29 de março de 2012

Sporting 2 - 1 Metalist

O Sporting acabou de dar o primeiro passo rumo às meias-finais da Liga Europa, vencendo o Metalist por 2-1 em Alvalade, num jogo em que podia muito bem ter ganho por 2-0 e, com algum azar acabou por deixar a eliminatória em aberto para a 2ª mão frente a uma equipa com um ataque perigoso e imprevisível, tipicamente sul-americano.

    Depois de várias notícias que insinuavam que Izmailov, Diego Capel e até Daniel Carriço não iriam jogar hoje por terem estado ausentes dum treino, acabaram por jogar todos. Segundo o Sporting avançou há pouco Izmailov e Capel estavam em dúvida devido a uma gastroenterite e Carriço teve uma faringite. Ou então foi tudo "bluff". O Sporting apresentou-se com o seu melhor onze neste momento, disposto a lutar contra a equipa com o ataque mais concretizador da Liga Europa. O Metalist dispôs-se em campo como seria expectável, deixando Marko Devic para ser lançado na 2ª parte, como costuma resultar.

    Na 1ª parte assistiu-se a um jogo muito disputado a meio-campo e alguns jogadores do Sporting iam cometendo alguns erros, deixando fugir Cristaldo e sobretudo Taison, em lances que acabavam normalmente serenados, veja-se bem, por Polga. Não se pode escrever muito e gabar muito a primeira parte, até pensando no que trouxe o segundo tempo. Os primeiros 45 minutos ficaram marcados pelo entrosamento táctico das 2 equipas, por muitas perdas de bola e recuperações de bola de parte a parte, com ligeiro ascendente do Metalist e boas exibições de Cleiton Xavier, Obradovic e Daniel Carriço.

    Ao intervalo, não sei o que Sá Pinto disse aos jogadores. Mas resultou. O Sporting entrou claramente mudado animicamente na segunda parte e, conseguindo mais espaço entre o meio-campo e a defesa do Metalist, começou a criar perigo com Diego Capel e Matías, apoiados sistematicamente por Insúa. Foi precisamente num lance entre Insúa e Capel que resultou o primeiro golo do jogo. A ala esquerda do Sporting combinou bem e Capel cruzou para Izmailov aparecer no sítio certo a finalizar. Acho muito difícil alguém não gostar de Izmailov como jogador.
    O Sporting ganhou confiança com o golo e começou a soltar a criatividade dos elementos da frente, tendo Matías rematado forte e com perigo para boa defesa de Goryainov. Até ao segundo acontecimento marcante do jogo, foram exibidos muitos cartões (Carriço em falta bem feita, Cleiton Xavier, Gueye entre outros) e foi precisamente duma falta à entrada da área cometida por Papa Gueye que resultou o golo de Insúa. Livre frontal, Schaars deu um ligeiro toque e Insúa encheu o pé para um 2-0 muito festejado. Grande ambiente em Alvalade por essa altura.

    Após o 2º golo sportinguista, Markevich (que passou grande parte do jogo afundado no seu banco de suplentes) decidiu lançar Devic e o Metalist começou a tentar assumir o jogo, procurando marcar um golo que o deixasse na corrida pelo jogo e pela eliminatória. Sá Pinto leu bem o jogo nas substituições que fez, preparando a equipa para estar mais forte em saídas rápidas, mas a meu ver errou em retirar Daniel Carriço, que estava a fazer um grande jogo. Em todo o caso, o Sporting até foi tendo alguns lances em que podia ter dado outro seguimento, mas por houve sempre qualquer coisa que impediu os jogadores de combinarem bem e matarem o jogo.
    O Metalist ia criando perigo, assumindo a posse de bola e pondo Rui Patrício à prova. Evitou o golo de Taison, evitou (numa grande defesa) o golo de Devic, tirou o golo a Sosa e depois novamente a Devic. No início do tempo de compensação, Rui Patrício fez mais uma grande defesa a um remate de meia distância e na recarga acabou mesmo (infelizmente) por derrubar Devic. Na conversão da grande penalidade, Cleiton Xavier não vacilou e deixou o Metalist com hipóteses de passar. O Sporting ganhou, o que é obviamente bom, mas ficou aquela sensação de que o 2-0 esteve tão perto, e deixaria a balança bastante mais favorável para o Sporting.
   
