012, a par de Mario Gomez, Thomas Müller, Fernando Torres e entre Ronaldo e van Persie, aquele que passar a fase de grupos.

    Relativamente à Inglaterra, eles hão-de ter rezado em jeito de agradecimento ao perceberem que, se passarem o grupo, não se cruzam com o nosso grupo e portanto não serão eliminados por nós nas grandes penalidades. Mas primeiro que tudo, os ingleses têm que conseguir passar. O facto de não terem o melhor jogador, Wayne Rooney (suspenso), nos 2 primeiros jogos poderá ter um peso significativo, até porque o Suécia-Inglaterra acontece na 2ª jornada. Por outro lado, a ausência de Frank Lampard acabou por simplificar algumas coisas e libertar Steven Gerrard. A escolher um dos 2, escolheria sempre Gerrard. De todas as selecções, a Inglaterra é a que se pode queixar maioritariamente de lesões. Falham, por lesão, este Euro 2012 – Wilshere, Lampard, Barry, Cahill e Kyle Walker. 
    Com tudo isto, na baliza de Inglaterra estará uma das figuras e um dos jogadores que será mais importante para esta selecção neste Euro – Joe Hart, guarda-redes do Manchester City. A defesa contará com Glen Johnson (que bom seria ver Kyle Walker ou Micah Richards ali), Terry e Lescott no centro e Ashley Cole no lado esquerdo (para mim jogaria Baines). No meio-campo será importante a sociedade Parker-Gerrard-Milner, soltando Ashley Young e Walcott a apoiar pelos flancos o avançado que deverá começar por ser Welbeck. Será interessante ainda ver se Hodgson saberá apostar em Downing e Oxlade-Chamberlain nos momentos certos. Basicamente, uma selecção que podia muito bem viver de Rooney mas que, face à sua suspensão, dependerá muito de Joe Hart e Steven Gerrard. Espero que Welbeck saiba aproveitar a oportunidade e acredito que Oxlade-Chamberlain, Walcott e Young podem ser peças importantes. Rooney começará a escrever a sua história no Inglaterra-Ucrânia. Resta saber como estarão as coisas nessa altura.

    A Suécia foi, a seguir a Alemanha e Holanda, o melhor ataque na fase de qualificação. A selecção de Zlatan Ibrahimovic calhou num grupo interessante e competitivo, não tendo tantas obrigações como França e Inglaterra mas podendo surpreender tal como a Croácia no Grupo C. Será fundamental uma boa entrada no Europeu, vencendo a anfitriã Ucrânia no 1º jogo. 
    Na baliza, a Suécia conta com o jogador mais alto deste Euro 2012 – Andreas Isaksson, com 1,99m. A Suécia é aliás a equipa com a média de alturas mais elevada de todas. A defesa jogará com a dupla de centrais Mellberg-J.Olsson (forte nas bolas paradas ofensivas), ficando nas laterais Granqvist/Lustig e Safari/M.Olsson. No meio-campo há material para produzir surpresas neste Euro 2012: Kim Källström e Rasmus Elm serão peças fulcrais para esta Suécia, devendo-se destacar o papel que Sebastian Larsson irá ter também nesta selecção. Atrevo-me a dizer que irá marcar um golo neste Euro 2012, ou de livre directo ou numa recarga, a partir do lado direito. Restando 3 lugares no onze inicial, um deles está entregue obviamente à referência desta selecção: Zlatan Ibrahimovic, que provavelmente jogará a construtor de jogo e conseguirá “pegar” na equipa mais atrás e dar-lhe outra qualidade. Poder de fogo, Ibra tem sempre, esteja em que zona estiver do campo. Os restantes 2 lugares deverão ser de Toivonen (é provável que faça um bom Euro 2012) e 1 entre Wernbloom, Anders Svensson, Hysén ou Wilhelmsson. Em todo o caso o 1º jogo, frente à anfitriã Ucrânia será essencial para a campanha desta Suécia neste Euro 2012 e será obrigatório que Ibrahimovic assuma a sua equipa nesse jogo, apoiado por Källström, Elm e S. Larsson. É pena para os suecos que, tal como por exemplo a Holanda, esta Suécia tem um sector defensivo mais fraco comparativamente com o ataque que tem. A forma aberta como joga muitas vezes poderá expô-la em contra-ataques.

    Para finalizar, a Ucrânia. Ao contrário da Polónia, apesar do factor casa, não acredito muito nesta Ucrânia, até pelo grupo em que está inserida. Claramente inferior a França, Suécia e Inglaterra será muito difícil para a equipa ucraniana seguir em frente e ficar inclusive numa posição acima do 4º lugar do grupo. 
    O guarda-redes será Pyatov, que não jogou muito esta época, na defesa jogarão Khacheridi, Rakytsky, Selin e Mikhalik/ Butko. Relativamente ao meio-campo, deverão jogar Gusev e Tymoshchuk (sem descurar as hipóteses Aliev e Rotan), Konoplyanka e Yarmolenko, que será peça-chave para o que esta Ucrânia fizer. Na frente, Shevchenko poderá fazer os seus primeiros minutos numa grande competição internacional. Em todo o caso, o seleccionador Blokhin terá que escolher 2 avançados entre 4: Shevchenko, Voronin, Devic e Milevsky.

Um grupo onde a França poderá voltar a assumir-se como uma selecção forte e onde, após tantas adversidades, a Inglaterra poderá ter que lutar e muito para evitar ser suplantada pela Suécia de Zlatan Ibrahimovic.

Possível classificação final:
1º França
2º Inglaterra/ Suécia
3º Suécia/ Inglaterra
4º Ucrânia

Destaques França: Lloris, Rami, Cabaye, Ribéry, Nasri, Benzema, Giroud
Destaques Inglaterra: Hart, Gerrard, Young, Walcott, Oxlade-Chamberlain, Welbeck, Rooney
Destaques Suécia: Isaksson, J.Olsson, Elm, Källström, S.Larsson, Ibrahimovic, Toivonen
Destaques Ucrânia: Rakytsky, Konoplyanka, Yarmolenko, Voronin

MP

0 comentários:

Enviar um comentário