    De qualquer forma, o Sporting mostrou bom futebol (na segunda parte) e, apesar de não contar com Carriço na segunda mão, está melhor posicionado para passar. O Metalist vai dificultar a vida ao Sporting mas a boa notícia é que, até aqui, a equipa ucraniana revelou-se na maioria das vezes mais perigosa fora de portas. Uma coisa é certa, vai ser um bom jogo de futebol na próxima quinta-feira. E esperemos que o Sporting continue a ganhar pontos para o nosso país.

    No jogo de hoje, o Metalist teve em Taison o seu maior desequilibrador. Foi uma dor de cabeça para João Pereira e, apesar da sua apetência para fugir bem no flanco, acho que lhe faltou pisar zonas mais centrais (num 4-4-2 mais assumido ao lado de Devic ou Cristaldo). Obradovic fez uma boa primeira parte, mas caiu muito na segunda, tal como Cleiton Xavier que tacticamente esteve impecável nos primeiros 45 minutos, sendo que acabou por marcar de penalty o golo que deixa a eliminatória em aberto. Cleiton Xavier que foi jogador do Sporting, mas que nunca jogou oficialmente.

    No Sporting o colectivo hoje foi forte, na segunda parte claro. João Pereira acabou por ser o elemento com a prestação menos positiva, fruto do bom jogo de Taison. Rui Patrício não merecia ter cometido o penalty que cometeu e ter sofrido o golo que sofreu. Espero que defenda a baliza de Portugal no Euro-2012 como fez hoje. Schaars já se sabe que nunca dá para criticar, pela regularidade e precisão em tudo o que faz, associada à sua entrega, Matías só apareceu na segunda parte no melhor período do Sporting, tal como Capel, Izmailov apareceu no sítio certo para desbloquear o jogo, Daniel Carriço fez um enorme jogo (acho mesmo que é melhor médio defensivo do que central) e Insúa foi o homem do jogo. Esteve nos 2 golos e personificou bem a vontade do Sporting em seguir em frente. Ver Emerson na terça-feira e ver o Insúa hoje… MP

Outros Jogos Liga Europa: O AZ ganhou em casa por 2-1 ao Valência (Holman e Martens marcaram pelo líder do campeonato holandês, e o turco Mehmet Topal marcou pelo Valência, num jogo que está em aberto e terá uma 2ª mão bem interessante); O Atlético Madrid ganhou também 2-1 ao Hannover 96 (a equipa de Simeone adiantou-se por Falcao, deixou Diouf empatar o jogo e só aos 89 minutos é que conseguiu garantir a vitória através dum golo de Salvio, jogador que tinha feito falta no Benfica-Chelsea); o grande jogo desta Liga Europa foi o Schalke 2-4 Athletic Bilbao (Raúl marcou os golos do Schalke, mas Llorente por 2 vezes, De Marcos e o jovem Muniain mostraram a força basca e o porquê do Bilbao de Bielsa já ter a reputação que tem a nível europeu). Serão bons jogos as segundas mãos.
PS: Bons golos de Salvio, Holman (AZ), o 2º de Raúl e os dois últimos golos do Bilbao.


Sporting 2 - 1 Metalist

Sporting: Rui Patrício; João Pereira, Xandão, Anderson Polga, Insúa; Daniel Carriço (Renato Neto), Schaars, Matías Fernàndez; Izmailov (Carrillo), Diego Capel (Jéffren), Wolfswinkel.
Treinador: Ricardo Sá Pinto

Metalist: Goryainov; Villagra, Gueye, Torsiglieri, Obradovic; Cleiton Xavier, Torres, Blanco (Marlos); Sosa (Valyayev), Taison, Cristaldo (Marko Devic).
Treinador: Myron Markevich

Golos: 1-0 51’ Izmailov; 2-0 64’ Insúa; 2-1 90’ Cleiton Xavier (pen.)

Melhor em campo "Barba Por Fazer": Insúa.

0 comentários:

Enviar um comentário